domingo, junho 14, 2026

Governador sanciona lei que reduz em 55% valor dos exames de obtenção e renovação da CNH

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta sexta-feira (12) a Lei nº 23.259/2026 , que reduz em cerca de 55% o valor dos exames obrigatórios exigidos nos processos de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Paraná. 

A nova legislação transforma a cobrança dos serviços em preço público e estabelece um teto de R$ 180 para os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica, ampliando o acesso dos paranaenses ao processo de habilitação.

Com a mudança, o exame de aptidão física e mental passa a custar R$ 60, enquanto a avaliação psicológica terá valor máximo de R$ 120. Atualmente, os dois procedimentos somam R$ 404,74. Juntos, passarão a custar R$ 180. Com a sanção da lei, as novas regras entram em vigor em 30 dias.

A redução não beneficia apenas os novos condutores. Como o exame de aptidão física e mental também é exigido em grande parte dos processos de renovação da CNH e a avaliação psicológica é obrigatória para motoristas que exercem atividade remunerada (EAR), a medida alcança milhares de trabalhadores que dependem da habilitação para exercer suas atividades, como motoristas de aplicativo, taxistas, caminhoneiros, condutores de ônibus e profissionais da logística.

A lei também mantém em R$ 217,02 o valor da Junta Médica Especial, exame pericial exigido para condutores com deficiência física moderada ou grave ou outras condições limitantes.

Policia Penal do Paraná capacita 770 policiais penais para uso de nova pistola Glock G17 Gen5 calibre 9mm.

 
A Polícia Penal do Paraná avança no processo de modernização da segurança pública com a capacitação de 773 policiais penais para o uso da nova pistola Glock G17 Gen5 calibre 9mm.

O treinamento foi realizado entre os meses de maio e junho e contemplou profissionais das nove regionais administrativas da corporação em todo o Estado.

Coordenado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), o projeto teve como objetivo preparar os servidores para a utilização segura e eficiente do novo armamento, considerado um dos mais modernos utilizados por forças de segurança em diversos países.

A capacitação contou com aulas teóricas, exercícios práticos e avaliações técnicas, totalizando oito horas de treinamento para cada participante.

Segundo a Polícia Penal, a iniciativa busca padronizar procedimentos operacionais, fortalecer a atuação dos profissionais e ampliar a eficiência nas atividades desempenhadas dentro do sistema prisional paranaense.

Laranjeiras do Sul - Homem é baleado em propriedade rural

Um homem deu entrada no Hospital São Lucas, em Laranjeiras do Sul, na noite deste sábado (13), após ser atingido por um disparo de arma de fogo na região pélvica. A ocorrência foi registrada na comunidade de São Francisco, área rural do município.

De acordo com informações repassadas à Polícia Militar, a vítima relatou que estava realizando a troca de animais de pasto quando se abaixou e ouviu um estampido semelhante a um disparo de arma de fogo. Em seguida, percebeu que havia sido atingida e correu em busca de socorro.

O homem informou aos policiais que o local onde estava fica a cerca de 200 a 300 metros de sua residência e que não conseguiu visualizar quem efetuou o disparo. 

Ele também afirmou não possuir desavenças ou inimizades que possam ter motivado o ataque.

O caso foi registrado e deverá ser investigado pelas autoridades para apurar as circunstâncias do disparo e identificar o responsável.

Candói - Caminhão carregado com vigas de aço tombou na manhã deste domingo (14) na BR-373, na Serra do Alagado

Um caminhão carregado com vigas de aço tombou na manhã deste domingo (14) na BR-373, na Serra do Alagado, trecho entre Candói e Chopinzinho , segundo registro o motorista saiu ileso do acidente .

As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas. Motoristas que trafegam pela BR-373 devem redobrar a atenção devido à movimentação no local.

Com salários de até R$ 4 mil, IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio

As inscrições para o processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram abertas nessa sexta-feira (12 de junho de 2026) para contratação temporária de pessoal para as atividades do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

Ao todo, são oferecidas 8.238 vagas para pessoas com nível médio, distribuídas em cinco funções:

Agente censitário administrativo1.110 vagas
Agente censitário de informática1.089 vagas
Agente operacional regional948 vagas
Agente censitário regional948 vagas
Agente censitário supervisor4.143 vagas


Os contratos temporários dos aprovados terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados conforme a necessidade da operação censitária.

O certame terá as seguintes modalidades de concorrência de vagas: ampla concorrência, pessoas com deficiência, pretos ou pardos, indígenas e quilombolas.

O procedimento de confirmação complementar à autodeclaração de pessoas pretas ou pardas será realizado de forma telepresencial e aplicado exclusivamente aos candidatos que, no ato da inscrição, se declararem desta forma e forem aprovados na prova objetiva.

IINSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) (CLIQUE AQUI), responsável pela organização do certame. O prazo se encerra às 23h59 de 1º de julho de 2026.

No ato de inscrição, o candidato deverá escolher o município onde deseja realizar a prova objetiva, conforme a previsão de vagas ofertadas e detalhadas no edital do processo seletivo.

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição é de R$ 53. O edital especifica que podem pedir a isenção da taxa os doadores de medula óssea com atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a doação; e também os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que sejam membros de família de baixa renda. Neste caso, não é necessário o envio de documentação.

REMUNERAÇÃO DOS CONVOCADOS

As remunerações dos aprovados convocados variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, conforme a função exercida.

Os contratados também terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e décimo terceiro salário proporcional.

PROVAS

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e uma resposta correta, distribuídas pelas disciplinas por função.

Para ser aprovado, o candidato precisa ter acertado, no mínimo, 18 pontos no total da prova objetiva; e ter alcançado, no mínimo, um ponto em cada disciplina.

De acordo com o edital (CLIQUE AQUI), a data prevista da prova objetiva é 27 de setembro, com duração de quatro horas.

A previsão de publicação do resultado final do processo seletivo simplificado é 18 de dezembro.

Juiz é encontrado morto com disparo de arma de fogo em Francisco Beltrão

O juiz de Direito Antônio Evangelista de Souza Netto, diretor do Fórum da Comarca de Francisco Beltrão, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (14), em seu apartamento localizado na Rua Sergipe, no bairro Alvorada.

De acordo com informações preliminares, a ocorrência foi registrada por volta das 00h25. Equipes da Polícia Militar, ROTAM e Rádio Patrulha Auto (RPA) foram acionadas para atender uma situação envolvendo disparo de arma de fogo com vítima.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram que a vítima era o magistrado. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros também foram mobilizadas, mas apenas puderam confirmar o óbito.

A área foi isolada para o trabalho da Polícia Civil, Polícia Científica e do Serviço Médico-Legal (SML), responsáveis pela perícia e remoção do corpo.

As circunstâncias da morte serão investigadas por meio de inquérito policial. Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes oficiais sobre a dinâmica do ocorrido.

A morte do magistrado causou grande comoção em Francisco Beltrão e em toda a região Sudoeste do Paraná, onde era uma figura conhecida no meio jurídico

Laranjeiras do Sul - CASA Grill , AQUI tem o verdadeiro CHURRASCO - Centro da CIDADE !!


Laranjeiras do Sul - Motoristas estacionam onde querem e não respeitam faixas ...onde está a fiscalização ?

 




 
Em Laranjeiras do Sul , muito se fala em PROJETO da LEI do estacionamento cobrado o conhecido ''ESTAR'' , reclamações diárias de falta de vagas no centro comercial da cidade é constante , mas a veracidade dos fatos é que a grande maioria dos veículos estacionados nas vagas são das pessoas que trabalham no próprio comercio , atrapalhando a vida de quem veio comprar e precisa da vaga ...
Quem tem razão ? 
Segundo os comerciantes sempre tem a recomendação de que o '' SEU ''  funcionário não estacione próximo ou em frente ao estabelecimento, mas isto não é um regra , ou uma ordem a ser seguida ... 
'' Somente a criação do estacionamento PAGO mudaria este fator '' é o que diz a grande maioria dos comerciantes 

ESTAR 

A criação do estacionamento pago requer além de um projeto de lei , prevê um grande planejamento por parte da prefeitura local e orgãos competentes de trânsito , além de um efetivo para eficácia de fiscalização , a grande maioria das cidades que criaram o projeto afirmam que a rotatividade de veículos é muito eficiente , criando mais vagas para aquele motorista que vai até centro comercial realizar tarefas rápidas , como uma compra ou um pagamento. 

Em Laranjeiras do Sul a necessidade de se criar o ESTAR é passível de um grande DEBATE , afinal a cidade é um polo comercial e de negócios para as cidades vizinhas , criando assim a falta de estacionamento na área central durante expediente comercial o qual será resolvido através do programa estacionamento cobrado .. 

As fotos acima apontam primeiramente para o despreparo dos motoristas , mas ao mesmo tempo mostra a falta de estacionamento para quem quer comprar ou realizar negócios na principal área comercial da cidade. 

Atenção autoridade politicas , comerciantes pedem a criação do Estar 

Laranjeiras do Sul - Grandioso BAZR BENEFICENTE ao lado do antigo CEEBJA - mais de 1500 itens


Laranjeiras do Sul - Motorista fura preferencial, bate e foge ...Veja video

                                                     

Palmital - Prefeitura lança Campanha Cidade Limpa , Limpe seu terreno e Não seja RELAXADO !!

Manter a cidade bonita, organizada e livre de focos de insetos e animais peçonhentos é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, convidamos toda a população a participar da Campanha Cidade Limpa!

Faça a limpeza dos seus terrenos, lotes e pátios, eliminando mato alto, entulhos e materiais que possam acumular água. Além de contribuir para a saúde e o bem-estar de todos, você ajuda a valorizar o seu bairro e mantém seu imóvel em conformidade com a legislação municipal.

Mais saúde para as famílias
Mais segurança para a comunidade
Mais cuidado com o meio ambiente
Uma cidade mais bonita para todos

Após reunir o material em frente à sua residência ou terreno, entre em contato pelo WhatsApp (42) 99817-6496 para agendar a coleta.

Evite notificações e mantenha seu imóvel de acordo com a legislação municipal.

Faça a sua parte! Juntos podemos construir uma cidade cada vez mais limpa, organizada e acolhedora.

sábado, junho 13, 2026

Sanepar confirma R$ 3,2 milhões para ampliar rede de esgoto em Quedas do Iguaçu

Convênio assinado por Gugu Bueno, pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e pelo prefeito Rafael Moura para ampliar o saneamento no município

O município de Quedas do Iguaçu deu mais um passo para ampliar a infraestrutura de saneamento básico. Foi assinado nesta quarta-feira (10), na sede da Sanepar, em Curitiba, um convênio de R$ 3,197 milhões para ampliar a rede de esgoto nos bairros Alto Recreio e Primavera. O investimento vai beneficiar aproximadamente 1,7 mil moradores e elevar o índice de cobertura de esgotamento sanitário de Quedas do Iguaçu para 67%.

O ato contou com a presença do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Gugu Bueno (PSD), do presidente da Sanepar, Wilson Bley, e do prefeito Rafael Moura.

A obra prevê a implantação de quase 11 quilômetros de rede coletora de esgoto, ampliando o acesso ao saneamento básico e melhorando as condições de saúde pública da população.

Gugu Bueno destaca que o investimento integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar a infraestrutura nos municípios do interior.

“Estamos assinando um convênio de aproximadamente R$ 3 milhões que vai possibilitar a ampliação da rede de esgoto em Quedas do Iguaçu. Sabemos o impacto social que um investimento como esse tem. É uma estratégia da Sanepar, sob a presidência do Wilson Bley e a liderança do governador Ratinho Junior, de levar grandes investimentos para os municípios do interior do Paraná”, afirmou.

O prefeito Rafael Moura destacou que a ampliação da rede atende uma demanda histórica da população.

“Esse tipo de política pública é o que faz a diferença na vida das pessoas. O esgotamento sanitário traz mais saúde, melhora a qualidade de vida e representa um benefício social imensurável para Quedas do Iguaçu. Agora queremos agilizar o início das obras para atender os bairros Primavera e Alto Recreio”, afirmou.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que o convênio representa mais um avanço rumo à universalização do saneamento.

“São 612 novas ligações e a ampliação da nossa rede. É uma grande parceria entre a Sanepar e a Prefeitura que vai garantir mais dignidade social e saúde pública às famílias que serão atendidas”, destacou.

NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

Além da assinatura do convênio, o deputado Gugu Bueno confirmou que retorna ao município no próximo sábado para participar da inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro São Cristóvão.

A unidade recebeu investimento superior a R$ 18 milhões e amplia a capacidade de atendimento do sistema de saneamento de Quedas do Iguaçu.

Reserva do Iguaçu - Educação em Tempo Integral do município conquistou importante reconhecimento nacional

A Educação em Tempo Integral de Reserva do Iguaçu conquistou importante reconhecimento nacional. O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), selecionou a rede municipal de ensino como referência no edital “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”.

Entre as iniciativas destacadas está o projeto “Semeando Saberes, Cultivando o Futuro”, desenvolvido em 2025 pela Escola Municipal Monteiro Lobato com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Por meio da implantação de uma horta escolar e de uma composteira, o projeto promove a educação ambiental, a alimentação saudável, a conscientização sobre os resíduos sólidos e a valorização dos saberes da comunidade. A ação contou com a participação ativa da comunidade escolar e o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em 2026, a escola deu continuidade às ações sustentáveis com o Projeto Troca-Troca, iniciativa que incentiva a reutilização de uniformes escolares entre as famílias, fortalecendo a solidariedade, o consumo consciente e a economia circular.

O projeto mobilizou a comunidade e obteve grande participação. Os relatórios das ações desenvolvidas neste ano já foram encaminhados para avaliação, e a escola aguarda a divulgação dos resultados finais.

A comunidade escolar celebra essa trajetória de aprendizado, compromisso ambiental e participação coletiva, construída por alunos, professores, funcionários e parceiros.

Guaraniaçu - Secretaria Municipal de Esportes recebeu dois kits completos de materiais esportivos

A Secretaria Municipal de Esportes recebeu dois kits completos de materiais esportivos enviados pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Paraná Esporte. Os equipamentos vão fortalecer as escolinhas de base e os projetos esportivos desenvolvidos no município.

Entre os materiais recebidos estão bolas, redes, uniformes, coletes, cones, cordas e tatames, que contribuirão para melhorar os treinamentos e ampliar as oportunidades para crianças, adolescentes e atletas de Guaraniaçu.

Agradecemos ao Governo do Estado e ao deputado estadual Marcio Pacheco pelo apoio na conquista destes equipamentos.

Investir no esporte é investir em saúde, inclusão social e no futuro da nossa juventude.

Maior mobilização popular pela Agroecologia no Paraná vai ser realizada no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná

Entre os dias 18 e 21 de junho, nos encontraremos em Curitiba (PR) para mais uma grande celebração da vida, da resistência e da construção coletiva.

A 23ª Jornada de Agroecologia reúne quem acredita na produção de alimentos saudáveis, na defesa dos territórios e no cuidado da natureza.

Serão dias de debates, trocas de experiências, apresentações culturais, Feira da Agrobiodiversidade, sabores da terra e muita organização popular.

Nos vemos no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba.

Laranjeiras do Sul - CASA Grill , sabado tem a tradicional ''FEIJOADA''


 

El Niño deve elevar médias de chuva no Paraná até Dezembro

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou nesta semana o início das condições do El Niño no Oceano Pacífico equatorial. 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno deve se intensificar gradativamente ao longo dos próximos meses. Reflexos no cenário paranaense devem começar a partir de julho.

Conforme os dados monitorados, a temperatura da superfície do mar na Região Equatorial do Pacífico está acima de 0,5 °C da média desde maio e a tendência é de continuidade do aquecimento. O fenômeno também já é observado nas camadas mais profundas do oceano, influenciando a circulação atmosférica global e alterando o comportamento dos ventos.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, afirma que a mudança na direção dos ventos alísios favorece o deslocamento das águas mais quentes em direção à costa oeste da América do Sul. Isso aumenta o aquecimento oceânico e altera o padrão de formação de tempestades em diferentes regiões do planeta.

Embora o El Niño ainda não esteja oficialmente consolidado, já que a condição que exige pelo menos três meses consecutivos de aquecimento acima de 0,5 °C, a previsão indica que isso deve ocorrer em julho. Com isso, os principais centros de monitoramento climático do mundo apontam para um cenário de chuvas acima da média mensal no Paraná até dezembro. A expectativa é que os volumes sejam ainda mais expressivos durante a primavera.

Segundo o Simepar, existe 63% de probabilidade de que o fenômeno atinja intensidade muito forte entre novembro de 2026 e janeiro de 2027. Caso a projeção se confirme, este poderá figurar entre os eventos de El Niño mais intensos desde o início dos registros históricos, em 1950.

DEFESA CIVIL REFORÇA AÇÕES PREVENTIVAS

Diante das previsões, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já intensificou as ações de preparação e mitigação de desastres naturais. Desde março, os dez Núcleos de Atuação Regional (NAR) vêm fazendo atividades voltadas ao planejamento e prevenção.

Candói vai conhecer a nova Rainha da Festa Nacional do Charque 2026.

                                                         
Está chegando o grande dia!

No próximo sábado, 13 de junho, Candói vai conhecer a nova Rainha da Festa Nacional do Charque 2026.

Uma noite de encanto, beleza, elegância e muita emoção aguarda você! Nossas candidatas estão preparadas e esperam pela sua torcida para tornar esse momento ainda mais especial.

Venha prestigiar, vibrar e se emocionar com cada desfile e cada apresentação.

É neste sábado, às 21 horas, no Centro Ucraniano de Candói.

Não fique de fora dessa grande festa! Esperamos por você!

Rio Bonito do Iguaçu recebe caminhão poliguindaste para reforçar os serviços municipais

Rio Bonito do Iguaçu foi contemplado com um caminhão poliguindaste entregue pelo Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT). O novo equipamento chega para fortalecer a estrutura do município, proporcionando mais agilidade, eficiência e qualidade na execução dos serviços públicos.

A conquista representa mais um importante investimento para o desenvolvimento de Rio Bonito do Iguaçu, ampliando a capacidade de atendimento da administração municipal e contribuindo para a realização de diversas atividades em benefício da população.

A Administração Municipal agradece ao Governo do Estado e ao IAT pela parceria e pelo compromisso com o crescimento do município, garantindo mais recursos e melhores condições para atender as demandas da comunidade.

sexta-feira, junho 12, 2026

Marquinho - Prefeito Juninho anuncia chegada de mais uma AMBULÂNCIA 0KM

             
Cidade recebeu mais uma ambulância zero quilômetro, no valor de R$ 300 mil, quee nesta semana também foi contemplada com um novo caminhão coletor de lixo. Juntos, os investimentos somam quase R$ 800 mil para o nosso município.

Trabalhando, buscando investimentos e fortalecendo as parcerias que ajudam a construir um Marquinho cada vez melhor, especialmente neste mês tão especial em que celebramos os 32 anos do nosso município.

''Muito obrigado a todos que acreditam e caminham conosco nessa construção diária do futuro de Marquinho'' afirma prefeito