O Partido Social Democrático (PSD) conseguiu consolidar o domínio no Paraná, após o segundo turno das eleições municipais. Além de ter conquistado a prefeitura das duas maiores cidades do estado, com as vitórias de Eduardo Pimentel (Curitiba) e Tiago Amaral (Londrina), a legenda do governador Ratinho Jr, comandará 164 das 399 cidades paranaenses nos próximos quatro anos, o equivalente a 41,1% dos municípios e um aumento de 34,4% na comparação com a eleição de 2020.
Além disso, o PSD terá ainda, a partir de fevereiro de 2025, a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, com a posse do deputado Alexandre Curi. E com um detalhe: todos os nomes do partido citados têm menos de 45 anos.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28), no plenário da Assembleia, Curi comemorou as conquistas e, questionado sobre a possibilidade de disputar o governo do Paraná em 2026, afirmou que colocou o nome à disposição do PSD.
“Temos essa nova geração de políticos, todos com menos de 45 anos, ocupando cargos importantes aqui no estado do Paraná. Mas sem dúvida, o grande vencedor dessas eleições é o governador Ratinho Junior que preside o PSD estadual, e claro que o partido está credenciado para apresentar um candidato forte para as eleições de 2026. Eu, internamente, já manifestei essa disposição", disse o Deputado estadual Alexandre Curi.