segunda-feira, abril 05, 2021

Falta de chuvas e pragas prejudicam produção de abacaxi no Paraná, dizem agricultores

A recente escassez de chuvas e pragas que atingem as plantações têm prejudicado a produção de abacaxis no Paraná, segundo os agricultores da região noroeste, principal área do estado na cultura da fruta.

Segundo os especialistas, a região noroeste apresenta clima ideal para a produção de abacaxis, com calor durante todo o ano.

Porém, com a seca excessiva, os produtores que ainda estão colhendo, relatam perdas consideráveis. É o caso do Carlos Roberto Campanholi e da esposa. Eles contam que não desanimaram, mas que as contas da família não estão fechando. 

O cultivo de abacaxi no Brasil começou antes mesmo de os europeus pisarem em solo americano. Com o passar do tempo, a fruta da família da bromélia se expandiu pora toda a América do Sul e Central.  

No noroeste do Paraná, a maior parte dos pomares começou a ser plantada na década de 1990. Foi nesta época que o agricultor Valdir Batista se encantou com a cultura e viu uma nova oportunidade.

Mas, na colheita de 2020 para 2021, o agricultor conta que perdeu pelo menos 10 toneladas da produção. Apesar do prejuízo, Valdir disse que começou a plantar mais 550 mil pés.