domingo, junho 28, 2026

Marquinho - Município realizou a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”, a palestrante Cleucimara Mollon Jubelli conduziu uma reflexão muito importante sobre a responsabilidade que todos tem na proteção e na garantia dos direitos da infância e da adolescência.

Durante a conferência, também foram debatidas e aprovadas propostas que irão contribuir para o futuro do nosso município, além da eleição da nova composição do CMDCA e dos delegados que representarão Marquinho na etapa estadual.

Cuidar das crianças e adolescentes é investir no futuro da  cidade. Por isso, momentos como este fazem a diferença, reunindo poder público e comunidade em um mesmo propósito: construir um município mais justo, acolhedor e cheio de oportunidades para as novas gerações.

Laranjeiras do Sul - Participe da Santa Missa da Acolhida, Inclusão e Valorização da Pessoa Idosa.

Polícia Militar lança Operação OMNIS em Quedas do Iguaçu com reforço no policiamento ostensivo

Polícia Militar do Paraná realizou, em Quedas do Iguaçu, o lançamento oficial da Operação OMNIS, uma ação de abrangência estadual voltada à intensificação do policiamento ostensivo e preventivo.

A solenidade aconteceu na Praça Pedro Alzides Giraldi, no centro da cidade, reunindo autoridades, equipes policiais e representantes da imprensa local, convidados para acompanhar o início das atividades.

A operação faz parte das estratégias da Polícia Militar do Paraná para ampliar a presença policial em áreas urbanas e rurais, reforçando as ações de segurança pública, prevenção à criminalidade e preservação da ordem.

Coordenada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, por meio da 2ª Companhia de Polícia Militar de Quedas do Iguaçu, a Operação OMNIS contará com a atuação integrada de equipes operacionais e especializadas, fortalecendo o trabalho desenvolvido em todo o estado.


A iniciativa também busca aproximar a comunidade das forças de segurança, promovendo maior transparência sobre as ações realizadas e reforçando o compromisso com a proteção da população

Laranjeiras do Sul - Restaurante Casa Grill tem Churrasco , sabor e qualidade


Pinhão - Polícia Militar com apoio do Conselho Tutelar e fiscais da Prefeitura realizam mega operação na cidade

                 Uma operação da Polícia Militar foi realizada na cidade , com o objetivo de intensificar a fiscalização em bares e conveniências do município. A ação resultou na abordagem de 62 pessoas e na emissão de oito notificações. Durante a primeira etapa da operação, nenhuma prisão foi registrada pelas equipes.

Além da Polícia Militar, a operação contou com a participação do Conselho Tutelar e de fiscais da Prefeitura, que atuaram na fiscalização de possíveis irregularidades relacionadas aos estabelecimentos e à presença de menores em locais impróprios, reforçando o trabalho integrado entre os órgãos públicos.

Guarapuava - UTFPR da cidade inaugurou blocos de estudos , planetário e o NOVO TEATRO do Campus - VEJA

                                                  

Prefeitura de Laranjeiras do Sul e as demais repartições públicas municipais terão expediente em horário especial, das 8h às 12h nesta SEGUNDA FEIRA

Em cumprimento ao Decreto nº 080/2026, que dispõe sobre o expediente nas repartições públicas municipais em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Laranjeiras do Sul e as demais repartições públicas municipais terão expediente em horário especial, das 8h às 12h.

Os serviços considerados essenciais seguirão com atendimento por meio de escalas e plantões, assegurando a continuidade dos serviços indispensáveis à população.

Saiba como será o funcionamento dos serviços públicos nesta data:

Administração Pública

O Paço Municipal e as secretarias municipais terão atendimento ao público exclusivamente no período da manhã, das 8h às 12h.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde seguirá com funcionamento normal, mantendo os atendimentos e serviços prestados à população.

Educação

As aulas na Rede Municipal de Ensino acontecerão normalmente no período da manhã. No período da tarde, as aulas estarão dispensadas, com reposição conforme plano de estudos definido pela Secretaria Municipal de Educação.

Dessa forma, a administração municipal mantém a população informada sobre o funcionamento dos serviços públicos.

Madrasta é condenada a 8 anos por morte de criança em máquina de lavar roupa no Paraná

A madrasta de Izabelly de Oliveira Assumpção recebeu a condenação de 8 anos e seis meses de prisão pela morte da enteada de 3 anos em uma máquina de lavar roupas, ocorrida em maio de 2022, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O juiz, desclassificou a acusação de homicídio qualificado para o crime de abandono de incapaz com resultado morte na quarta-feira (24).

O magistrado entendeu que não houve comprovação de intenção de matar nem de dolo eventual no agir da ré.

Contudo, a sentença concluiu que a madrasta abandonou a criança em situação de perigo ao deixá-la sozinha brincando próxima à máquina cheia de água para atender outra filha em um cômodo diferente.

A denúncia original apontava homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e feminicídio. A Justiça, no entanto, acolheu parcialmente a tese da defesa e definiu que a conduta correta foi o abandono de incapaz.

A madrasta tinha o dever de cuidado sobre a enteada e agiu com negligência ao deixá-la desassistida, o que resultou no afogamento fatal.

O laudo da necropsia confirmou que Izabelly morreu por asfixia mecânica decorrente de afogamento após cair no eletrodoméstico.

O juiz destacou que a previsibilidade do acidente era clara, dada a idade da criança e a altura do equipamento.

sábado, junho 27, 2026

Atenção Produtor Rural

ADAPAR de Palmital INFORMA:

Atualize seu rebanho, evite multas 

A Campanha de Atualização de rebanhos ENCERRA NO DIA 30 DE JUNHO (PRÓXIMA TERÇA-FEIRA) e cerca de 300 produtores de Palmital e 200 produtores de Laranjal ainda não realizaram a comprovação junto à ADAPAR.

TODAS AS ESPÉCIES DEVEM SER ATUALIZADAS!

A comprovação é fácil e pode ser realizada preenchendo o comprovante presencialmente, através do site da Adapar (www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho) ou pelo aplicativo Paraná Agro.

BLOQUEIO DE GTA: as propriedades que não atualizaram seus rebanhos estão bloqueadas automaticamente desde 1° de Junho de 2026.

OBS: a não comprovação dentro do período oficial implicará em penalidades previstas na legislação.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo WhatsApp ou telefone: (42) 3657-2157

Primeiras OBRAS marcam início do asfalto que liga Laranjal a Altamira do Paraná

Um importante passo para o desenvolvimento da região foi dado nesta semana com a instalação da placa que marca o início da obra de pavimentação da rodovia que ligará os municípios de Laranjal e Altamira do Paraná.

O prefeito de Laranjal, Maycon Lopes, esteve presente no ato e destacou a importância da conquista, considerada um marco histórico para a população. A obra representa um antigo sonho dos moradores e deverá proporcionar mais segurança, mobilidade, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para toda a região.

Durante o evento, o prefeito agradeceu à prefeita de Altamira do Paraná, Elza, ao deputado federal Sandro Alex, aos deputados estaduais Alexandre Curi e Ademar Traiano, e ao governador Ratinho Junior pelo apoio, parceria e empenho na viabilização do projeto.

Maycon Lopes também fez um agradecimento especial a toda a equipe e a todos os envolvidos que não mediram esforços para que a obra se tornasse realidade.

“Nada se faz sozinho. Essa conquista é fruto da união de esforços e do compromisso de todos que acreditaram nesse projeto e trabalharam para transformar esse sonho em realidade. Que Deus abençoe a todos os envolvidos.”, destacou o prefeito.

A pavimentação da ligação entre Laranjal e Altamira do Paraná é considerada uma das obras mais importantes da região e deve impulsionar o desenvolvimento, fortalecer a economia local, facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida da população dos dois municípios.

Virmond - Prefeitura anuncia que segunda feira expediente será até as 11:30HRS


Rio Bonito do Iguaçu - Sindicato dos Trabalhadores Rurais alerta para prazo de cadastramento de animais


R$ 70 MILHÕES em investimentos , AMBEV anuncia fábrica de embalagens no Paraná

A Ambev vai investir R$ 70 milhões na construção de uma nova fábrica de embalagens no Paraná. O anúncio reforça o pioneirismo do Estado que se consolida como primeiro do Brasil a integrar todas as fases da cadeia produtiva da companhia, desde o cultivo do malte até a fabricação das garrafas. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do anúncio feito nessa quinta-feira (25) pelo diretor de Relações Institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia, em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Mais uma grande indústria para o Estado. Há poucos meses, inauguramos uma planta que fabrica garrafas de vidro para o setor da Ambev. Isso significa emprego e crescimento industrial. Hoje, inclusive, foi anunciado que o Paraná cresce o dobro do Brasil em sua atividade econômica, e agora fechamos o dia com mais esse grande anúncio”, destacou o governador.

Com previsão de inauguração em 2029, o projeto prevê a implantação de uma unidade industrial e logística de 3.000 metros quadrados. O espaço produzirá embalagens para diversas marcas, como Brahma, Skol, Stella Artois, Budweiser, Spaten e Original. O trabalho vai abastecer todos os estados, além de exportar para plantas da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile.
O objetivo da Ambev é gerar maior sinergia logística, eficiência de estoques e agilidade no escoamento dos produtos. Com isso, o projeto posiciona o Paraná na vanguarda do segmento de bebidas, fortalecendo o ambiente industrial e ampliando a capacidade regional de atendimento tanto ao mercado nacional quanto ao internacional.

Nos últimos 13 anos, a companhia investiu mais de R$ 2,5 bilhões no Estado, consolidando uma cadeia que vai do campo ao copo. Recentemente, em dezembro de 2025, a Ambev inaugurou sua nova fábrica de garrafas de vidros em Carambeí, nos Campos Gerais, com um investimento de R$ 1 bilhão.

Atualmente, a operação da Ambev no Paraná abastece todo o mercado nacional com a produção de cerveja premium, além de 20 marcas de cerveja para sete estados brasileiros. Toda essa estrutura — que envolve campos de cevada, maltarias, cervejarias, fábricas de latas de alumínio e centros de distribuição — é responsável por gerar 16 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em território paranaense.

Laranjeiras do Sul - Prefeito Jaison Mendes DÁ mais um passo importante para instalação da Lar Agroindústria na cidade


Audiência Pública do Projeto de Desenvolvimento da Suinocultura Municipal, realizada no auditório da ACILS, marcou um momento importante para Laranjeiras do Sul!

A LAR Cooperativa Agroindustrial se apresentou para assumir e dar sequência ao projeto, que estava sob a gestão da Agro Laranjeiras. Trata-se de uma cooperativa com história, estrutura e capacidade real de transformar o nosso município em uma potência produtiva na área da suinocultura.

Esse é o caminho: transparência, responsabilidade com o dinheiro público e parceiros à altura do tamanho do projeto.

A administração municipal agradece a todos que participaram e contribuíram para esse momento de construção conjunta. Juntos, vamos garantir que esse projeto gere emprego, renda e desenvolvimento de verdade para a nossa gente!

Laranjeiras do Sul - Restaurante Casa Grill tem tradicional Feijoada ...sabadoooouuu

 

Laranjal - Prefeito Maycon Lopes visita obras de readequação de estradas rurais


Prefeito Maycon Lopes, juntamente com o vereador Ronaldo Ferreira (Nano) e o secretário de Planejamento Danilo, estiveram fiscalizando as obras de cascalhamento das estradas rurais do município de Laranjal, acompanhando os trabalhos nas comunidades de Nova Pedra Branca e Rio das Conchas.

As melhorias garantem mais segurança, melhor trafegabilidade e melhores condições para o transporte da produção agrícola, beneficiando diretamente moradores e produtores rurais. A administração municipal segue trabalhando para fortalecer a infraestrutura e promover o desenvolvimento do município.

Oportunidade para os Produtores Rurais de Palmital

A Prefeitura de Palmital, por meio da Secretaria de Agricultura, convida você para o Curso de Ovinocultura de Corte. É a sua chance de participar e aprimorar seus conhecimentos para garantir uma produção cada vez mais forte e sustentável em nossa região!

Confira os detalhes:

Datas: 02 e 03 de Julho
Local: Secretaria Municipal de Agricultura

Inscrições e Informações:

Garanta sua vaga entrando em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp ou ligação:

Carina: (42) 9 9950-1479
Kéke: (42) 9 9955-9422
Davi: (42) 9 9930-7968

Capacitação para o campo, desenvolvimento para todos. Invista em conhecimento, colha resultados

Laranjeiras do Sul - Vem aí o 4º Arraiá da Comunidade de Faxinal Grande!


sexta-feira, junho 26, 2026

Candói - Atenção, produtores rurais! Neste sábado, 27 de junho, acontece o lançamento do Programa Campo Forte 2026

Atenção, produtores rurais! Neste sábado, 27 de junho, acontece o lançamento do Programa Campo Forte 2026, uma iniciativa voltada ao fortalecimento e desenvolvimento da agricultura em nosso município.

- Local: Centro Cultural Ucraniano de Candói
- Início do credenciamento: 08h00

Para garantir a participação de todos, a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito saindo das comunidades do interior. Confira os horários e itinerários e programe-se para participar deste importante momento para o futuro do campo.

Sua presença é fundamental para acompanhar as ações, programas e investimentos que impulsionam o desenvolvimento rural de Candói.

Candói desenvolvendo o campo, fortalecendo a economia e valorizando quem produz.

Nova Laranjeiras - Sindicato / SENAR e FAEP anunciam abertura das inscrições para o Curso Gratuito de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Estão abertas as inscrições para o Curso Gratuito de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Curso gratuito

Certificado de participação
1ª Turma
13 e 14 de julho
Das 18h às 22h
2ª Turma
15 de julho
Das 8h às 12h e das 13h às 17h

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Agroindústria ou pelo telefone (42) 3637-1208.