segunda-feira, janeiro 18, 2021

Municípios agiram de forma razoável para garantir educação na pandemia, avalia TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná publicou o Relatório Geral de Fiscalização nº 127/2020, elaborado por sua Coordenadoria de Auditorias (CAUD). O documento, que pode ser acessado no hotsite Info TCE-PR: Coronavírus, resulta de um levantamento realizado pela Corte junto a 40 prefeituras paranaenses entre agosto e novembro do ano passado.

O objetivo do estudo foi verificar o grau de esforço das gestões locais em implantar medidas visando garantir o direito à educação dos alunos das escolas municipais durante a pandemia da Covid-19, que provocou o fechamento das instituições públicas de ensino do Paraná desde o último mês de março.

Metodologia

Para tanto, um questionário composto por 23 questões sobre 12 tópicos foi enviado aos 161 municípios paranaenses com população estimada entre 10 mil e 50 mil habitantes. Destes, foram destacados 40, dos quais 32 consistem naqueles que tiveram as maiores quedas em seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2017 e 2019, sendo os oito restantes aqueles que tiveram os incrementos mais expressivos no indicador dentro do mesmo período.