sexta-feira, janeiro 29, 2021

Reserva do Iguaçu - Reunião entre os Conselhos de Segurança de Reserva do Iguaçu e Pinhão busca a transformação do 4º Pelotão em 2ª CIA

Aconteceu na noite desta quarta dia 27, no plenário da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu uma reunião entre os Conselhos de Segurança de Reserva do Iguaçu e Pinhão, autoridades locais e também representantes do 4º Pelotão de Policia Militar para que de forma coletiva forças fossem unidas para a transformação do 4º Pelotão de Pinhão em Companhia.

O projeto para efetivação da CIA Independente de Laranjeiras do Sul já foi encaminhado e está em tramitação desde 2016. Com a efetivação de Laranjeiras do Sul, o Pelotão de Pinhão passaria a ser uma Companhia Independente do 16ºBPM.

Essa solicitação se justifica devido a grande extensão territorial que a 1ª Companhia de Guarapuava agrega, em torno de 20 municípios, sobrecarregando o 16º BPM em todas suas áreas de abrangência (Administrativa, Serviços Operacionais, Manutenção de Frota, Efetivos).

O tema foi debatido em meados de 2016 e 2017 com a Secretaria de Segurança Pública, Comando Militar e Casa Civil que apresentou como justificativa para não acontecer à mudança naquele período a falta de efetivo para atuar nos municípios, já que na época não havia prazo para a abertura de Concurso Público da Policia Militar.

Em 2020 o Governo Estadual anunciou que em março de 2021 seria realizado o Concurso da Policia Militar, dessa forma as autoridades locais, regionais e setores da sociedade passaram a analisar o projeto novamente para que o mesmo se torne realidade.

Com a transformação de Pinhão em 2ª Companhia os municípios de Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão e Candói contar com mais reforço policial, melhor estrutura e mais segurança a população. O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitório Antunes foi o escolhido para ser porta-voz desta pauta com os demais prefeitos dos municípios beneficiados