domingo, junho 07, 2026

Pinhão deixa lista do TCE-PR e afasta risco de perda de recursos do Fundeb

O município de Pinhão não consta mais na relação divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná de municípios que corriam risco de perder recursos do Fundeb em razão de pendências no envio de informações ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE). 

Em divulgação anterior, Pinhão aparecia entre os municípios que precisavam regularizar dados referentes ao exercício de 2025 para atender às condicionalidades exigidas.

Questionada sobre a situação, a secretária municipal de Educação, Selenita Barbosa, afirmou que o município já estava em conformidade com as exigências e que não havia irregularidades que comprometessem o recebimento dos recursos. Segundo ela, os alertas emitidos pelos órgãos de controle são comuns e servem para acompanhar o cumprimento das obrigações pelos municípios.

Em resposta ao questionamento sobre a retirada do nome de Pinhão da lista do TCE-PR, a Secretaria Municipal de Educação informou que a situação já estava regularizada anteriormente. 

De acordo com a pasta, a inclusão do município ocorreu porque a migração e atualização dos dados no sistema levam cerca de um mês para serem concluídas. Assim, mesmo com as informações já encaminhadas e regularizadas, o município ainda aparecia temporariamente na relação divulgada pelo órgão de controle.

Laranjeiras do Sul - Asfalto e água potável para Comunidades do Interior , home tá trabalhando

                                                  
As obras de pavimentação asfáltica rural seguem avançando, levando mais qualidade de vida, segurança e dignidade para as famílias das nossas comunidades.

Além do asfalto, os investimentos também garantem melhorias no abastecimento de água, trazendo mais conforto e valorização para quem vive e trabalha no campo.

É a Prefeitura trabalhando para transformar a realidade da nossa população rural!

É lei ....


Laranjeiras do Sul - Restaurante Casa Grill , o melhor almoço com o MELHOR Churrasco !!


Laranjeiras do Sul - Deputado Fabio Oliveira esteve na Escola Aluísio Mayer anunciando mais investimentos - VEJA

                                                      

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO!

             Todos os servidores da educação, seja de direção, professores, equipe pedagógica , pessoal da cozinha, limpeza, secretaria dentre outros merecem nosso reconhecimento e gratidão.

Precisamos dar nossa contribuição para realização de um trabalho cada vez melhor

Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2026 até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira. Com isso, os interessados ganham uma semana a mais para se inscrever na principal porta de entrada do ensino superior gratuito do Brasil.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem na internet e preencher as informações solicitadas. Para os estudantes não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição vai até o dia 17 de junho.

A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país.

ISENÇÃO

Têm direito à isenção da taxa de R$ 85 para inscrição do Enem os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e pessoas de famílias de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).

Os participantes do programa Pé-de-Meia do governo federal também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Independentemente de ser isento, o candidato deve fazer a inscrição no Enem.

O estudante do Pé-de-Meia que concluiu o ensino médio em 2026 e participar dos dois dias de prova do Enem receberão um incentivo adicional de R$200.

Todos os detalhes do Enem 2026 estão no edital da prova com informações sobre atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outra condição específica.

CRONOGRAMA

- Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho;
- Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho;
- Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;
- Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
- Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
- Resultado do recurso: 10 de julho;
- Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Polícia Militar Ambiental apreende mais de 3 quilômetros de redes e diversos materiais irregulares no Rio Iguaçu

A equipe Aquática da Polícia Militar Ambiental realizou, nos dias 4 e 5 de junho, uma série de patrulhamentos ao longo do Rio Iguaçu e em afluentes localizados nas represas de Salto Santiago e Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo), resultando na apreensão de uma grande quantidade de materiais utilizados de forma irregular na pesca.

No dia 4 de junho, as fiscalizações ocorreram nas proximidades da Comunidade Linha Aparecida, no município de Chopinzinho. Durante a ação, os policiais localizaram e apreenderam 850 metros de redes de pesca, três fisgas, 21 boias loucas, um cóvo e 14 anzóis de galho.

Já no dia 5 de junho, o patrulhamento foi intensificado na área da Usina Hidrelétrica de Segredo, abrangendo os rios Capoteiro, dos Touros e Marrecas, além da Comunidade Linha Eusébio, região que compreende os municípios de Reserva do Iguaçu e Mangueirinha.

Nesta segunda etapa da operação, foram apreendidos mais 2.300 metros de redes de pesca, duas fisgas, 34 anzóis de galho, 11 boias loucas e 1.100 metros de espinhéis.

Ao todo, a operação resultou na retirada de 3.150 metros de redes de pesca dos rios da região, além de diversos outros equipamentos proibidos ou utilizados de forma irregular.

Todo o material recolhido foi encaminhado para a sede da 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, em Guarapuava, onde será submetido aos procedimentos legais e posteriormente destruído.

A Polícia Militar Ambiental destaca que as ações de fiscalização têm como objetivo preservar os recursos pesqueiros, combater a pesca predatória e garantir a conservação dos ecossistemas aquáticos da região.

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ – “Nós fazemos a diferença”

Homem é preso por não pagar pensão alimentícia em Cantagalo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Cantagalo, cumpriu um mandado de prisão civil contra um homem de 32 anos. A prisão foi decretada pela Justiça devido ao não pagamento de pensão alimentícia.

O homem foi preso próximo a um supermercado da cidade. Após a abordagem e confirmação da identidade, a ordem judicial foi devidamente cumprida.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado à Casa de Custódia de Laranjeiras do Sul, onde permanece à disposição da Justiça.

O delegado titular da Delegacia de Polícia de Cantagalo, Luis Leopoldo de Andrade Oliveira Manoel, destacou a importância da colaboração da comunidade. “A localização do indivíduo contou com informações repassadas por cidadãos que auxiliaram o trabalho policial. A Polícia Civil mantém seu compromisso com a sociedade e segue atuando de forma ininterrupta. O trabalho da equipe não para, mesmo fora do expediente da delegacia, para garantir o cumprimento das decisões judiciais e a segurança da população”, afirmou.

A PCPR reforça que denúncias e informações que auxiliem investigações podem ser repassadas de forma anônima pelos canais oficiais da instituição.

Laranjeiras do Sul - Festa da Reforma Agrária Assentamento 8 de Junho - 29 anos



sábado, junho 06, 2026

Goioxim - Prefeito Eder da Balsa busca investimentos para levar água as Comunidade de Jacutinga e Wagner

O prefeito Eder da Balsa esteve na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST), em Curitiba, cumprindo agenda em busca de melhorias para as comunidades rurais de Goioxim.

Durante a reunião, realizada com a participação do secretário estadual Everton, foram discutidos os projetos para a perfuração de poços artesianos nas comunidades de Jacutinga e Wagner, uma demanda considerada fundamental para garantir o acesso à água de qualidade às famílias do interior.

Os investimentos visam ampliar a segurança hídrica das comunidades, beneficiando moradores e produtores rurais que dependem do abastecimento para o dia a dia e para o desenvolvimento de suas atividades.

Segundo o prefeito Eder da Balsa, a administração municipal segue fortalecendo a parceria com o Governo do Estado para viabilizar recursos e obras que atendam às necessidades da população.

"Água é qualidade de vida, saúde e desenvolvimento. Estamos trabalhando para transformar essas demandas em realidade e levar mais dignidade às famílias do nosso interior", destacou.

A agenda reforça o compromisso da gestão municipal em buscar investimentos e soluções que contribuam para o crescimento de Goioxim e para a melhoria da qualidade de vida da população rural.

TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias : CONFIRA OS VALORES POR PARTIDO

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nessa quarta (3 de junho de 2026) a divisão dos valores do fundo eleitoral de financiamento de campanha. Ao todo, cerca de R$ 4,9 bilhões serão distribuídos entre 30 partidos.

A divisão considera a representatividade dos partidos no Congresso e o desempenho nas últimas eleições. Como PL e PT elegeram as maiores bancadas na Câmara e Senado, recebem mais recursos.

Veja quanto cada partido vai receber do fundo eleitoral:

o PL: R$ 881.657.477,34
o PT: R$ 615.367.980,20
o União Brasil: R$ 526.242.858,11
o PSD: R$ 421.008.404,89
o PP: R$ 417.067.738,40
o MDB: R$ 400.002.399,99
o Republicanos – R$ 348.587.815,77
o Podemos: R$ 245.969.763,68
o PDT: R$ 169.285.643,92
o PSB:R$ 152.252.956,07
o PSDB: R$ 147.895.172,40
o PSOL: R$ 131.506.284,42
o Solidariedade: R$ 88.526.669,83
o Avante: R$ 72.516.777,19
o PRD: R$ 71.819.227,37
o Cidadania: R$ 60.714.157,11
o PCdoB: R$ 60.531.914,25
o PV: R$ 45.183.873,26
o Novo: R$ 37.044.203,26
o Rede: R$ 35.803.821,03
o Agir: R$ 3.307.679,85
o DC: R$ 3.307.679,85
o Democrata: R$ 3.307.679,85
o Missão: R$ 3.307.679,85
o Mobiliza: R$ 3.307.679,85
o PCB: R$ 3.307.679,85
o PCO: R$ 3.307.679,85
o PRTB: R$ 3.307.679,85
o PSTU: R$ 3.307.679,85
o UP: R$ 3.307.679,85

Os valores podem ser utilizados para despesas relacionadas à campanha. Gastos incluem produção de material gráfico, impulsionamento de conteúdo na internet, contratação de pessoal, aluguel de espaços para eventos, transporte e serviços de comunicação.

Paraná terá o quinto maior colégio eleitoral do país pela primeira vez

Paraná perdeu eleitores nos últimos dois anos, mas ainda assim cresceu no ranking dos estados com os maiores eleitorados do Brasil. É o que revelam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados na última segunda-feira (1º de junho). Trata-se da primeira atualização das Estatísticas do Eleitorado desde o fechamento do cadastro eleitoral, há quase um mês, no dia 6 de maio.

Conforme o TSE, o Paraná conta hoje com 8.616.236 eleitores. Trata-se do quinto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo (34.124.747), Minas Gerais (16.391.769), Rio de Janeiro (12.868.256) e Bahia (11.327.961). Em todo o Brasil, por sua vez, há 158.864.999 pessoas que hoje seriam considerados aptos a participar da eleição que se avizinha, em outubro próximo.

O pleito presidencial deste ano, inclusive, vai ser a primeira eleição em que o Paraná terá o quinto maior número de eleitores do país. Considerando-se a história recente, o estado costuma ficar na sexta posição. Agora, no entanto, superou o Rio Grande do Sul, que tem 8.534.941.

Curiosamente, no entanto, essa ultrapassagem ocorre após o eleitorado paranaense cair pela primeira vez desde 2008. Em 2024, quando ocorreram as eleições municipais, havia 8.646.524 eleitores no estado. Naquele mesmo pleito, o eleitorado gaúcho somava 8.682.742 e o brasileiro, 158.869.197.

Ou seja, nos últimos dois anos o número de pessoas aptas a votar no país caiu 0,002%. No Paraná, contudo, esse recuo foi de 0,35%. Só que o Rio Grande do Sul teve uma retração ainda maior (-1,7%), o que ajuda a explicar o fato dos gaúchos terem sido superados pelos paranaenses pela primeira vez.

A evolução do eleitorado no Paraná a cada eleição

Ano do pleito Eleição Eleitores

2026 Geral 8.616.236
2024 Municipal 8.646.524
2022 Geral 8.475.632
2020 Municipal 8.152.710
2018 Geral 7.971.087
2016 Municipal 7.869.450
2014 Geral 7.865.950
2012 Municipal 7.727.727
2010 Geral 7.601.553
2008 Municipal 7.299.999

Maior Terra Indígena do Paraná recebe abertura da 4ª Jornada da Natureza

A Terra Indígena Rio das Cobras, localizada no município de Nova Laranjeiras, sediou a abertura da 4ª Jornada da Natureza no Paraná. O evento reuniu integrantes dos povos Kaingang e Guarani, além de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em uma programação voltada à valorização da cultura indígena e à preservação ambiental.

As atividades incluíram apresentações culturais realizadas por mulheres indígenas, semeadura aérea de sementes de juçara, plantio de mudas com estudantes, feira de produtos locais e diversas manifestações culturais. A semeadura aérea contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e foi realizada sobre áreas da maior terra indígena do estado.

Entre os participantes da ação esteve a professora de história Elizandra Fygsanh Freitas, do Colégio Rio das Cobras, que integrou a equipe de sobrevoo e participou da distribuição das sementes. Segundo ela, a experiência permitiu observar a importância da preservação ambiental mantida pela comunidade ao longo dos anos.

?Foi uma sensação única. Lá de cima a gente consegue perceber o quanto ainda preservamos da nossa natureza. Quando olhamos as áreas vizinhas, vemos que muitas delas foram praticamente desmatadas. Já no nosso território, conseguimos enxergar o resultado do trabalho de proteção que vem sendo realizado ao longo dos anos?, destacou.

Além das ações práticas de recuperação ambiental, a Jornada da Natureza promoveu reflexões sobre os desafios das mudanças climáticas e reforçou a importância da união entre os povos na defesa dos territórios, das florestas e da biodiversidade.

A iniciativa conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

PCPR prende irmãos por homicídio qualificado e ocultação de cadáver em Pato Branco

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois irmãos, de 29 e 36 anos, apontados como os executores dos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver de Euclésio Cavalheiro Júnior. Eles foram capturados nas primeiras horas desta sexta-feira (5), sendo os mandados cumpridos nas cidades de São João e Pato Branco, no Sudoeste do Estado.

Além das ordens de prisão, os policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão no endereço de uma mulher, de 36 anos, identificada como coautora na ocultação de cadáver, na medida em que restou demonstrado que ela aderiu dolosamente ao plano de impunidade de seu então namorado, prestando-lhe auxílio material direto e indispensável para a supressão de provas e da ocultação do corpo da vítima.

Os trabalhos investigativos tiveram início logo após o registro do desaparecimento da vítima, ocorrido em abril deste ano. Com o avanço das diligências de campo e análises tecnológicas, a PCPR reuniu indícios contundentes que converteram o caso de desaparecimento de pessoa em uma investigação de crime doloso contra a vida.

A equipe da PCPR apurou que a vítima foi atraída para uma propriedade rural no interior do município de Vitorino e brutalmente agredida pelos investigados após desavenças havidas no contexto de consumo de álcool e drogas. ?Na sequência, agindo com extrema frieza, um dos executores desferiu golpes de faca diretamente no pescoço da vítima, que já estava caída, agonizando e clamando por socorro.

Visando assegurar a impunidade, um dos criminosos, atuando juntamente a sua então namorada, ocultou o corpo da vítima sob troncos em um açude da propriedade rural e destruiu seu aparelho celular carbonizando-o em uma churrasqueira.

Além disso, após o crime, o grupo envolvido passou a exercer forte coação moral e terror psicológico para silenciar testemunhas.

No curso da investigação, os policiais civis localizaram, no mesmo endereço do crime, a motocicleta da vítima, que estava deliberadamente escondida na chácara, bem como o cadáver, que se encontrava submerso em um açude da propriedade rural. Diante das provas obtidas, a PCPR representou pelas medidas cautelares, que foram autorizadas pela Justiça.

Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. O inquérito policial será relatado e concluído dentro de 10 dias, com o indiciamento dos dois irmãos por homicídio qualificado e ocultação de cadáver e da terceira envolvida por sua participação direta na ocultação do corpo com nítido intuito de dificultar a investigação.

A PCPR reafirma seu compromisso intransigente com o combate aos crimes contra a vida e com a desarticulação de arranjos criminosos que tentam obstruir a Justiça. A resolutividade deste caso complexo demonstra o rigor técnico, a celeridade e a dedicação das equipes policiais em garantir a segurança e a ordem pública na região de Pato Branco.

DENÚNCIAS 

 A PCPR relembra que a colaboração da população é fundamental para as investigações. Denúncias podem ser feitas de forma totalmente sigilosa pelos telefones 197 (PCPR), 181 (Disque-Denúncia) ou diretamente à equipe de investigação.

Laranjeiras do Sul - Vaga emprego


 

Laranjeiras do Sul - CASA Grill , sabado tem a tradicional ''FEIJOADA''


Prepare as emoções, porque Marquinho vai viver dias inesquecíveis.

Nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2026, o Centro de Eventos Waldomiro da Silva Ribeiro será palco de uma grande festa em comemoração aos 32 anos do nosso município.

Festival Canta Cantu, rodeio country, show nacional, missa campal, Olimpíada Rural, exposição do comércio e parque infantil gratuito vão fazer parte dessa celebração preparada para toda a nossa população e também para quem vem prestigiar Marquinho.

Chame a família, reúna os amigos e venha celebrar conosco essa história construída com trabalho, tradição e orgulho da nossa terra.

Marquinho 32 anos. Vem viver essa festa com a gente

Virmond - Linha Restinga já está liberada para tráfego

A Secretaria Municipal de Viação e Obras informa que os trabalhos na Estrada da Linha Restinga foram concluídos e o trânsito encontra-se parcialmente liberado para passagem de veículos.

Pedimos aos motoristas que trafeguem com atenção e em velocidade reduzida ao passarem pelo local, pois ainda há movimentação de máquinas e equipes realizando os ajustes finais da obra.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Secretaria Municipal de Viação e Obras - Município de Virmond

Lula sanciona lei que torna benefício permanente para bons condutores

O presidente Lula sancionou a lei que garante a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que mantêm bom histórico no trânsito.

Para ter direito ao benefício, o condutor não pode ter cometido infrações que gerem pontuação nos 12 meses anteriores ao vencimento da habilitação.

A renovação automática não elimina a necessidade dos exames médicos obrigatórios. Motoristas com 70 anos ou mais não poderão utilizar a modalidade, enquanto condutores entre 50 e 69 anos terão direito ao benefício apenas uma vez.

A medida já estava em vigor desde dezembro de 2025 por meio de medida provisória e foi aprovada pelo Congresso Nacional em maio deste ano.

Laranjeiras do Sul - Vaga emprego


sexta-feira, junho 05, 2026

Laranjeiras do Sul - Atenção! Abertas as inscrições para os Cursos do subsequente, 2° semestre de 2026!




O VALOR DO VOTO – Uma investigação levou à cassação de quase toda a Câmara Municipal de uma cidade do interior do Paraná.


             Em Francisco Alves, município a mais de 600 quilômetros de Curitiba, sete dos nove vereadores eleitos foram cassados por compra de votos com vale-combustível. E em Moreira Sales, um bar era ponto de negociação para compra de votos.

Quedas do Iguaçu - Torneio de Pênalti no bairro Pindorama


Os investimentos não param em Laranjeiras do Sul , MAIS de UM MILHÃO de reais !!

                                            
Mais de R$ 1 milhão investidos em mobilidade, saúde, educação e no fortalecimento da nossa agricultura. 

Tem ônibus novo para o transporte escolar, veículo moderno para a saúde e trator zero quilômetro chegando para os nossos produtores rurais. É trabalho de verdade que muda a vida das pessoas! Viva Laranjeiras do Sul!

Candói - Entrega dos Óculos do Programa Bons Olhos Paraná

A Prefeitura Municipal de Candói, por meio das Secretarias de Educação e de Assistência Social, Mulher e Família, informa que já está definida a data para a entrega dos óculos do Programa Bons Olhos Paraná.

A entrega acontecerá na quinta-feira, dia 11 de junho de 2026, às 10h30, beneficiando crianças e adolescentes do município que foram contemplados pelo programa.

Ao todo, 200 óculos serão entregues, contribuindo para a promoção da saúde visual, do bem-estar e do melhor desempenho escolar dos estudantes atendidos.

O Programa Bons Olhos Paraná representa um importante investimento na qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes, garantindo mais inclusão, aprendizado e oportunidades para o futuro.

Palmital - Secretaria de Agricultura em parceria com BRATAC convida produtores para reunião sobre SERICICULTURA

A Secretaria Municipal de Agricultura de Palmital, em parceria com a Bratac, convida produtores e interessados para uma reunião sobre a sericicultura, uma atividade que gera renda, fortalece a agricultura familiar e amplia as oportunidades no meio rural.

11 de junho (quinta-feira)
13h30
Secretaria Municipal de Agricultura

Venha conhecer mais sobre essa atividade, esclarecer dúvidas e descobrir novas possibilidades para sua propriedade.

Participe e faça parte dessa nova oportunidade de desenvolvimento para o campo palmitalense!

Rolo Compactador é Entregue para Secretaria de Viação e Obras de Porto Barreiro.

A Administração Municipal de Porto Barreiro, por meio da Secretaria Agricultura, recebeu um novo Rolo Compactador, equipamento conquistado junto ao Governo do Estado do Paraná, através da SEAB-PR (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento).

O investimento representa um importante reforço para a Secretaria de Viação e Obras, contribuindo diretamente na melhoria da infraestrutura rural e urbana do município sendo que, o novo equipamento já iniciou suas atividades, atendendo a grande demanda de serviços auxiliando nos trabalhos de recuperação, manutenção e conservação das estradas.

A Administração Municipal agradece ao Governo do Estado pela parceria e reafirma seu compromisso de buscar constantemente novos investimentos e melhorias que beneficiem toda a população de Porto Barreiro.

Trabalho, compromisso e desenvolvimento para nossa gente

Laranjeiras do Sul - Restaurante CASA do SABOR , preço qualidade e SABOR !!


Agências bancárias REABREM nesta sexta feira após o feriado de Corpus Christi, alerta Febraban

Os bancos reabrem as portas normalmente na sexta-feira (5), exceto nos municípios ou estados que decretarem ponto facultativo prolongado ou feriados locais.

As compensações bancárias — incluindo transferências via TED e DOC — não serão processadas no dia 4. Por outro lado, o PIX continuará funcionando normalmente, 24 horas por dia, permitindo transações instantâneas durante todo o feriado.

Pagamento de contas e tributos

A Febraban orienta os consumidores sobre como proceder com os compromissos financeiros que venceram ontem na data do feriado:

Contas de consumo e boletos: Contas de água, energia, telefone e boletos de cobrança com vencimento em 4 de junho poderão ser pagos no próximo dia útil, sexta-feira (5), sem a cobrança de juros ou multa. Vale lembrar que o sábado não é considerado dia útil para liquidação financeira.

Impostos e tributos: No caso de guias de impostos que vençam no dia do feriado, a recomendação é antecipar o pagamento para evitar penalidades, já que esses títulos costumam seguir regras específicas de arrecadação.
Canais digitais e autoatendimento

Apesar do fechamento das agências, os clientes não ficarão desassistidos. A suspensão do atendimento presencial não afeta o funcionamento dos canais digitais, como aplicativos de celular (mobile banking) e internet banking, além das áreas de autoatendimento (caixas eletrônicos).

A Febraban lembra ainda que os boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados e pagos diretamente por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Virmond - Prefeitura realiza reforma e ampliação da Capela Mortuária

A Administração Municipal segue investindo na melhoria dos espaços públicos e, neste momento, realiza a revitalização da Capela Mortuária Municipal. A obra tem como objetivo proporcionar mais conforto, segurança, acessibilidade e dignidade às famílias que utilizam o local em momentos de despedida e homenagem aos seus entes queridos.

Os trabalhos contemplam melhorias estruturais, revitalização dos ambientes internos e externos, adequações necessárias para melhor atendimento à comunidade, além da modernização de espaços que há anos necessitavam de atenção. Reformas em capelas mortuárias geralmente incluem melhorias na pintura, cobertura, instalações elétricas, banheiros, cozinha e acessibilidade, garantindo um ambiente mais acolhedor e funcional para a população.

A iniciativa demonstra o compromisso da Administração Municipal em cuidar não apenas das áreas de lazer, educação e infraestrutura urbana, mas também de espaços que oferecem suporte às famílias em momentos delicados. A revitalização busca tornar a capela um ambiente mais adequado, confortável e respeitoso para receber familiares e amigos durante as cerimônias de despedida.

Com a conclusão dos serviços, a comunidade contará com uma estrutura renovada, preparada para atender melhor a população, reforçando o cuidado e a atenção da gestão municipal com as necessidades de todos os cidadãos.

A obra segue em andamento e, em breve, será entregue totalmente revitalizada, representando mais um importante investimento em qualidade de vida, respeito e bem-estar para a população

Almoço Beneficente em Prol do Alex dos Santos - grave acidente - Seja solidário


Mulher é presa em Laranjeiras do Sul com 22,5 quilos de maconha


A equipe ROTAM pertencente a 10ª CIA da PM de Laranjeiras do Sul, durante operação de fiscalização no Terminal Rodoviário desse município, abordou um ônibus de linha que vinha de Foz do Iguaçu e seguia para Curitiba, Capital Paranaense, que ao vistoriar o bagageiro, os policiais sentiram um forte cheiro de maconha.

Foi localizado duas malas, uma na cor preta e outra na cor rosa, verificado o conteúdo e o número das malas e conferido o romaneio do motorista, constatado que continham 34 tabletes de maconha, totalizando 22,5 kg.

Foi identificada a passageira de 23 anos, e indagada sobre as malas contendo maconha, ela disse que assumiu em Foz do Iguaçu e levaria para o Estado do Ceará e, que receberia a quantia aproximada de R$ 3.000 (três mil reais) pelo transporte.

Foi então dada voz de prisão a ela, apreendido a droga e encaminhados para a 2ª SDP de Laranjeiras do Sul para os procedimentos por parte da Polícia Judiciária.

quinta-feira, junho 04, 2026

Deputado Fabio Oliveira mostra REALIDADE e o compromisso com Laranjeiras do Sul - FAZ e MOSTRA que FEZ

                                                    

                   Deputado Fabio Oliveira acompanhado do Vereador Rodrigo (PSITE) Rocha Loures visitou a cidade de Laranjeiras do Sul e mais uma VEZ mostrou onde seus recursos foram encaminhados , parte do MOVEIS e Equipamentos do Posto de Saúde do Bairro São Miguel , uma ambulância e vários outras emendas para saúde .

           '' São emendas minhas que hoje já ajudam a população de Laranjeiras do Sul'' afirmou Deputado Fabio Oliveira

Ministério Público acaba com FESTINHA na Prefeitura de Pitanga no caso de desvios de função...

O MPPR deu 30 dias de prazo para que o prefeito resolva todos os casos de desvio de função e que estão ocupando cargos que devem ser ocupados por concursados.

A Recomendação Administrativa foi emitida após o recebimento de uma Notícia de Fato e a instauração de um Inquérito Civil nº 0112.26.000258-2, instaurado em 01/06/2026, com assunto: Patrimônio Público, a fim de reunir informações e apurar eventuais ou supostos desvios de função envolvendo três servidoras: Gilvanea Maria de França Sacon, Olga Stoski e Vanderleia Alves Michalak.

O Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pitanga/PR, Promotora Dr.ª Amanda Ribeiro dos Santos, após um breve levantamento, instaurou o referido Inquérito e oficializou o município para que tome as devidas providências nestes, e em outros eventuais cargos que estejam em desvio de função e, que o município se atente quanto a novas contratações por conta da folha de pagamento que está próxima do limite de gastos.

Segundo o documento que não tem sigilo decretado, o Município de Pitanga reconheceu que as referidas servidoras embora formalmente investidas no cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, vêm desempenhando, na Secretaria Municipal de Saúde, atividades consistentes na liberação de autorizações para exames de Raio-X, na gestão do fluxo de encaminhamentos do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) via sistema, na recepção de pacientes e no agendamento de consultas especializadas — atribuições que, conforme cotejo com o Memorando n. 6.537/2026 e com o Plano de Cargos e Salários instituído pela Lei Municipal n. 1.105/2002, correspondem integralmente ao cargo de Auxiliar Administrativo.

Foi esclarecido também que a servidora Olga Stoski, ocupante do cargo em comissão de Assessora Especial de Gabinete I (CC-4), nomeada pelo Decreto Municipal n. 72/2025, encontra-se lotada na Secretaria Municipal de Saúde, exercendo atividades de monitoramento operacional e articulação administrativa, situação que em tese, extrapola as atribuições de direção, chefia e assessoramento previstas no artigo 37, inciso V, da Constituição Federal.

CONSIDERANDO que em complementação às informações solicitadas pelo MPPR mediante Ofício, o Município de Pitanga, por meio do Ofício, reconheceu expressamente a inexistência de ato administrativo formal de designação das servidoras Gilvanea Maria de França Sacon e Vanderleia Alves Michalak para o exercício das funções atualmente desempenhadas, justificando-se na alegada “urgente necessidade de pessoal para suprir as demandas das unidades de saúde”;

Operação no Paraná termina com R$3.8 milhões em multas por diversos ''CRIMES AMBIENTAIS''

O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), divulgou nessa quarta-feira (3) o resultado da Operação Bioma Seguro, que fiscalizou ações de pesca predatória, desmatamento ilegal e uso irregular da água. 

A força-tarefa ocorreu entre os dias 22 e 29 de maio em seis municípios das regiões Central e Centro-Sul do Paraná: Guarapuava, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Virmond.

Ao todo, foram lavrados 57 Autos de Infração Ambiental (AIA), com a aplicação de R$ 3.827.305,00 em multas. Houve, ainda, o embargo para regeneração de uma área de 51,72 hectares, o equivalente a 72 campos de futebol.

Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Centro-Sul do Paraná que foi atingida por um tornado no início de novembro de 2025, concentrou quase metade das ocorrências (28), seguido de Porto Barreiro (12), Guarapuava (, Laranjeiras do Sul (4), Quedas do Iguaçu (4) e Virmond (1).

“O objetivo de operações como essa é intensificar o monitoramento e controle de atividades potencialmente causadoras de impacto ao meio ambiente. Foram mais de 80 vistorias, em diversos municípios, que desencadearam quase R$ 4 milhões em multas por danos ambientais”, destacou a diretora de Licenciamento e Outorga do IAT, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

Entre as principais irregularidades verificadas durante a operação estão o corte de vegetação sem autorização; utilização de poço sem outorga para o uso da água; captação de água acima do permitido; e beneficiamento de madeira oriunda de espécie ameaçada de extinção. Um único proprietário, de Rio Bonito do Iguaçu, foi autuado em R$ 857 mil por diferentes crimes contra o meio ambiente.

Virmond - Prefeito Fernando continua investindo em melhorias nas estradas do interior


A Prefeitura Municipal segue investindo na melhoria da infraestrutura rural com a construção de novos bueiros na comunidade da Linha Lagoa Bonita. As obras fazem parte das ações preparatórias para a futura pavimentação asfáltica do trecho, garantindo mais segurança, durabilidade e eficiência no escoamento das águas pluviais.

A instalação dos novos bueiros é uma etapa fundamental para assegurar a qualidade da obra, prevenindo problemas de drenagem e contribuindo para a conservação da futura pavimentação. Além de beneficiar diretamente os moradores da comunidade, os investimentos irão melhorar as condições de tráfego para produtores rurais, estudantes e demais usuários da via.

A Administração Municipal reforça seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades do interior, promovendo obras que geram mais qualidade de vida, segurança e melhores condições de mobilidade para toda a população.

Candói - Prefeito Dino anuncia MAIS 9 MILHÕES em recape asfáltico , gestão já TEM maior programa de pavimentação da História

Candói vive um novo momento de crescimento e transformação. Com o apoio do Governo do Estado, o município foi contemplado com R$ 9 milhões em investimentos para pavimentação asfáltica, um recurso histórico que representa mais infraestrutura, segurança e qualidade de vida para toda a população.

O investimento permitirá o recape de mais de 90% das ruas da cidade, beneficiando diretamente moradores dos bairros Votorões, Cacique Candói, Pioneiros, Santa Clara e Centro, além de melhorar significativamente a mobilidade urbana em todo o município.

As obras vão proporcionar:

Mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres
Melhor mobilidade e trafegabilidade nas vias urbanas
Valorização dos bairros e dos imóveis
Mais conforto para as famílias candoianas
Incentivo ao desenvolvimento econômico e social
Uma cidade mais bonita, moderna e preparada para o futuro

É trabalho sério, planejamento e compromisso com a população, transformando recursos em obras que fazem a diferença na vida das pessoas.

Candói segue avançando, construindo hoje o futuro que nossa população merece!

Laranjeiras do Sul - Prefeitura anuncia a chegada do '' PARANÀ em AÇÃO''

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul informa que, nos dias 11, 12 e 13 de junho, o programa Paraná em Ação estará no Ginásio de Esportes Laranjão, oferecendo diversos serviços gratuitos à população em um único local.

Entre os serviços disponibilizados estão: emissão da Carteira de Identidade, Carteira do autista, vagas de emprego, atendimentos do DETRAN, assistência social e jurídica, serviços de migração, Política Pública para Mulheres, Água Solidária e energia Solidária, Nota Paraná e Nota Fiscal Eletrônica do Agricultor.

Participe e aproveite essa oportunidade de acessar diversos serviços com mais praticidade e comodidade.

Mangueirinha - Policia Militar flagra extração ilegal de ''ARAUCÁRIAS'' e prende 05 homens

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de madeira nativa, veículos e equipamentos utilizados em uma atividade ilegal de extração de árvores em área de preservação permanente, na zona rural de Mangueirinha.

A operação foi desencadeada após uma denúncia sobre o corte irregular de araucárias na propriedade. Ao chegarem ao local, os policiais constataram a atividade criminosa. Os suspeitos tentaram fugir para uma área de mata, sendo necessário realizar um cerco e incursões para localizá-los.

Durante a ação, cinco homens foram abordados e encaminhados para a lavratura de Termo Circunstanciado pelos crimes ambientais constatados.

No local, foram apreendidas seis toras de madeira de araucária, um caminhão, um trator e duas motosserras utilizadas na extração da madeira.

Todo o material apreendido foi encaminhado para os procedimentos cabíveis, enquanto os envolvidos responderão pelos danos causados à área de preservação ambiental.

Fonte/foto: Polícia Militar