sexta-feira, julho 03, 2026

TCE/PR entrega lista para TRE , com NOMES de pessoas com contas JULGADAS irregulares

Em cumprimento a determinação legal, o TCE-PR entregou ao Tribunal Regional Eleitoral, nesta sexta-feira (3 de julho), a relação das pessoas que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos e com decisões já transitadas em julgado na Corte de Contas.

A lista servirá de base para a Justiça Eleitoral analisar os pedidos de registro de candidaturas às eleições de outubro, validando-as ou não.

A formalização da entrega da lista foi feita às 14 horas, pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, ao presidente do TRE-PR, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza.

A relação entregue pelo Tribunal de Contas será cruzada com a lista de pré-candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Paraná em outubro próximo, para que a Justiça Eleitoral possa validar ou não os registros.

Com 51 páginas, o documento contém 1.655 registros.

Eles se referem a pessoas – não necessariamente servidores ou gestores – que tenham utilizado, de algum modo, dinheiro público nos últimos oito anos e tiveram contas julgadas irregulares em processos que já transitaram em julgado no Tribunal de Contas.

A mesma pessoa pode constar de diferentes processos julgados.

O TCE-PR esclarece que não se trata de uma lista de inelegíveis, porque esta situação só pode ser determinada pela Justiça Eleitoral, a partir da existência do registro de candidatura.

Da relação, constam informações sobre haver ou não imputação de débito no processo em que ocorreu o julgamento pela irregularidade das contas.

Tal dado visa atender aos requisitos da Lei Complementar nº 184/2021.

O rol de nomes está permanentemente disponível para consulta no portal do TCE-PR.

O acesso pode ser feito pela aba Transparência e, em seguida, Processos e Decisões e, por fim, Contas Irregulares.