segunda-feira, setembro 27, 2021

Laranjeiras do Sul - Prefeitura moderniza escola no interior do município


Mais qualidade na educação. A Prefeitura de Laranjeiras do Sul e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura entregaram à comunidade na sexta-feira, 24, a reforma e ampliação de mais uma escola. Desta vez, a unidade entregue à comunidade foi a Escola Rural Municipal Padre Josimo Moraes de Tavares, no Assentamento Passo Liso.
 
Com recursos próprios, a prefeitura investiu mais de R$ 120 mil na ampliação e reforma geral da escola, contemplando a construção de uma sala para professores, além da reforma das duas salas de aula e da cozinha. Ainda em 2020 a prefeitura iniciou por aquela escola a colocação de ar condicionado em todas as salas de aula. 
 
Para o prefeito Berto Silva, é um prazer inaugurar instituições de ensino, pois quando se melhora a educação abre-se uma janela para melhorar toda a sociedade. Em seu discurso, Berto falou dos avanços no setor da educação, afirmando que a escola é de suma importância para as famílias residentes naquela região e para a educação do município que caminha a passos largos. “Temos aqui equipamentos pedagógicos e estrutura de alta qualidade. O nosso ensino é de alta qualidade. Estamos oferecendo estrutura para que no futuro eles venham a ocupar os empregos que serão necessários para manter o crescimento que está ocorrendo em nossa cidade”, disse o prefeito. 
 
Para João Bueno, pai de aluno, a escola não deve nada a qualquer uma da rede particular de ensino. “Aqui temos de tudo, tanto na estrutura como na atenção dos professores. Nos da comunidade estamos muito felizes com a atenção que o Prefeito nos deu, pois, a infraestrutura comprometia até a segurança das nossas crianças e agora eles vão receber uma escola totalmente nova”, relatou João Bueno que é pai de aluno. 
 
ESCOLA
 
A escola teve início em 1988 e inicialmente foi instalada em um barraco improvisado, coberto com lâminas, em lote reservado para o Centro Comunitário e que funcionou neste local por dois anos. Em 2016, foi construído um complexo de banheiros adaptados, além de outros materiais pedagógicos e de estrutura que foram implantadas para melhorar a qualidade do ensino. Um exemplo disso, foi a primeira escola a receber os equipamentos de ar condicionado. 
 
Atualmente funciona no período vespertino atendendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental com turmas mutisseriadas. Atualmente conta com 22 alunos. Conta com 2 professoras regentes (Aquines e Cerize), 3 Professores especialistas (Susete, Claudimara e Marinaldo) e 1 auxiliar de serviços gerais (Solange).