quinta-feira, outubro 31, 2024

Empresário Laranjeirense, Herbert Kuerten, é vítima fatal em um acidente de MOTO

Empresário Laranjeirense, Herbert Kuerten, foi vítima fatal em um acidente ocorrido, nesta quinta feira 31, na PR - 281, próximo a São João - Pr. Segundo a Policia Rodoviária Estadual, a moto colidiu com um caminhão, que seguia no sentido contrário da pista. Herbert era sócio proprietário da Via Rápida, Giatech - Provedor de internet.

Eleições 2024 - Como fica o tabuleiro político do Paraná e quem são as lideranças fortalecidas rumo a 2026

As eleições municipais de 2024 no Paraná ultrapassaram a definição de novos prefeitos e vereadores e redefiniram as forças políticas estaduais. Algumas lideranças consolidaram sua base de apoio, enquanto outras viram sua influência diminuir. Este cenário não só antecipa novas alianças e desafios, mas também direciona o caminho para as eleições estaduais de 2026. Confira a seguir minha análise sobre quem avançou, diminuiu ou estagnou sua liderança política e as possíveis repercussões desses resultados.
Ratinho Jr., Alexandre Curi e os partidos que ganharam tração para 2026

Os prefeitos eleitos nos maiores colégios eleitorais se destacam pela possibilidade de implementar políticas públicas regionais de peso e de contribuir para a base dos líderes estaduais. Em especial, a necessidade de harmonizar com as diretrizes da reforma tributária será um ponto essencial para os próximos anos, exigindo dos prefeitos e vereadores habilidade em equilibrar finanças públicas e obter resultados concretos para suas regiões.

Com o final do segundo turno, o partido do governador Ratinho Jr., que já havia conquistado 40% das prefeituras do estado, avançou na sua representatividade com a vitória de Eduardo Pimentel, em Curitiba, e Tiago Amaral, em Londrina. A liderança do governador foi decisiva para a reorganização da campanha de Pimentel e consolidou sua influência na capital. O PSD agora é o partido com mais dirigentes municipais no estado.

Outro grande destaque foi o deputado Alexandre Curi, do PSD, que conseguiu expandir significativamente seu capital político. Agora presidente da Assembleia Legislativa, ele se consolidou como um dos articuladores mais fortes do estado, apoiado por uma rede de mais de 168 prefeitos e 600 vereadores que conseguiu eleger, fortalecendo sua base política. Soma-se a isso também o fato de ter assumido parte relevante da coordenação de campanha de Eduardo Pimentel no segundo turno. Esta articulação o coloca em uma posição de protagonismo para a possível candidatura ao governo estadual em 2026.

O ex-deputado Deltan Dallagnol, recém-filiado ao Partido Novo, surpreendeu ao revitalizar o partido e expandir sua presença no estado, apesar de enfrentar obstáculos após a cassação de seu mandato. Seu trabalho foi notável em cidades como Cascavel, onde o Novo elegeu o vice-prefeito e mesmo em Curitiba, onde o partido conquistou uma cadeira adicional na Câmara dos Vereadores. Esta nova liderança faz de Dallagnol uma peça influente no tabuleiro político do Paraná.

O fortalecimento de legendas como o Republicanos e o Podemos também marcou esta eleição. Sob a liderança de Marcelo Almeida e Denian Couto, esses partidos obtiveram avanços expressivos na capital e contribuíram decisivamente para o sucesso de Eduardo Pimentel, candidato apoiado pelo governador Ratinho Júnior. Este sucesso representa não só a consolidação da base aliada do governador, mas também uma aliança estratégica para as eleições de 2026.

Em termos de números, o Republicanos elegeu 16 prefeitos (um aumento de 170% em relação a 2020), 18 vices e 258 vereadores (um crescimento de 209% em relação a eleição municipal anterior).

O PL também avançou significativamente no estado, saltando de 31 para 52 prefeituras.

O PSOL, por sua vez, alcançou uma conquista inédita em Curitiba ao eleger sua primeira vereadora, a professora Angela. Essa vitória representa um marco para o partido, ainda em processo de expansão de sua base de apoio no Paraná.

Em Cascavel, o ex-prefeito Paranhos demonstrou habilidade política ao conseguir transferir seu apoio para o sucessor, evidenciando seu forte capital político local. Sua liderança foi fundamental para essa transição, uma conquista importante em um cenário de alta competitividade. Outros prefeitos não tiveram a mesma facilidade.
Ney Leprevost, Rafael Greca e os partidos que não avançaram no seu capital político

Quem saiu com um gosto amargo desta eleição foi o deputado Ney Leprevost que enfrentou uma perda significativa de capital político. Apontado como um dos favoritos para a prefeitura de Curitiba em ciclos eleitorais anteriores, ele não conseguiu traduzir esse apoio em resultados. Com a popularidade em baixa, Leprevost agora tem o desafio de reconquistar seu espaço e garantir sua reeleição como deputado estadual, ao passo que seu irmão também não obteve sucesso na tentativa de conquistar uma cadeira na Câmara de Curitiba.

Outro político cuja influência foi abalada é o senador Sérgio Moro. Apoios em diversas cidades resultaram em derrotas e, mesmo nas cidades em que saiu vitorioso como Ponta Grossa, a eleição dos prefeitos se deu mais pelo cenário do que por sua influência, o que deixou sua posição de força enfraquecida. Em Curitiba, a tentativa de fortalecer a chapa de Ney Leprevost com a participação de sua esposa como vice-candidata não surtiu efeito e terminou em bate-boca público nas redes sociais com Leprevost. Com aliados perdendo espaço em várias regiões, Moro terá um desafio significativo para reverter essa situação nos próximos anos.

O Partido dos Trabalhadores (PT), ao apoiar Luciano Ducci em Curitiba em vez de lançar um candidato próprio, sofreu uma perda de apoio e exposição. O desempenho limitado também se refletiu em outras cidades, como Guarapuava, onde o PT não conseguiu avançar devido a barreiras impostas por alianças locais. Esta estratégia restritiva expôs a dificuldade do PT em ampliar seu alcance no Paraná, uma realidade que afeta também outros partidos progressistas como o PSOL.

Tanto o PT quanto o PDT (Partido Democrático Trabalhista) poderiam ter alcançado resultados melhores, ao menos no que diz respeito à eleição de vereadores, se tivessem lançado candidatos próprios, como os nomes de Carol Dartora e Goura, respectivamente.

Para além da capital, PT e PDT tiveram uma drástica redução de espaço. O PT saiu de 8 para apenas 3 prefeituras, e o PDT diminuiu sua representatividade de 17 para 5.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, teve sua popularidade abalada por conflitos internos e desgaste com figuras da oposição. Esse contexto pode reduzir suas chances de protagonismo nas disputas estaduais de 2026, impactando o alcance de sua influência.
A situação dos Progressistas (PP)

Embora não tenha avançado, o Progressistas (PP) manteve sua posição de força no Paraná, elegendo 61 prefeitos e 51 vice-prefeitos em várias regiões do estado. Em Curitiba, a deputada Maria Victoria, filha do líder Ricardo Barros, demonstrou resiliência e capacidade de organização, ainda que com desempenho inferior em relação às eleições anteriores. No entanto, essa estabilidade fortalece o PP como uma das principais forças políticas do estado. Já Ricardo Barros pode enfrentar obstáculos na sua relação com o Palácio do Governo pelos embates que realizou em cidades onde o governador também tinha seu candidato.
Perspectivas para 2026

As eleições de 2024 reconfiguraram o panorama político municipal e criaram uma base para novos embates em 2026. Enquanto alguns grupos buscam reconquistar influência, outros, como o PSD e o Republicanos, saem fortalecidos e prontos para explorar o momento. Partidos tradicionais como o PT e o PDT vão precisar repensar suas estratégias de coalizão, já que o apoio a candidatos de centro se mostrou menos eficiente na ampliação de suas bases.

Os resultados das eleições em Curitiba e em outras cidades-chave do Paraná confirmam uma tendência conservadora que se fortaleceu no estado. Candidatos alinhados à direita obtiveram 65% dos votos na capital, enquanto os partidos de esquerda, incluindo o PT, conquistaram pouco mais de 20%. Esse cenário reflete um perfil político conservador, amplamente representado pela predominância do PSD e do PL nas administrações municipais.

A configuração atual sugere que as eleições de 2026 devem seguir essa inclinação, com os partidos conservadores possivelmente consolidando ainda mais seu espaço. O desafio para os partidos de esquerda será articular novas estratégias de penetração regional para reequilibrar essa balança, caso desejem aumentar sua relevância no estado

PRF apreende mais de 1 tonelada de maconha nesta quinta (31) em Guarapuava

Na manhã desta quinta-feira (31 de outubro), por volta das 09 horas, policiais rodoviários federais realizavam ronda ostensiva na BR 277, em Guarapuava, quando deram ordem de parada ao condutor de um caminhão Scania que tracionava um semi reboque Librelato de emplacamento paraguaio.

O motorista estacionou o caminhão no acostamento, e em seguida, antes mesmo da chegada dos policiais até o veículo, desembarcou do veículo e correu em direção à mata. Os policiais foram atrás em busca do motorista, mas não foi encontrado.

Ao retornar para o veículo, foi realizada a fiscalização do caminhão e do semi reboque, sendo encontrada grande quantidade de maconha em formato de tabletes, posteriormente feita a pesagem de 1.045Kg da droga.

Após a droga ter sido encontrada, o caminhão com o ilícito foi encaminhado para a delegacia de Polícia Federal de Guarapuava.

Oportunidade de Emprego em Laranjeiras do Sul - veja as vagas

                     

Rio Bonito do Iguaçu - Secretaria de Saúde realiza arrastão no combate a proliferação da DENGUE

A dengue é uma das doenças mais conhecidas no Brasil e tem nos desafiado há décadas. Com o passar dos anos, passamos a atuar de forma mais eficaz no combate à dengue, mas devemos nos manter em estado de alerta.

A efetividade do combate à dengue tem muito a ver com a prevenção contínua. Cada brasileiro pode fazer a sua parte para reduzir o número de pessoas infectadas e, consequentemente, minimizar o risco de complicações e óbitos.

Hoje 31, a Secretaria de Saúde estando a frente a equipe de Epidemiologia e o ACS do município, estão nas ruas da cidade fazendo um arrastão de combate a Dengue, para prevenir o aparecimento de novos casos desta doença que pode matar. Pedimos a população que continuem nos ajudando nesse combate.

Laranjeiras do Sul - Oportunidade de Emprego

 Envie seu currículo com foto para o WhatsApp 42984114297

Confira documentos aceitos nos dois dias de provas do ENEM

Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os documentos podem ser apresentados no formato digital no próprio celular do candidato pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos.

Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar contratempos nos dias das provas.

Para o participante estrangeiro acessar a sala de aplicação das provas é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, como passaporte e identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.

Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.
Situações

Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência (B.O.) expedido por órgão policial não será mais aceito, diferentemente de edições anteriores, com o objetivo de garantir mais segurança ao exame. Nessas situações, será necessário apresentar uma versão digital dos documentos aceitos ou de outro documento de identidade com foto válido.

Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais apresentadas fora de seus aplicativos oficiais ou que não tenham foto não serão aceitos pelo fiscal de sala.

De acordo com o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificada, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Nessa situação, um colaborador contratado para trabalhar no dia da aplicação da prova do Enem deverá fazer a coleta de informações pessoais e a captura de foto da face do participante e do documento de identificação apresentado, nas dependências físicas onde será realizado o exame.

Em caso de o participante usar máscara de proteção à doença infectocontagiosa, será necessária a retirada do item do rosto para identificação.
Documentos válidos

O Inep considera a lista abaixo de documentos válidos para identificação do participante brasileiro:
Serviço

Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30.

Os participantes regulares do Enem terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia de provas. A aplicação do exame termina às 19h (horário de Brasília). Quem solicitou tempo adicional e teve o pedido aprovado pelo Inep poderá concluir as provas até as 20h. A duração regular do segundo dia de provas terá cinco horas.

Confira abaixo as matérias cobradas em cada um dos dois domingos do Enem 2024.
Enem

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.

Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de animais

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (30) regras mais rígidas para o transporte de animais em voos. Os tutores poderão rastrear os pets em todas as etapas do transporte aéreo, do embarque ao desembarque. Esse monitoramento será feito por meio de câmeras e aplicativos, informou o Ministério de Portos e Aeroportos, que anunciou as novas normas, chamadas Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata).

Outra medida é que as companhias aéreas terão de oferecer serviços veterinários para emergências, como forma de garantir que os animais irão receber o atendimento adequado.

O plano ainda prevê criação de canal direto de comunicação com os tutores, que irá fornecer informações sobre a situação do voo; capacitação e treinamento dos profissionais do setor aéreo e controle do serviço prestado. As regras serão publicadas nesta quinta-feira (31) e entrarão em vigor.

Caberá à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fiscalizar o cumprimento do plano. As empresas aéreas terão prazo de 30 dias para se adaptarem às normas.

O plano foi elaborado por um grupo de trabalho, formado por representantes de nove órgãos governamentais, entidades de proteção animal, companhias aéreas, que analisou mais de 3,5 mil sugestões da sociedade.

O plano é apresentado seis meses após a morte do golden retriever Joca. O cão morreu em uma caixa de transporte após a falha no transporte aéreo pela Gol. O animal deveria ter sido levado a Sinop (MT), em um voo de cerca de 2h30 de duração, porém teve o destino alterado por erro. Joca foi transportado para Fortaleza e depois retornou para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, resultando em cerca de 8 horas dentro de voos.

O laudo veterinário apontou estresse, desidratação e problemas cardíacos como causas da morte.

Ratinho Jr defende resolução imediata para por fim à invasão de terras federais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quarta-feira (30), em Brasília, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, e reforçou a necessidade de resolução imediata das invasões de terras no Oeste do Paraná, principalmente em Guaíra e Terra Roxa. A ideia é evitar uma escalada da violência e dar uma solução definitiva que garanta a segurança dos agricultores, indígenas e moradores da região.
Ação dos partidos

Durante a reunião, que foi acompanhada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, e o procurador-geral do Estado, Luciano Borges, Ratinho Junior reforçou o pedido da análise do STF de uma ação movida pelos partidos PP, PL e Republicanos que pede a autorização para que as polícias Militar e Civil estaduais possam auxiliar no plano de ação para eventuais reintegrações de posse de propriedades privadas.

Por se tratar de invasão promovida por indígenas, a administração estadual não tem poder, nas atuais condições, para estabelecer sozinha uma mediação, que deve ser assumida pela União e o Poder Judiciário.


Outra proposta feita pelo governador do Paraná é para que o ministro do STF, Gilmar Mendes, analise a possibilidade de cessão de uma área de aproximadamente 40 mil hectares em Ilha Grande, próxima à Guaíra, e que poderia ser utilizada para o reassentamento dos indígenas.

Laranjeiras do Sul - CASA do SABOR já está atendendo - café , lanches e marmitas , ao lado da Comercial IVAIPORÃ

*Almoços livre e por kg, buffet livre por 29,90

*Marmitas

*Café da manhã

Oportunidade de Emprego em Laranjeiras do Sul

 

Nova Laranjeiras - Prefeito Fabio nomea mais cargo comissionado

 

Laranjeiras do Sul - Mariano ATACADISTA , menor preço sempre e Hoje é QUINTA da PADARIA .... antigo CONAFRI



 

Batalhão de Polícia Ambiental reforça ações na PIRACEMA que inicia dia 1º e vai até 28 de fevereiro

                      
O defeso da Piracema, período de restrição à pesca de espécies nativas para preservar a reprodução, começa nesta sexta-feira (1º) e vai até 28 de fevereiro. O período será marcado por diversas ações para intensificação de fiscalização realizadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental.

Denúncias a respeito da prática irregular de pesca nesse período podem ser feitas de maneira anônima pelo Disque Denúncia 181.

SE A MODA PEGA - Polícia Rodoviária Federal realiza operação com foco em fiscalização de veículos escolares em Guarapuava

Polícia Rodoviária Federal (PRF) está intensificando uma operação com foco em fiscalização de veículos escolares em Guarapuava. A operação ocorreu nos dias 28 e 29 de outubro e teve como objetivo verificar as condições de segurança dos veículos e a documentação dos condutores, para assegurar que o transporte escolar seja feito de forma adequada e segura.

Durante as fiscalizações, foram analisados alguns itens importantes, como, por exemplo, o correto uso de equipamentos de segurança, o estado de conservação dos veículos e a capacitação dos motoristas para exercer a função.

É obrigatório que o motorista de transporte escolar tenha um curso especializado de capacitação e além disso, o veículo usado no transporte precisa estar em conformidade com as exigências de transporte escolar seguro, sendo necessária comprovação de inspeção semestral dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

A fiscalização de transportes escolares pela PRF é essencial para garantir a segurança das crianças e adolescentes que dependem desse meio de transporte.

Prefeito que atropelou e matou MOTOCICLISTA estava com CNH cassada , é o mesmo que foi flagrado com GALOS de RINHA no carro da prefeitura

Leonir Antunes dos Santos, prefeito de Boa Vista da Aparecida, está com o direito de dirigir suspenso. Ele não poderia estar conduzindo o Cruze, que pertence à frota municipal, que causou acidente com a morte de Renan Cesar, de 26 anos, na PR 484 em Quedas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, na noite de sábado (26/10). 

O motivo que levou à suspensão da CNH foi ter sido flagrado embriagado no ano de 2018 na direção de um carro, na BR 163 em Capitão Leônidas Marques. Na época a PRF (Polícia Rodoviária Federal) responsável pelo flagrante submeteu o prefeito ao teste do etilômetro que apontou 0,14 miligramas de álcool no sangue. 

Como não ultrapassou o limite, que é de 0,30 mg/l, ele não ficou preso. Considerada multa gravíssima levou a suspensão do direito de dirigir por 24 meses.

Nesta ocasião ele conduzia o Jetta, que também pertence ao Município. Mesmo carro que ele foi flagrado cometendo outro crime, transporte de galos de rinha.

O Cruze, ano 2023, acumula 16 multas, duas delas ainda não foram pagas. Até agora foram gastos aproximadamente R$ 4.919,02 no pagamento das multas, ainda faltam duas, que somadas chegam a R$ 612,85 (o valor pode variar conforme desconto e juros).

São 11 multas acumuladas no nome de Leonir. Confira a descrição de todas as multas e também a nota oficial da prefeitura de Boa Vista da Aparecida

Procura-se cachorro desaparecido em Laranjeiras do Sul, mediante recompensa

                                      

Adquira agora o Cartão REDECON e aproveite uma série de benefícios exclusivos!


 

quarta-feira, outubro 30, 2024

OAB - Chapa XI de Agosto apresenta grupo para disputar a eleição da nova Presidência da Subseção de Laranjeiras do Sul

No próximo dia 22 de novembro de 2024, OAB vai eleger novos presidentes e a Subseção de Laranjeiras do Sul tem novamente a oportunidade de eleger uma nova gestão comprometida com o fortalecimento da  classe, tanto em nível estadual quanto local.

Apresentamos a chapa XI de Agosto para a Subseção de Laranjeiras do Sul e também para a OAB Paraná.

Nosso grupo é composto por profissionais dedicados e prontos para trabalhar pela valorização da advocacia na nossa região:

• Ricardo Dagostim – Presidente
• Carla Farias – Vice-Presidente
• Luana Raesk dos Santos – Secretária-Geral
• Mario José Machado e Silva – Secretário-Geral Adjunto
• Cristhiane Zaniolo – Tesoureira
• Tiago Mariot – Diretor de Prerrogativas
• Maria Eduarda Pavlak Pinto de Oliveira – Diretora da Jovem Advocacia
• Maressa Pavlak Melati – Conselheira Estadual
• Kawana Scopel- Representante em Cantagalo
• Peterson Barbosa - Delegado da CAA
• Luiz Fernando Casagrande Pereira - Presidente da OAB/PR
• Graciela Marins - Vice Presidente da OAB/PR
• Fernando Deneka - Presidente da CAA

Contamos com o seu apoio e seu voto para que, juntos, possamos construir uma advocacia mais forte e unida em toda Subseção de Laranjeiras do Sul e em todo o Paraná.

No dia 22 de novembro, vote XI de Agosto para a Seccional Paraná e para a Subseção de Laranjeiras do Sul. Estamos prontos para representar e lutar pelos interesses da nossa classe!

Guaraniaçu - Prefeitura irá promover MEGA EVENTO com SHOWS Nacionais

 

Paraná foi o estado que mais colocou mulheres no mercado de trabalho em nove meses

De janeiro e setembro deste ano, as Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados de atendimento colocaram 55.714 mulheres em vagas de emprego com carteira assinada. Além da liderança isolada no ranking nacional de empregabilidade feminina pela Rede Sine, esse resultado também representa 40% dos 138.101 empregos ocupados por ela através do sistema em todo o país.

O estado de São Paulo colocou 21.378 mulheres em vagas de emprego em nove meses, ficando em segundo lugar. Na terceira posição, o Ceará encaixou 16.268 trabalhadoras no mesmo período.

Entre os estados da região Sul, o Paraná foi responsável por 78% de todos os 71.170 postos de trabalhos ocupados por elas de janeiro a setembro de 2024. As agências do Trabalhador do Rio Grande do Sul intermediaram 11.244 contratos de trabalho, enquanto Santa Catarina encaixou 4.212 trabalhadoras por meio do Sine.

Em comparação aos primeiros nove meses de 2023, quando 45.007 postos de trabalho foram preenchidos por elas no Paraná, por meio do mesmo sistema, o avanço foi de 24%.

O Paraná também ocupou a liderança no ranking nacional de empregos ocupados por elas em setembro, com 5.849 colocações intermediadas por Agências do Trabalhador. Esse volume de contratos representou 34% dos 43.645 encaixes de mulheres registrados pelo Sine nacional. Os estados do Ceará e de São Paulo, segundo e terceiro colocados, fecharam o mês com 5.000 e 3.833 colocações, respectivamente.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, atribui o desempenho das mulheres no mercado de trabalho ao conjunto de ações adotadas pela pasta para promover ao emprego em todo o Estado, como mutirões de emprego e a oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos, disponíveis em todas as regiões do Paraná. “As mulheres são a maioria em ações de empregabilidade realizadas pelo Governo do Estado. Elas têm, inclusive, procurado por aperfeiçoamento profissional em áreas até então dominadas por homens, com destaque para a construção civil e a indústria”, pontuou.

Setor em expansão

Devido a grande oferta de vagas no setor da construção civil, a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda disponibiliza o projeto Qualifica Mais Mulheres, com diversas modalidades de cursos na área, todos gratuitos e com bolsa-auxílio de R$300. Mais informações sobre datas e localidades estão disponíveis no site.

Caixa libera FGTS para duovizinhenses atingidos pelo granizo

Desde terça-feira, 29, os duovizinhenses podem solicitar a Caixa Econômica Federal o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores residentes em Dois Vizinhos. A medida visa apoiar os moradores afetados pelas fortes chuvas de granizo no início de outubro, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. 

Os trabalhadores podem solicitar o saque de até R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta. A solicitação é feita de forma prática, diretamente pelo Aplicativo FGTS na opção “Saques” - sem a necessidade de comparecimento presencial a uma agência da Caixa. Para acessar o benefício, é necessário que o trabalhador: tenha saldo disponível na conta do FGTS; não tenha realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses e seja residente em um dos endereços identificados pela Defesa Civil para liberação do saque. Os trabalhadores têm até 23 de janeiro de 2025 para realizar o pedido.

Como solicitar o saque pelo aplicativo?

Através do Aplicativo FGTS no celular, o trabalhador deve acessar a opção "Saques" e preencher os dados solicitados. No momento da solicitação, é possível indicar uma conta para depósito, que pode ser da Caixa, como a Poupança Digital Caixa Tem ou de qualquer outra instituição financeira sem nenhum custo adicional.

Copa União - Galo Futsal e Operário Laranjeiras se enfrentam na semifinal

O Sicoob/Dez/Dois Vizinhos Futsal entra em quadra nesta quarta-feira contra o Operário Laranjeiras, pelo jogo de ida da semifinal da Copa União. A partida acontecerá às 20h, no Ginásio Teodorico Guimarães. Ingressos antecipados custam R$ 10,00 e estão à venda nos pontos de costume.

Nas quartas de final, o Galo eliminou o CAD Guarapuava com uma vitória por 3 a 0 em Dois Vizinhos e um empate em 1 a 1 na casa dos guarapuavanos. Já o Operário eliminou o Santa Helena, vencendo por 5 a 0 fora e 4 a 0 em Laranjeiras.

Do outro lado da chave, Xavantes/Planalto e AAEMA Mariópolis disputam a outra semifinal.

Virmond - Prefeitura comunica todos os agricultores que fizeram a aquisição da Cama Aviária

                  O Município de Virmond comunica todos os agricultores que fizeram a aquisição da Cama Aviária deste ano, os boletos para pagamentos já estão disponíveis no Setor de tributação da Prefeitura Municipal. O prazo final é 29 de novembro de 2024.

Não deixe para a última hora.

Laranjeiras do Sul - CASA do SABOR já está atendendo - café , lanches e marmitas , ao lado da Comercial IVAIPORÃ

                       
*Almoços livre e por kg, buffet livre por 29,90

*Marmitas

*Café da manhã

MARIANO atacadista começa semana com GRANDES OFERTAS e preços imbatíveis - venha ECONOMIZAR

               


3 Meses o Paraná confirmou mais de 3 mil casos de Dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça (29) o novo informe semanal da dengue. Em três meses o Paraná confirmou mais de 3 mil casos da doença. Na últim semana, a Sesa registrou mais 203 casos de dengue, mas sem mortes.

Ontem o período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, completou 90 dias. Até agora o Paraná registrou 26.457 notificações, 3.140 diagnósticos confirmados da doença e uma morte. A 5ª Regional de Saúde com dsede em Guarapuava, e que abrange 20 municípios da Região, confirmou 179 casos da doença. De acordo com a Sesa, a regional está entre as com maior número de confirmações.

As outras regionais com grande número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (831); a 15ª RS de Maringá (408); a 1ª RS Metropolitana (Região Metropolitana de Curitiba); com 316 casos e a 2ª RS de Paranaguá (249). No total, 355 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 228 possuem casos confirmados.

OUTRAS ARBOVIROSES

Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 10 casos de Chikungunya, sendo registradas 203 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram nove notificações.

Candói - Prefeitura formou equipe especializada em ''BRIGADA FLORESTAL ''

A Prefeitura de Candói formou uma nova equipe especializada, a Brigada Florestal, para reforçar a prevenção e o combate a incêndios em florestas, estradas e áreas de mata no município.

Com cinco integrantes treinados e uma pick-up adaptada para carregar 600 litros de água, nossa Brigada Florestal chega para reforçar a prevenção e o combate a incêndios em florestas, estradas e áreas de mata, atuando em parceria com a Brigada Comunitária de Candói.

Essa iniciativa é um importante passo para proteger nossas áreas naturais e garantir a segurança da população!

Com a nova Brigada, prefeitura segue trabalhando para uma Candói mais segura e sustentável!

OAB subseção de Laranjeiras do Sul recebe a Caravana da TRI-FRONTEIRA

A “Caravana da Tri-Fronteira” passou por Laranjeiras do Sul no dia 10 de outubro de 2024, em evento organizado pela subseção @oab_laranjeirasdosul em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. 

A Caravana é um projeto ProEx, da OAB/PR, e se trata de uma degustação de vinhos que tem por propósito unir a classe, oportunizando um momento de descontração e muito aprendizado sobre a cultura do vinho. 

O projeto é apresentado pelo presidente da OAB Tri-Fronteira, da OAB/PR, Dr. Vinicius Ratti, e conta com palestra do presidente da OAB Tri-Fronteira, da OAB/SC, e sommelier, Dr. Guilherme Maran.

                         ''Agradecemos o convite da presidente da OAB Laranjeiras Do Sul, Dra. Maressa Pavlak, bem como à OAB/PR por oportunizar a realização do projeto'' Dr Guilherme Maran 

Advocacia Unida! Advocacia Fortalecida!

Em Nossa Padaria você encontra o melhor salgado da cidade por apenas R$ 1,00 cada, venha aproveitar

 

terça-feira, outubro 29, 2024

Gaeco denuncia quatro integrantes de facção por tráfico de drogas e outros crimes a partir de resultados da Operação White Book

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra quatro pessoas por associação criminosa, organização criminosa e tráfico de drogas. Os crimes foram apurados a partir da Operação White Book, investigação do Gaeco realizada em parceria com o 2º Comando Regional de Polícia Militar de Londrina e deflagrada em dezembro do ano passado, com uma segunda etapa executada em agosto deste ano, com ordens judiciais cumpridas no Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Os denunciados têm participação em facção criminosa que age a partir de presídios, sendo que três deles atualmente estão detidos e um está foragido. Na ação penal são citados dez fatos criminosos imputados a eles. A apuração começou no final de 2023, a partir da identificação, pelo Gaeco, de um suspeito em Ibiporã, que atuaria no setor de cadastros da organização criminosa, atividade denominada de “livro branco” – daí o nome da operação.

Grupo Especializado – O Gaeco é composto por membros e servidores do Ministério Público e por policiais civis e militares que atuam sob a coordenação do Ministério Público, sendo as principais atribuições do Grupo a atuação em investigações sobre o crime organizado e de desvios de recursos públicos, além da fiscalização da atividade policial. Atualmente, o Gaeco do MPPR está estruturado em nove núcleos regionais distribuídos em todo o estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

Porto Barreiro - Homem ateia FOGO em residência na propriedade da família , mas é preso pela Gloriosa

Um homem de 43 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (29) em Porto Barreiro, na região de Laranjeiras do Sul. Ele teria ateado fogo em uma residência de madeira que fica na propriedade da família, na comunidade de KM 13.

O incêndio foi percebido por policiais militares que deslocavam à Laranjeiras do Sul e viram as chamas a partir da rodovia PR-565. A equipe, composta pelo sargento Claudecir e o Soldado Mario, iniciou o combate ao incêndio com uso de mangueiras e baldes até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O suspeito estava em um bar e foi preso assim que chegou na propriedade. Ele disse que ateou fogo na casa por que queria se mudar para um novo imóvel que está sendo construído na propriedade.

Diante da confissão, o homem foi encaminhado à Policia Civil de Laranjeiras do Sul para os procedimentos.

Fonte/foto: Polícia Militar

Goioxim - Cidade está de luto por morte do Vereador '' Valmir Pedroso '' o popular Bujão

                             
O vereador Valmir Pedroso faleceu nesta segunda-feira (28/10), em Guarapuava.

O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Goioxim, e o sepultamento ocorrerá nesta terça-feira.

Valmir foi vereador na gestão de 2005 a 2008 e trabalhou como motorista na Prefeitura Municipal de Goioxim por aproximadamente 9 anos. Atualmente, ele exercia o cargo de vereador nesta gestão de 2021 a 2024.

Nas eleições de 2024, Valmir obteve 86 votos, ficando como suplente de vereador.

Paraná - Deputado Alexandre Curi ressalta força politica do PSD e diz estar a disposição do partido para disputar o Governo em 2026

O Partido Social Democrático (PSD) conseguiu consolidar o domínio no Paraná, após o segundo turno das eleições municipais. Além de ter conquistado a prefeitura das duas maiores cidades do estado, com as vitórias de Eduardo Pimentel (Curitiba) e Tiago Amaral (Londrina), a legenda do governador Ratinho Jr, comandará 164 das 399 cidades paranaenses nos próximos quatro anos, o equivalente a 41,1% dos municípios e um aumento de 34,4% na comparação com a eleição de 2020. 

Além disso, o PSD terá ainda, a partir de fevereiro de 2025, a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, com a posse do deputado Alexandre Curi. E com um detalhe: todos os nomes do partido citados têm menos de 45 anos.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28), no plenário da Assembleia, Curi comemorou as conquistas e, questionado sobre a possibilidade de disputar o governo do Paraná em 2026, afirmou que colocou o nome à disposição do PSD.

“Temos essa nova geração de políticos, todos com menos de 45 anos, ocupando cargos importantes aqui no estado do Paraná. Mas sem dúvida, o grande vencedor dessas eleições é o governador Ratinho Junior que preside o PSD estadual, e claro que o partido está credenciado para apresentar um candidato forte para as eleições de 2026. Eu, internamente, já manifestei essa disposição", disse o Deputado estadual Alexandre Curi.

Judiciário reconhece procedência de ação proposta pelo MPPR e Município de Cascavel está proibido de alienar e vender 31 imóveis

O Município de Cascavel, no Oeste do estado, está obrigado judicialmente a não realizar a desafetação e posterior alienação e/ou venda de 31 imóveis, devendo estes serem mantidos sob o patrimônio público. A sentença judicial, em julgamento de mérito, foi proferida na última semana, em 18 de outubro, pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca, e atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca.

Na ação, ajuizada em agosto do ano passado, o MPPR relatava que, para gerar receita, o Município havia enviado à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a desafetação de 58 imóveis, que com isso poderiam ser alienados ou colocados à venda (PL 71/2023). Ocorre que 28 desses terrenos eram áreas institucionais, dois integram o Parque Ecológico Municipal Paulo Gorski e um é uma Reserva Biológica – ou seja, têm destinação legal pré-definida, pois a Lei 6.766/1979, que trata do parcelamento do solo urbano, veda que essa destinação seja alterada. Do mesmo modo, a Lei Orgânica do Município de Cascavel proíbe a venda de qualquer fração de parques. Esses imóveis, segundo os autos, somavam 133.673,10 m² de áreas institucionais e outros 533.378,36 m² de áreas sujeitas a proteção ambiental.

Procedência total – Como sustentou o Ministério Público no processo, os imóveis “não eram inutilizados e/ou abandonados […] e, ainda que assim o fossem, para fins de garantir uma cidade sustentável e a qualidade de vida dos munícipes, não poderia o Poder Executivo ter alterado a destinação dos referidos imóveis, consoante expressa vedação legal”. Na sentença, o Judiciário acolheu os argumentos do Gaema, determinando “a total procedência da demanda, para condenar o Município de Cascavel/PR à obrigação de não desafetar e alienar os imóveis qualificados como áreas institucionais, bem como os localizados em Unidades de Conservação”.

Processo 0026526-17.2023.8.16.0021

Laranjeiras do Sul - Casa Rural tem recarga de Gás - faça a sua !!

                          

Klabin celebra 90 anos no PR com investimento bilionário

Em outubro de 1934, a Klabin adquiria a Fazenda Monte Alegre, no interior do Paraná, à época localizada na cidade de Tibagi, com o projeto visionário de construir a primeira fábrica integrada de papel e celulose do Brasil. Nascia, assim, a relação entre a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e o Paraná, principal polo produtivo da Companhia. Ao longo desses 90 anos, a presença da Klabin no Estado tem sido marcada por inúmeras conquistas e pelo impulso ao desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades onde está presente.

Com olhar sempre voltado à sustentabilidade, a Klabin investe permanentemente no aprimoramento de processos e produtos. Só nos últimos 10 anos, foram cerca de R$ 36 bilhões, em valores corrigidos, em recursos aplicados em expansões e melhorias em suas estruturas no Paraná, com destaque para lançamentos de novos produtos no mercado nacional, novas unidades e expansão florestal.

A Unidade Monte Alegre, que deu início à história da Klabin no Paraná, segue como referência para o setor de papel, em todo o Brasil. Com capacidade produtiva de mais de um milhão de toneladas de papel por ano, a unidade prepara-se para receber uma nova caldeira de recuperação, com tecnologia de ponta, que deverá substituir a atual. As obras para substituição do equipamento estão em andamento e a nova caldeira deverá entrar em funcionamento no final de 2026.

Entre as conquistas mais recentes está a conclusão do Projeto Puma II, na Unidade Ortigueira, maior investimento da história da Companhia e o maior aporte privado do Estado do Paraná, totalizando R$12,9 bilhões. Por meio deste Projeto, a empresa construiu e colocou em operação duas novas máquinas de papel, a MP27 e a MP28, para fabricar o Eukaliner®, primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto, e ampliar a produção de papel-cartão, reforçando a posição da Companhia entre os maiores players globais no segmento. A Unidade é ainda a única do país a oferecer soluções com os três diferentes tipos de celulose no Brasil – fibra curta, fibra longa e fluff, um diferencial que a posiciona como referência mundial no setor.

Antecipando seu ciclo de crescimento no processo de expansão da Unidade Ortigueira, a Klabin estruturou um projeto logístico robusto e eficiente, para o escoamento de sua produção. A operação iniciou em 2021, com o Projeto KBT, considerado o maior projeto intermodal logístico em capacidade de transporte para um cliente do mundo. 

O pátio de contêineres ao lado da fábrica em Ortigueira é operado pelo TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá - e possui conexão direta com a ferrovia, por onde é feito o transporte das cargas até Paranaguá. A etapa seguinte do projeto logístico, em 2022, foi a inauguração do PAR-01, terminal instalado no Porto de Paranaguá, com conexão ferroviária direta com a Unidade Ortigueira (PR). A localização estratégica promoveu a redução no tráfego de caminhões no transporte de carga até os navios, e consolidou o fluxo de exportações da Companhia, com marcos expressivos que garantiram excelência operacional e avanços em sua estratégia de sustentabilidade.

Quedas do Iguaçu - SENAI está inscrições abertas para Aperfeiçoamento profissional Oratória

 

Paraná lidera ranking nacional de empregos para jovens via Agências do Trabalhador

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados de atendimento encaixaram, de janeiro a setembro deste ano, 68.423 jovens com idade entre 18 e 29 anos em empregos com carteira assinada. O desempenho mantém o Estado em primeiro lugar com folga no ranking nacional de contratações via rede Sine, à frente do Ceará, com 24.298, e de São Paulo, que intermediou 20.790 contratos.

O desempenho do Paraná em colocar trabalhadores com idade máxima de 29 anos no mercado de trabalho representa 39% do total de 174.826 intermediações de mão de obra jovem realizadas pelo sistema em todo o país. Em comparação ao mesmo período de 2023, quando 55.905 trabalhadores dentro desta faixa etária conquistaram espaço no mercado de trabalho, o avanço foi de 22%.

Especificamente em setembro, 6.884 jovens conseguiram um emprego por meio da rede Sine do Estado. Com esse resultado, o Paraná também liderou com folga o ranking de empregos nesta faixa etária. Novamente os estados do Ceará e de São Paulo encerraram o período como segundo e terceiro colocados, com 3.301 e 1.584 contratos de trabalho intermediados, respectivamente.

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o desempenho do Paraná em colocar jovens em vagas de emprego com carteira assinada reflete o sucesso de ações pontuais adotadas pelo Governo do Estado para alavancar a empregabilidade entre todos os grupos de trabalhadores, com destaque para os projetos de qualificação e capacitação profissional ofertados gratuitamente pela Pasta. “Os jovens possuem maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho devido a falta de experiência típica da idade. Para superar esse desafio, oferecemos todo apoio para que ele tenha oportunidade de iniciar uma carreira profissional de maneira sólida, com formação focada no mercado de trabalho”, disse.



Além da gratuidade em todos os projetos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Paraná, alguns cursos garantem a alunos inscritos, e com presença regular nas aulas, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600 para as despesas com transporte e alimentação. Mais informações disponíveis no site.

Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segunda

A funcionalidade do Pix Agendado Recorrente passou a ser um serviço obrigatório nesta segunda-feira (28).

Com isso, as instituições financeiras terão que fornecer o serviço obrigatoriamente. A medida foi determinada em resolução publicada pelo Banco Central (BC), em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.

O Pix Agendado Recorrente permite o agendamento, por qualquer pessoa, de pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.

A medida vale para o repasse de valores a pessoas físicas e também para quem tem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), como profissionais autônomos ou empresas, que poderão receber os valores de forma agendada.

A modalidade já existia, mas era praticada de forma facultativa pelas instituições bancárias. Para realizar o PIX Agendado Recorrente, o usuário deverá fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência.