segunda-feira, junho 22, 2026

Casa Rural de Laranjeiras do Sul , tem ofertas de PNEUS - confira e venha conhecer a loja


Porto Barreiro - Secretaria de saúde realiza 2ª Plenária para debater e melhorar o departamento

                                                

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Barreiro realizou a 2ª Plenária sobre Saúde, um evento que contou com a participação de equipes de saúde, técnicos e agentes com vários assuntos em pauta.

Artagão Júnior participa das comemorações dos 32 anos de Marquinho

Marquinho comemora 32 anos de emancipação política e o evento de comemoração contou com a presença do deputado estadual Artagão Júnior, do prefeito Juninho, da primeira-dama Ticiane Varela, do vice-prefeito Antônio Vaz, vereadores, lideranças regionais e da comunidade em geral. A programação aconteceu na manhã deste domingo (21) e reuniu centenas de moradores para celebrar mais um aniversário do município.

Entre as autoridades presentes estavam os vereadores Márcia Kwapicz, Acir do Nascimento, João Iung, Wilson Calixtro e João Maria. Também participaram da festividade o padre Edinaldo Mendes Tonete e o prefeito de Foz do Jordão, Francisco Clei.

Durante o evento, Artagão Júnior e o prefeito Juninho tiveram a oportunidade de cumprimentar a população e apresentar os resultados do trabalho realizado em parceria entre o município, o Governo do Estado e o mandato parlamentar. Segundo o deputado, com o apoio do governador Ratinho Júnior, já foram viabilizados mais de R$ 32 milhões em investimentos para Marquinho.

Entre as principais conquistas estão a pavimentação de 10 quilômetros da Estrada Gleba Nove, com investimento de R$ 13 milhões, o programa Asfalto Novo, com R$ 6,5 milhões, a aquisição de maquinários e equipamentos, que somam R$ 3,7 milhões, além da construção de uma creche, no valor de R$ 1,9 milhão.

O deputado destacou a importância da união entre as lideranças locais para garantir avanços e melhorias para a população.

“Eu só tenho que parabenizar o prefeito, o vice e os vereadores pelo excelente trabalho e agradecer o governador Ratinho Júnior pela parceria que resultou nesses investimentos. Tenho certeza de que juntos vamos continuar o nosso compromisso de levar desenvolvimento e prosperidade para Marquinho”, afirmou Artagão Júnior.

As comemorações dos 32 anos do município foram marcadas por momentos de confraternização, reconhecimento das conquistas alcançadas e renovação do compromisso das lideranças com o desenvolvimento de Marquinho.

Laranjeiras do Sul - Restaurante Casa do Sabor , qualidade e preço bom com Almoço Caseiro todos os dias


Cartão Reconstrução segue sendo entregue à população de Rio Bonito do Iguaçu após o tornado

                                                       
O Cartão Reconstrução segue sendo entregue à população de Rio Bonito do Iguaçu após o tornado. Muitas famílias já foram atendidas e receberam esse importante apoio para auxiliar na reconstrução de suas casas.

A ação é realizada em parceria entre o Governo Municipal e o Governo do Estado, por meio da SEDEF, levando esperança, apoio e recomeço para quem mais precisa.

Marquinho - Município encerrou festividades de 32 anos com grande público , mostrando força e organização durante evento

 

Foram três dias inesquecíveis, celebrando a história do município , suas tradições e, acima de tudo, a força do povo marquinhense.

Um show de organização durante o evento e uma das maiores festas da região , durante os 3 dias de evento um grande público circulou no centro de eventos que pode prestigiar uma programação voltado a todos os públicos , começando pelas Olimpíadas rural que reuniu equipes e famílias , o grande Rodeio em Touros , além de apresentações de cantores regionais e shows nacionais.

O prefeito Juninho se emocionou em sua fala ao relembrar todas as conquistas do município em seu mandato ..'' Foram lutas e conquistas importantes para nossa cidade que virou um canteiro de obras , mas que acima de tudo mudou e está mudando a vida da família marquinhense , melhorando a qualidade de vida , isso é importante , cuidar das pessoas ''

Parabéns, Marquinho, pelos seus 32 anos!

Polícia Civil realiza operação preventiva em bares e veículos em Espigão Alto do Iguaçu

Ação inédita contou com a participação integrada da Polícia Penal e apoio da Polícia Militar na apreensão de veículos.

Na noite deste sábado (20), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da delegacia de Quedas do Iguaçu, realizou uma operação de patrulhamento preventivo em Espigão Alto do Iguaçu. A ação contou com abordagens a pessoas, estabelecimentos comerciais e veículos circulantes no município.

De acordo com o delegado responsável pela comarca, Dr. Leonardo Fiereck, a presença ostensiva nas ruas é uma resposta imediata às últimas ocorrências registradas na região. O objetivo, além de dar andamento aos procedimentos investigativos internos, é monitorar possíveis atividades criminosas e garantir a segurança da população local.

A PCPR está monitorando possíveis ações criminosas e dando resposta não só com investigações, mas também marcando presença no local para trazer tranquilidade aos cidadãos, cumprindo o compromisso institucional de servir e proteger", destacou o delegado.

O Dr. Leonardo Fiereck também agradeceu a colaboração dos moradores durante os procedimentos de abordagem e fiscalização realizados pelas equipes.

Integração entre forças de segurança

O diferencial da operação deste final de semana foi a atuação conjunta das forças de segurança. Pela primeira vez na região, a ação contou com a participação integrada da Polícia Penal. Além disso, a Polícia Militar prestou suporte operacional direto, auxiliando na apreensão e recolhimento de veículos que apresentavam irregularidades.

38º Jogos da Juventude do Paraná - Laranjeiras , Pinhão e Quedas do Iguaçu em primeiro lugar no pódio - VEJA



A fase regional dos 38º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) foi encerrada neste domingo (21), em Irati, após dois finais de semana de competições que reuniram cerca de 1,2 mil participantes.

 A competição definiu os representantes da região que seguirão para a fase macrorregional, marcada para acontecer no mês de agosto, Ponta Grossa.

Nas modalidades coletivas, os campeões regionais garantiram vaga na Série Ouro da próxima etapa, enquanto os vice-campeões avançaram para a disputa da Série Prata, mantendo-se na competição estadual.

No BASQUETEBOL FEMININO, Irati conquistou o título regional e avançou para a Série Ouro. Pinhão, vice-campeão, segue para a Série Prata.

No BASQUETEBOL MASCULINO, Guarapuava ficou com o primeiro lugar e União da Vitória garantiu a segunda colocação.

No FUTSAL FEMININO, o título ficou com Irati, enquanto Guarapuava terminou em segundo lugar.

Já no FUTSAL MASCULINO, São Mateus do Sul conquistou o título regional e Guarapuava ficou com a medalha de prata.

No HANDEBOL FEMININO, Pinhão sagrou-se campeão e Guarapuava ficou com o vice-campeonato.

Pelo HANDEBOL MASCULINO, Quedas do Iguaçu garantiu o primeiro lugar e Irati terminou na segunda posição.

No VOLEIBOL FEMININO, Guarapuava conquistou o título regional, com Irati ficando em segundo lugar.

No VOLEIBOL MASCULINO, Laranjeiras do Sul foi campeão e Irati vice-campeão.

Já no VÔLEI DE PRAIA FEMININO, São Mateus do Sul ficou com o título, seguido por Laranjeiras do Sul. No VÔLEI DE PRAIA MASCULINO, São Mateus do Sul também conquistou a primeira colocação, com Quedas do Iguaçu em segundo.

A classificação completa de todas as modalidades pode ser consultada nos documentos oficiais dos Jogos da Juventude do Paraná.

Candói - Prazo para aproveitar o desconto de 20% no pagamento à vista do IPTU 2026 está terminando.

O prazo para aproveitar o desconto de 20% no pagamento à vista do IPTU 2026 está terminando.

Não deixe para depois. Garanta seu desconto e evite transtornos de última hora.
Prazo final: 8 de julho

Pagamento disponível no Setor de Tributação da Prefeitura ou pelo Portal do Contribuinte.

Regularize sua situação, aproveite o benefício e contribua para o desenvolvimento de Candói.

Não perca o prazo. Depois do dia 8 de julho, o desconto de 20% não estará mais disponível.

Sancionada lei que reajusta piso salarial dos professores da educação básica para R$ 5,1 mil


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.437/26, que reajusta o piso salarial dos professores da educação básica para R$ 5.130,63 em 2026. O novo valor representa aumento de 5,4% em relação ao piso anterior, incluindo ganho acima da inflação.

A lei, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (19 de junho de 2026), também cria uma nova regra para os reajustes anuais.

CALCULO

A partir de agora, o aumento será calculado com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 50% da média de crescimento real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nos cinco anos anteriores.

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação pública no Brasil e repassa recursos a estados e municípios para custear a educação básica.

Pela nova regra, o reajuste não poderá ser menor que a inflação nem maior que o crescimento da receita do Fundeb.

A nova lei tem origem na Medida Provisória 1334/26.

IMPACTO FINANCEIRO

De acordo com estimativa da Consultoria de Orçamentos do Senado, o impacto estimado é de R$ 6,4 bilhões em 2026 e será suportado, principalmente, por estados, municípios e pelo Distrito Federal.

TERRENOS DA MARINHA

A lei também amplia até o fim de 2028 o prazo para que a União conclua a identificação de imóveis federais localizados em áreas costeiras e às margens de rios federais navegáveis, incluindo terrenos de marinha.

O objetivo é permitir a continuidade de processos já em andamento.

PRC-466 terá detonação de rochas entre Pitanga e Turvo - Bloqueio TOTAL

Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PRC-466 será interditada na próxima quarta-feira (24) do km 195 ao km 208, entre Pitanga e Turvo, para detonação de rochas, parte da obra de duplicação da rodovia.

A partir das 14h o tráfego de veículos será interrompido para acionamento dos explosivos, seguido pela operação de remoção do material resultante e limpeza da pista. O trecho deve ser totalmente liberado a partir das 17h.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do trecho, respeitando a sinalização provisória no local.

OBRA

A duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo tem 45,5 quilômetros de extensão, com um investimento de R$ 514,2 milhões. Ela contempla também a restauração em concreto da pista existente (whitetopping), três viadutos, uma passarela e novas pontes sobre o Rio Carazinho e o Rio Bonito. Atualmente a obra está 36,33% executada.

domingo, junho 21, 2026

Guarapuava - MP parte para cima e denuncia Vereador Professor Pablo por ataques à vereadora

A denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná contra o vereador Professor Pablo, de Guarapuava, transcende uma simples disputa ideológica dentro da Câmara Municipal. O caso coloca no centro do debate uma das questões mais sensíveis da democracia brasileira contemporânea: até onde vai a liberdade de confronto político e onde começa a violência política de gênero.

A acusação, formalizada pela Promotoria Eleitoral da 44ª Zona Eleitoral, sustenta que o parlamentar teria constrangido, humilhado e perseguido a vereadora Professora Terezinha em razão de sua condição de mulher, buscando dificultar o exercício de seu mandato. O enquadramento foi feito com base no artigo 326-B do Código Eleitoral, dispositivo criado justamente para enfrentar uma prática historicamente presente na política brasileira: a intimidação de mulheres que ocupam espaços de poder.

Os fatos remontam à sessão de 3 de março de 2026. Na ocasião, Professora Terezinha defendia um projeto que propunha a alteração da nomenclatura do “Dia do Vereador” para “Dia do Vereador e da Vereadora”, uma medida simbólica voltada à inclusão de gênero. Durante o debate, a parlamentar também abordou temas relacionados à violência contra a mulher, ao feminicídio e à desigualdade de representação política.

Segundo a denúncia, a reação do vereador extrapolou os limites da divergência parlamentar. O Ministério Público entende que expressões utilizadas para desqualificar a fala da vereadora, associando sua manifestação a “show” e “gritaria”, reproduzem estereótipos historicamente empregados para reduzir a participação feminina no debate político, atribuindo às mulheres características de descontrole emocional ou incapacidade para o exercício do contraditório democrático.

Mais grave, segundo a acusação, foi a sequência dos acontecimentos. O vereador não apenas rebateu o discurso da colega como também protocolou representação por quebra de decoro parlamentar contra ela poucos dias depois. Para o Ministério Público, a medida não teria fundamento legítimo e teria sido utilizada como instrumento de intimidação institucional.

O ponto central da denúncia não está na discordância política. Em uma democracia, parlamentares têm o direito, e muitas vezes o dever, de divergir. O que está em discussão é se mecanismos institucionais foram utilizados para constranger uma mulher justamente quando ela exercia seu mandato em defesa de pautas relacionadas aos direitos femininos.

A importância da atuação do Ministério Público reside exatamente nessa distinção.

Durante décadas, episódios semelhantes foram tratados como “brigas políticas”, “debates acalorados” ou simples embates ideológicos. A legislação brasileira mudou esse entendimento ao reconhecer que mulheres na política frequentemente enfrentam formas específicas de violência que não se dirigem apenas às suas ideias, mas à sua condição de gênero. A Lei 14.192/2021 e o artigo 326-B do Código Eleitoral nasceram para combater esse fenômeno.

Os tribunais eleitorais e o Ministério Público têm ampliado a fiscalização sobre esse tipo de conduta. Em decisões recentes pelo país, denúncias e condenações por violência política de gênero vêm consolidando o entendimento de que o direito à participação política feminina deve ser protegido de atos de humilhação, perseguição e intimidação.

Outro aspecto relevante da denúncia é o pedido de reparação de danos e indenização por dano moral coletivo. O Ministério Público sustenta que a eventual violência política de gênero não afeta apenas a vítima direta. O impacto alcança toda a coletividade feminina ao reforçar barreiras simbólicas que historicamente afastaram mulheres dos espaços de decisão.

O argumento possui forte fundamento democrático. Quando uma mulher eleita é alvo de ataques relacionados à sua condição feminina, a mensagem transmitida ultrapassa o plenário. O efeito pode desencorajar outras mulheres a disputar eleições, ocupar cargos públicos ou participar da vida política.

Em Guarapuava, o caso ganha ainda mais relevância porque ocorre em um momento em que o município tem ampliado o debate sobre políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e ao fortalecimento da participação feminina nos espaços institucionais.

Naturalmente, caberá à Justiça Eleitoral analisar as provas, garantir ampla defesa ao vereador denunciado e decidir se houve ou não a prática do crime apontado pelo Ministério Público. Esse é o caminho correto em qualquer Estado Democrático de Direito.

Mas há uma conclusão que já pode ser extraída do episódio: a política brasileira está mudando. Condutas que por muito tempo foram relativizadas ou tratadas como parte do “jogo político” passaram a ser examinadas sob a ótica dos direitos fundamentais, da igualdade de gênero e da proteção da representação democrática.

E isso não representa censura ao debate político. Representa, antes de tudo, a exigência de que ele ocorra dentro dos limites do respeito institucional e da igualdade entre homens e mulheres.

Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019

Paraná reduziu a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais de 3,6% para 3,3% entre 2024 e 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados nesta sexta-feira (19 de junho de 2026) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mantém o Estado abaixo da média nacional, que ficou em 4,9%, e reforça uma trajetória consistente de melhora dos indicadores educacionais desde 2019.

O levantamento mostra que o Paraná segue entre os estados com os menores índices de analfabetismo do País. Na prática, a redução de 0,3 ponto percentual em apenas um ano significa que milhares de paranaenses passaram a ter acesso às habilidades básicas de leitura e escrita, ampliando suas oportunidades de inserção social e econômica.

Desde que o IBGE passou a divulgar a atual série histórica da PNAD Contínua Educação, em 2016, o Paraná atingiu seu maior índice de analfabetismo em 2018, quando a taxa chegou a 4,6%. A partir de 2019, porém, o indicador passou a apresentar trajetória de queda, recuando para 4,2% naquele ano e chegando a 3,3% em 2025, o menor patamar registrado na série.

Ao comentar o resultado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou que, para o Governo do Estado, a educação é a principal ferramenta para transformar a vida das pessoas. “Por isso o Paraná vem investindo desde 2019 na melhoria da aprendizagem, na valorização dos professores, na modernização das escolas e em parcerias com os municípios para fortalecer a alfabetização. A redução do analfabetismo mostra que esse trabalho está gerando resultados concretos e ampliando as oportunidades para milhares de paranaenses”, afirmou.

"Também iniciamos uma nova relação entre o Estado e os municípios na área da educação. Por meio do programa Educa Juntos, passamos a desenvolver ações integradas para fortalecer a alfabetização e melhorar a qualidade do ensino desde os primeiros anos da vida escolar. Esse trabalho ajudou a criar um padrão de ensino em todo o Paraná, fazendo com que os estudantes cheguem mais preparados aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio, o que contribui para melhorar toda a trajetória educacional", acrescentou o governador.

REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO

Os dados também apontam avanços na redução das diferenças entre homens e mulheres. Enquanto a taxa de analfabetismo masculina permaneceu estável em 2,8% entre 2024 e 2025, o índice entre as mulheres caiu de 4,3% para 3,8% no período.

Com isso, a diferença entre os dois grupos foi reduzida de 1,5 para 1 ponto percentual em apenas um ano. O resultado indica que o acesso à educação tem avançado de forma mais acelerada entre as mulheres, contribuindo para diminuir desigualdades históricas observadas nesse indicador.

Violência contra a mulher - Estado mobiliza municípios para a 4ª Caminhada do Meio-Dia; ato ocorre no dia 22 de julho

Faltando pouco mais de um mês para a 4ª Caminhada do Meio-Dia, o Governo do Paraná já iniciou a mobilização de municípios e instituições para ampliar a participação na ação estadual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a caminhada acontecerá em 22 de julho, simultaneamente em diversas cidades paranaenses, como parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.

A mobilização tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência contra as mulheres, fortalecer a rede de proteção e ampliar o engajamento da população na prevenção e no enfrentamento ao feminicídio.

Neste ano, a Semipi intensificou a articulação com os municípios para ampliar a adesão ao movimento. Durante os meses de junho e julho, a secretaria tem promove reuniões e ações de mobilização com prefeitas e prefeitos, primeiras-damas, gestoras municipais, lideranças religiosas, profissionais da comunicação, conselhos de direitos e representantes da sociedade civil organizada. A iniciativa busca fortalecer o alcance da campanha e garantir uma participação ainda maior em todas as regiões do Estado.

A mobilização conta com o apoio de instituições públicas, entidades da sociedade civil e diversos segmentos da comunidade paranaense. A proposta é reforçar o compromisso coletivo com a prevenção da violência de gênero e a construção de uma cultura de respeito e valorização da vida das mulheres.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, a Caminhada do Meio-Dia representa um momento de união e responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade.

“A Caminhada do Meio-Dia é um convite para que toda a sociedade se una no enfrentamento à violência contra as mulheres. Cada participante reforça a mensagem de que o feminicídio não pode ser naturalizado e de que a prevenção depende do envolvimento de todos. Nosso objetivo é sensibilizar a população, fortalecer a rede de proteção e promover uma cultura de respeito, igualdade e valorização da vida das mulheres”, afirma.

Nas edições anteriores, a Caminhada do Meio-Dia reuniu milhares de participantes em diferentes regiões do Paraná, consolidando-se como uma das principais manifestações públicas de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado.

Durante o ato, a população é convidada a vestir roupas brancas e participar da caminhada como forma de demonstrar apoio à causa e compromisso com a construção de uma sociedade livre da violência de gênero.

CAMINHADA DO MEIO-DIA

A Caminhada do Meio-Dia é uma mobilização estadual realizada anualmente no Paraná como parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A iniciativa reúne órgãos públicos, instituições, entidades da sociedade civil e a população em geral em um ato coletivo de conscientização sobre a gravidade do feminicídio e das demais formas de violência contra as mulheres.

DIA ESTADUAL

A mobilização marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 2018, em Guarapuava. Neste ano, a expectativa é ampliar a participação de municípios, instituições públicas, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias em uma demonstração coletiva de repúdio à violência de gênero.

Laranjeiras do Sul - Restaurante Casa Grill , domingo é dia de churrasco !!

 

Palmital - Cidade agora tem LEI que regulamenta o USO de Motonetas e veículos elétricos - VEJA

A Prefeitura de Palmital informa que foi sancionada a Lei Municipal nº 1.377/2026, que estabelece ações de conscientização, orientação, segurança e fiscalização para o uso de veículos elétricos de mobilidade individual no município.

A nova legislação busca promover mais segurança no trânsito, orientar condutores e incentivar o uso responsável de motonetas elétricas, bicicletas elétricas e demais equipamentos de mobilidade individual.

Fique atento às principais orientações:

• Use capacete e equipamentos de segurança;
• Respeite o limite de velocidade de até 32 km/h;
• Circule preferencialmente em ciclovias, ciclofaixas e pistas de rolamento;
• Não utilize calçadas e áreas exclusivas para pedestres;
• Respeite as normas de trânsito e os demais usuários das vias.

Mobilidade moderna também exige responsabilidade. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos.

Rio Bonito do Iguaçu - Prefeito Sezar Bovino e Deputado Gugu Bueno entregam de recursos a empresários da cidade que foram atingidos pelo Tornado


O programa FECAP Empresas foi apresentado oficialmente, trazendo apoio aos empreendedores que foram atingidos pelo tornado e ajudando na retomada dos negócios, da economia e dos empregos no município.

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica dos recursos aos empresários contemplados, um momento de esperança, união e recomeço.

Mais do que investimento, o FECAP Empresas representa confiança e força para seguir reconstruindo histórias

Quedas do Iguaçu - Prefeito Rafael inicia implantação de ruas com PAVERS pela cidade , as obras não param

                                                 

            Acompanhe as obras de infraestrutura no Bairro Iagoda! Estamos dando sequência aos trabalhos de drenagem e manilhamento, essenciais para garantir a qualidade e durabilidade da futura pavimentação por paver.

Esta etapa é fundamental: antes de colocar o paver, precisamos garantir que a água tenha para onde correr. Isso evita problemas futuros e assegura mais dignidade e qualidade de vida para todos os moradores do nosso bairro.

sábado, junho 20, 2026

Ação solidária com oficina culinária em prol da Associação Braspol Mali Polacy de Virmond

Participe do projeto Sabores que preservam histórias, uma ação solidária com oficina culinária em prol da Associação Braspol Mali Polacy de Virmond.

Garanta sua compra antecipada de pierogi ou lasanha e contribua com essa causa cheia de significado.

Retirada no dia:

04 de julho
Das 9h às 12h30
Pavilhão da Igreja Matriz Nsa. Sra. do Monte Claro

IBGE abre processo seletivo para preencher 1,4 mil vagas

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a contratação temporária de 1.414 profissionais começam nesta quarta-feira (17) e seguem até as 23h59 de 15 de julho, no horário de Brasília.

Os aprovados atuarão nas operações do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e também no levantamento do Censo Nacional da População em Situação de Rua.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal da banca organizadora contratada, o Instituto Avalia.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre 17 de junho e 15 de julho. O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 30% para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas quilombolas, conforme a legislação vigente. 

Remunerações 

Os aprovados para o cargo de agente censitário de qualidade, que exige ensino médio completo, terão salário mensal de R$ 2.932. Já para as funções de analista censitário, que exigem nível superior em áreas específicas, a remuneração é de R$ 5.255,40.