sábado, agosto 31, 2024

Laranjeiras do Sul - ZÉ AUGUSTO BECK LIMA tem candidatura CASSADA pela JUSTIÇA , após ministério público pedir sua IMPUGNAÇÃO !!



Ex prefeito José Augusto Beck Lima tem CANDIDATURA cassada pela Justiça após pedido de impugnação do ministério público , ADVOGADOS de DEFESA perderam o prazo de defesa ...

CRIME 

Na época ele e seu irmão foram presos pela Policia Federal acusados de estelionato em Laranjeiras do Sul em mais de 700 pessoas e um prejuízo segundo autos do ministério público de aproximadamente 4milhões de reais....

Isso porque o requerido foi condenado pela prática de crime contra o sistema financeiro nacional, previsto no art. 5º da Lei nº 7.492/86, nos autos nº 2002.70.06.000062-3/PR, perante a Justiça Federal. E

mbora a pena tenha sido extinta por indulto, conforme decisão anexada pelo Ministério Público Eleitoral, não há extinção dos efeitos secundários da condenação, dentre os quais a inelegibilidade, que se estende por 08 (oito) anos a contar do cumprimento da pena, seja qual foi o motivo da extinção.

11 pessoas são presas em Operação contra o tráfico em cidades da região Sudoeste

  


A Polícia Civil do Paraná deflagrou a Operação ‘Cerco’ para o cumprimento de 36 ordens judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, com o objetivo de desmantelar grupos criminosos envolvidos no tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico.

A investigação, conduzida pela delegacia de Salto do Lontra, revelou a existência de dois grupos que operavam principalmente nas cidades de Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu, abastecendo o mercado local com drogas. Um dos grupos também era responsável por enviar grandes quantidades de entorpecentes para Curitiba, ampliando a rede de tráfico para a capital paranaense.

As ações foram realizadas nas cidades de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Realeza, Ampére e Palmas. Até o momento, 11 prisões foram efetuadas, sendo quatro delas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Durante a operação, foram apreendidos 8,290 kg de maconha, R$ 4.237,00 em espécie, 86,5 gramas de cocaína divididas em 173 papelotes, 95 gramas de crack, além de duas armas de fogo.

A Operação Cerco mobilizou cerca de 90 agentes, contando com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do Núcleo de Operações com Cães (NOC), além de policiais militares e civis das subdivisões de Francisco Beltrão, Cascavel e Pato Branco.

André Mendes, delegado titular da delegacia de Salto do Lontra coordenou a operação.

Francisco Beltrão atinge oficialmente a marca de 100 mil habitantes


Francisco Beltrão atingiu oficialmente a marca de 100 mil habitantes, conforme dados divulgados pelo IBGE no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (29). Com uma população de 101.302 pessoas, o município se tornou o primeiro da Região Sudoeste do Paraná a superar essa barreira populacional.

O estudo do IBGE, realizado anualmente, é utilizado como referência para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de servir como base para diversos indicadores sociais, econômicos e demográficos.

A conquista foi celebrada por autoridades e pela população, marcando um importante crescimento para a cidade. No estado do Paraná, a população também registrou um aumento significativo, chegando a 11,82 milhões de habitantes, com um crescimento de 3,32% nos últimos dois anos. Além de Francisco Beltrão, Campo Mourão também ultrapassou a marca dos 100 mil habitantes, elevando o número de municípios paranaenses com essa população de 22 para 24.

Levantamento feito pela Sesa mostra que aumenta ida dos homens aos serviços de saúde

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nessa sexta-feira (30 de agosto) mostra um aumento nos atendimentos a homens na Atenção Primária à Saúde (APS). O crescimento foi verificado nas avaliações para hipertensão arterial (15,50%), diabetes mellitus (16,2%) e tabagismo (33,7%).

De acordo com o Sistema de informação da Atenção Básica (Sisab), que concentra os dados dos municípios da APS, os homens estão frequentando mais os serviços médicos. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, foram realizadas 856.374 avaliações para hipertensão arterial contra 741.434, no mesmo período de 2023. Em relação à diabetes o número passou de 376.864 para 437.883, e ao tabagismo de 64.868 para 86.716 atendimentos a homens.

Apesar desse aumento nos atendimentos, existe uma alta mortalidade masculina relacionada às doenças crônicas. Doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer, estão entre as principais causas, sendo o câncer de pulmão frequentemente associado ao tabagismo. Em 2023, na faixa etária de 20 a 59 anos, 55,7% das mortes foram de homens e 44,3% de mulheres.

“As campanhas, ações, políticas públicas estão ajudando a uma maior conscientização dos homens da importância em cuidar da saúde. Historicamente eles procuram menos os serviços ou procuram quando já têm uma urgência. Queremos alertar para esse cuidado”, ressaltou a chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa, Rejane Cristina Teixeira Tabuti.

BALANÇO CAMPANHA

A campanha Agosto Azul, voltada para a conscientização da população masculina sobre a importância em manter hábitos de vida mais saudáveis chegou ao fim e mais uma vez reforçou a mensagem de promoção da saúde do homem. O tema em 2024 foi "Prevenção de Doenças Crônicas e Tabagismo". Diversas atividades foram promovidas para sensibilizá-los a buscarem atendimento de saúde, com o apoio dos municípios.

Uma das principais ações nesse reforço foi a publicação da Nota Técnica nº 18/2024, que trouxe as orientações relacionadas ao Agosto Azul e ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, com base na Lei Estadual nº 17.099/2012. O objetivo do documento é apoiar as equipes de saúde para ações que visem a redução das doenças crônicas e os impactos do tabagismo, melhorando a saúde pública.

Governador vistoria nova área de escape para caminhões na PR-170 em Pinhão

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, fizeram visita técnica à nova área de escape da PR-170 em Pinhão, na quinta-feira (29 de agosto).

O dispositivo está localizado no km 467 da rodovia, trecho conhecido como Curva da Ferradura e ponto de vários acidentes. “É uma obra muito importante, que vai atender os caminhões que não conseguem realizar a frenagem, por se tratar de uma curva fechada, muito antiga. Agora fizemos a revitalização desse trecho, com sinalização horizontal e vertical, e essa novidade, que vai ajudar a salvar muitas vidas”, afirma o governador.

“É a primeira área de escape realizada em rodovia estadual pelo governo Ratinho Junior, parte de um investimento em um dos pontos com maior incidência de acidentes, e que agora a gente coloca um ponto final”, diz Sandro.

SEGURANÇA

A área de escape foi executada durante a obra de restauração da PR-170 entre o acesso para a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto e Faxinal do Céu, distrito de Pinhão. Ela conta com sinalização horizontal e vertical específica para direcionar o condutor com veículo descontrolado, que entra em uma caixa de desaceleração até parar, em segurança.

Ela já foi utilizada uma vez, ainda durante a obra, quando um caminhão vindo de Cascavel passou por uma pane no freio e conseguiu se salvar utilizando o dispositivo.

Ministra Carmén Lúcia será relatora do pedido de aposentadoria vitalícia da ex governadora CIDA BORGHETTI

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu manter o pedido de aposentadoria vitalícia da ex-governador Cida Borghetti (Progressistas) nas mãos da ministra Carmén Lúcia. O resultado é uma derrota para a ex-chefe do executivo paranaense, que tentava pela 3ª vez, enviar o processo para o gabinete de Gilmar Mendes.

Cida Borghetti foi governadora de abril a dezembro de 2018, após Beto Richa (PSDB) renunciar para disputar o Senado Federal. Ou seja, Cida ficou apenas oito meses à frente da gestão estadual.

A esposa do secretário da Indústria, Comércio e Serviço, Ricardo Barros (Progressistas), já havia solicitado o benefício, ainda em 2019, logo após deixar o cargo, mas o recém-empossado governador Ratinho Junior (PSD) negou o pedido alegando “ausência de previsão legal”. O próprio governador enviou a Assembleia Legislativa uma proposta que extinguiu o benefício aos futuros ex-governadores, incluindo ele.

Neste novo processo, iniciado em junho, o relator escolhido foi Edson Fachin, mas o próprio ministro se declarou impedido e a ação caiu então com Cármen Lúcia. Ao longo da tramitação, a ex-governadora solicitou por três vezes que seu pedido ficasse com Gilmar Mendes por prevenção, já que ele concedeu benefício similar a outros sete ex-governadores do Paraná.

E após a decisão do presidente da corte que manteve a ação com a relatora designada por sorteio, o processo aparece no sistema do STF como “concluso ao relator”. Ou seja, Carmén Lúcia já pode decidir se concede o benefício, arquiva o pedido, pede mais diligências, se manda a ação para a 1ª turma ou até para análise em plenário.

Fonte: Ric.com.br

Fecha mês de agosto com super ofertas no Redecon Supermercado, essas ofertas e muito mais!!! Venha aproveitar.

 




CRM-PR empossa novos membros da Representação Regional


Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou nesta sexta-feira (30 de agosto), a cerimônia de posse do novo quadro de membros da Representação Regional da autarquia em Guarapuava.

O evento será no Auditório da Unimed Guarapuava (Rua Capitão Rocha, 1273 – Centro), e contará com a presença dos novos representantes regionais, conselheiros e autoridades políticas e da área da saúde. A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente e gestor das Representações Regionais, Eduardo Baptistella e contará com a presença do tesoureiro, Maurício Natel Benetti.

Os oito novos médicos que passam a integrar a Regional Guarapuava na gestão 2023-2028 foram aprovados em Sessão Plenária do CRM-PR. A nova equipe da Regional será composta por:

- Dra. Sabine Buckmann Holdorf (CRM-PR 19.884), diretora;

- Dr. Phelipe Henrique Rigo (CRM-PR 33.845), vice-diretor;

- Dra. Rita de Cassia Ribeiro Penha Arruda (CRM-PR 11.093), secretária;

- Dr. André Luis Ribas de Abreu (CRM-PR 31.276), representante;

- Dr. Antonio Marcos Cabrera Garcia (CRM-PR 19.545), representante;

- Dra. Eliana de Fátima Pires (CRM-PR 13.614), representante;

- Dra. Patrícia Souza Ritty (CRM-PR 35.207), representante;

- Dra. Roberta Souza Ritty Ribeiro (CRM-PR 17.044), representante.

Atualmente com sede virtual, a Representação do CRM-PR em Guarapuava terá novamente sede física, a qual está em processo de instalação.

Reserva do Iguaçu - Justiça devolve posse de terras ao proprietário da Fazenda Rodeio , área estava invadida pelo MST

A Fazenda Rodeio, situada na área rural de Reserva do Iguaçu, tornou-se o palco de acirrada batalha judicial que culminou em uma vitória decisiva para a parte autora. Em um processo que envolveu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Justiça confirmou o direito da parte autora à posse das terras. De acordo com o criminalista Marinaldo Rattes, trata-se de uma "decisão final que não admite mais contestação".

Em março de 2024, a reintegração de posse foi parcialmente efetivada, devolvendo à parte autora as áreas agricultáveis da fazenda. Isso, enquanto a desocupação das residências aguardava um plano de execução. A sentença também proibiu o MST de retornar às áreas destinadas ao plantio, impondo restrições claras ao movimento.

No entanto, em um movimento de resistência, o MST ocupou novamente as terras agricultáveis e apelou ao Incra. Conforme o processo, o órgão deveria promover a desapropriação da área em favor do movimento. Respondendo ao pedido, o Incra iniciou um processo administrativo de desapropriação.

A parte autora, porém, conforme observou Marinaldo Rattes, não se deu por vencida e impetrou um Mandado de Segurança contra o Instituto. A intenção era anular o processo de desapropriação com um pedido liminar. A Justiça Federal acatou a solicitação e suspendeu o processo, o que levou o Incra, descontente com a decisão, a recorrer. O recurso, entretanto, foi rejeitado.

A sentença final não só anulou o processo de desapropriação como também condenou o Instituto, a pagar as custas processuais. Para aumentar a pressão, o Incra tentou uma cautelar criminal de busca e apreensão. O objetivo, de acordo com Rattes, era encontrar irregularidades que pudessem comprometer a posse da parte autora.

Com 1,5 mil casos no Samu em 2024, Saúde dá dicas sobre engasgos de bebês e crianças

Frequentes no cotidiano, especialmente em crianças e bebês, os engasgos e broncoaspiração são perigosos, além de ser uma das causas de chamados de emergência. Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação. Em crianças menores, o risco maior é com alimentos em grão, doces ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade. Para identificar e socorrer os pequenos nessas situações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça algumas orientações.

Geralmente alguns sinais dão indicativo que a criança esteja engasgada, tais como tosse, agitação, dificuldade de respirar, a cor roxa ao redor dos lábios e as mãos no pescoço, como se estivesse sufocada são sugestivos do bloqueio das vias aéreas. Algumas vezes, ela pode emitir sons respiratórios agudos ou ausência de som. A Sesa disponibiliza no site oficial um manual de desengasgo: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Manobras-de-Desengasgo, que ensina a Manobra de Heimlich, que ajuda no processo de desobstrução.

A asfixia ocorre quando um objeto estranho (líquido ou sólido) entra na traqueia, causando interrupção total ou parcial da respiração do ar. Nos bebês ocorre principalmente através de líquidos, nas crianças maiores é mais frequente através de sólidos como alimentos e pequenos objetos (peças de brinquedos, botões, etc.). Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho ocorre principalmente em crianças entre 1 e 3 anos.

Caso um bebé se engasgar, as orientações são:

- Aplicar a manobra de Heimlich enquanto se aguarda o socorro do Samu 192

- Colocar o bebê de bruços sobre o braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas)

- Virar o bebé de barriga para cima no braço e fazer mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos

- Manter a calma

- Segurar o bebé no colo em posição confortável virado para si

- Não sacudir o bebé

- Deixar o bebê chorar, pois significa que ele está a respirar

- Nunca tentar usar os dedos para retirar o objeto da garganta do bebê, pois poderá empurrá-lo ainda mais fundo, piorando a situação

- Observar se o bebê apresenta sinais de engasgo, como tosse, agitação, dificuldade de respirar, a cor roxa ao redor dos lábios e as mãos no pescoço, como se estivesse sufocada

sexta-feira, agosto 30, 2024

MPPR propõe ação de improbidade contra prefeito de Quedas do Iguaçu, ex-secretário e casal de parentes deles por atos que trouxeram prejuízo ao erário

 Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu, acionou por ato de improbidade administrativa o atual prefeito e mais três pessoas, incluindo um ex-secretário municipal de Planejamento. Todos os requeridos são parentes.

Conforme a ação, o prefeito e o secretário, que são primos, teriam articulado para que outro primo e a mulher dele se beneficiassem do uso de um bem público, a Casa de Apoio ao Veranista, mantida pelo Município na cidade de Matinhos, no Litoral. Esse primo foi designado “caseiro” do espaço, “explorando comercialmente a estrutura de hospedagem mantida pela Administração Pública no município litorâneo em proveito próprio”, conforme o MPPR. Ele e a esposa teriam passado a residir no imóvel entre janeiro e fevereiro de 2022 e ficaram ali por cerca de dois anos, sem qualquer ônus, recebendo hóspedes, cobrando uma “taxa do caseiro” e comercializando produtos.

Em novembro de 2023, a mulher foi nomeada servidora comissionada do Município de Quedas do Iguaçu como chefe de departamento no setor de Esportes. Apesar disso, ela teria figurado como funcionária fantasma da data da nomeação até abril de 2024, recebendo da Prefeitura sem desempenhar qualquer função inerente ao cargo, já que continuou residindo em Matinhos, ao lado do esposo.

ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

Em abril deste ano, após a Promotoria de Justiça instaurar procedimento para apurar os fatos, o casal deixou a casa em Matinhos e voltou a Quedas do Iguaçu. 

     A servidora também foi realocada, passando a trabalhar no Hospital Municipal, mas sem exercer função de chefia ou assessoramento – condição necessária para um posto comissionado. Como resume o MPPR na ação, “Dessa forma, restaram evidenciados o dolo, a má-fé e o conluio fraudulento estabelecido entre os aparentados [...] no sentido de estabelecer um fluxo de ações e omissões coordenadas com o nítido propósito de beneficiar” os requeridos, “utilizando-se do Patrimônio Público do município de Quedas do Iguaçu para fins de gerar ganhos econômicos em prol dos próprios familiares”.

O Ministério Público requer a condenação dos quatro por ato de improbidade administrativa, o que pode levar a sanções como a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos, entre outras. A Promotoria de Justiça já tem ajuizadas duas ações contra o prefeito, relacionadas à prática de nepotismo devido a nomeações irregulares da própria companheira e de um sobrinho a cargos comissionados na Prefeitura (processos números 0001496-11.2023.8.16.0140 e 0002725-06.2023.8.16.0140). Os processos encontram-se em andamento.

Fonte MPPR

Laranjeiras do Sul - 51 atletas irão fazer parte da delegação que disputa os Jogos Abertos do Paraná




A delegação de Laranjeiras do Sul embarca nesta sexta-feira (30) para a cidade de Guaratuba, onde participará da fase macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná, que acontecerá de sexta a domingo.

Composta por 55 pessoas, sendo 51 atletas, a delegação leva o orgulho da cidade para competir em diversas modalidades esportivas.

Em quadra Entre as modalidades em destaque, estão o handebol masculino e feminino, além do voleibol masculino, que conquistaram suas vagas de forma brilhante. As equipes de handebol garantiram sua presença na fase macrorregional após serem campeãs na fase anterior, disputada em Laranjeiras, e agora competem na chave-ouro. Já a equipe de voleibol masculino, vice-campeã na fase municipal, garantiu sua vaga para a chave-prata.

Oportunidade de emprego em laranjeiras do sul

 Você sabia que aqui na Lactopar estamos sempre com vagas abertas ?!

Envie seu currículo para rh@lactopar.com.br ou acesse o nosso site na aba trabalhe conosco!
Não perca a chance de fazer parte da nossa equipe! Venha crescer com a gente

Policia Militar prende HOMEM que assassinou esposa e os dois filhos de 2 e 4 anos , carbonizados ...ele estava em GUARANIAÇU


Uma câmera de segurança registrou a prisão do suspeito de ter matado a esposa e os dois filhos em Santa Catarina. O homem foi capturado pela Polícia Militar do Paraná nesta quinta-feira (29) em Guaraniaçu, no oeste do Estado.

Edinéia Telles, de 34 anos, e os dois filhos, de 2 e 4, foram encontrados carbonizados no interior de um carro. A família vivia Presidente Getúlio, e os corpos das vítimas foram localizados em Ibirama, no Vale do Itajaí.

A câmera mostra o suspeito no setor de conveniências de um posto de combustíveis situado na BR-277. No vídeo, ele aparece sentado próximo a um balcão e se alimentando quando é abordado por um policial militar.

Após alguns segundos de conversa, o suspeito deixa o posto sem ser algemado. Ele teria confessado que havia matado a esposa e os filhos.

Casa Rural de Laranjeiras do Sul , com ofertas de Agosto - confira

                         
                          


Município vizinho de Virmond amanheceu sem redes sociais de uma parte da política ....caiu !!

Parece que na manhã desta sexta-feira 30/08 o município vizinho amanheceu sem redes sociais de uma parte da política virmondenses.

Segundo levantamos, tudo indica que a turma da dupla Palinski e Zé deixou a desejar na hora de realizar os registros de candidatura, e por falta de capricho ou por pura preguiça a equipe que assessora os políticos não comunicou à Justiça Eleitoral os endereços das paginas utilizadas pelos políticos nas eleições 2024, o que afronta a legislação eleitoral e é passivo de multa e retirada das redes sociais do ar.

E assim aconteceu!

O Juízo Eleitoral da Comarca determinou liminarmente a retirada das paginas sociais dos seguintes candidatos do grupo de Palinski:

Osmar Palinski – candidato a Prefeito

Zé Almeida – candidato a Vice Prefeito

E dos candidatos a vereador:

SÉRGIOMACIEL LEVANDOSKI

ADÃO CELSO NACONECZY

CRISTIANI TELASKA

ELTON DEPAULO RIBAS

EDIBERTO FRANCISCO DE PAULA

HÉLIO LUIZ IASINSK

LUIZ EDUARDOMIERZVA

MARCOS ANTÔNIO MARCANSONI

ALCI FRANCISCO ZAPPANI

A brincadeira pode sair cara! 💸

Segundo a legislação eleitoral a multa por essa prática começa em R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e pode chegar a R$ 30.000,00 (trinta mil reais)

Na decisão que saiu ontem os candidatos tinham 24h para derrubar suas redes sociais e tem 48h para se defender.

Enquanto isso nada de mídias sociais para esse grupo.

Laranjeiras do Sul - CASA Grill , AQUI você pede sua MARMITA pelo ZAP !!

 

As melhores carnes você encontra aqui no Redecon Supermercado. venha conferir!!!

 

Laranjeiras do Sul - Prefeito Berto Silva esteve em reunião com Governador Ratinho JR


Em Guarapuava, o prefeito Berto Silva esteve com o governador do Paraná, Ratinho Junior, para alinharmos sua participação na campanha do Scarpari e do Ney - uma vez que o apoio e o desejo de que o Scarpari ganhe as eleições já é manifesto.

Durante a conversa, ele reafirmou que dará atenção especial à nossa campanha, não apenas gravando materiais, mas também marcando presença física no município.

Isso garantirá que Laranjeiras do Sul continue alinhada com o Governo do Estado, seguindo no caminho do desenvolvimento e da prosperidade.

Cantagalo - Deputado Alexandre Curi apoia João konjunski - veja recado

 Se liga nas palavras que o Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Curi deixou para Cantagalo! Palavras de  compromisso com o desenvolvimento, um apoio irrestrito e um compromisso firme com o futuro da nossa cidade! 

Deputado Alexandre Curi , que é o deputado mais votado das últimas quatro eleições, Presidente da Assembleia Legislativa e braço direito do governador Ratinho Júnior, esteve aqui para se reunir com João Konjunski, Ponciano Abreu e todos os nossos apoiadores. 

 Seu apoio é fundamental para a nossa campanha e reforça o trabalho que estamos realizando para transformar Cantagalo!

Política em Virmond ! Tiro no pé? ....veja

           

 No município de Virmond, a oposição do candidato a Prefeito Fernando Mierzva, que também é oposição do atual Prefeito Neimar Granoski tem se gabado de ter “cassado” a vice LUCI DO POSTO da chapa do candidato Fernando Mierzva.

Segundo os comentários, o pessoal do Palinski e Zé Almeida que até poucos meses era contra o PALINSKI ,  teria promovido ação na justiça eleitoral na qual tenta cassar a vice Luci do Posto porque para eles, quando foi realizada a publicação da portaria de desincompatibilização da candidata Luci, o Prefeito Neimar que recentemente teria se acidentado em 01 de julho de 2024, ainda estava hospitalizado e impossibilitado de assinar documentos e portando a assinatura seria inválida, o que na versão do povo do candidato Palinski tornaria a candidata Luci inapta a concorrer as eleições de 2024 pois não teria se desincompatibilizado a tempo.

Reportagem foi pesquisar e descobriu que Luci teve sua portaria de desincompatibilização publicada em 06 julho de 2024.

O problema para o povo do Palinski é que se isto for verdade, as estrelas das candidaturas a vereador do grupo do Palinski, os atuais vereadores Vanderlei e Sergio atualmente candidatos a reeleição também serão cassados, já que Vanderlei e Sérgio tiveram suas portarias publicadas em 05/07/2024, mesmo período em que Nei estaria impossibilitado de conceder licenças. Mas não é só isso. Ainda da turma do Palinski, nesta mesma situação cairiam os candidatos Amilson com portaria publicada em 06/07/2024, Adão 05/07/2024, Janice 05/07/2024 e Cristiani 05/07/2024.

Ou seja, se cair a Luci, cai junto 6 candidatos a vereador da chapa já capenga de Palinski e Zé.

Estrategicamente um tiro no pé da sua equipe de campanha ou uma declaração de força da Vice Luci do Posto, já que para ver Luci cair, vale o sacrifício de 6 dos seus próprios candidatos?

Guaraniaçu - Osmario Portela entrega NOVO VEÍCULO para transporte pacientes , anuncia a construção de 5 novas casas e asfalto as ruas centrais do distrito de Guaporé

Laranjeiras do Sul - Policia Militar derruba tráfico na cidade

Na noite de ontem (29), a Polícia Militar recebeu informações anônimas de que um homem, já conhecido pelas autoridades por envolvimento na venda de entorpecentes em Laranjeiras do Sul, havia se deslocado até Cascavel para buscar cocaína destinada ao comércio. Conforme as informações, o suspeito estaria retornando de  ''Carro Aplicativo '' em um veículo Renault/Mégane preto.

Diante das informações, a equipe policial se posicionou na rodovia BR-277 e avistou um Mégane preto, com as lanternas traseiras apagadas. A abordagem foi realizada com sinais luminosos e sonoros. Ao descer do veículo, o passageiro tentou se desfazer de um pacote amarelo, que mais tarde foi identificado como contendo substância análoga à cocaína, totalizando 9,9 gramas.

O motorista foi identificado, e durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No interior do veículo, também não foram localizadas substâncias ilegais. No entanto, o passageiro portava alguns objetos que foram apreendidos. Com base no flagrante da substância ilícita, a equipe policial procedeu com uma busca domiciliar na residência do suspeito.

Na busca, foram encontrados uma balança de precisão, uma bucha de cocaína pesando 0,6 gramas, e 17 gramas de maconha, já fracionadas e prontas para comercialização, armazenadas em um pote. Após a operação, os objetos, os entorpecentes apreendidos, e o suspeito foram encaminhados à 2ª Subdivisão Policial (SDP) para as providências cabíveis.

A ação faz parte do esforço contínuo da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas na região, reforçando o compromisso com a segurança e a tranquilidade da comunidade.

Laranjeiras do Sul - Vem aí a Semana de Administração do CEEP

 

É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Nadir Schneider Schon, 72 anos.

 É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Nadir Schneider Schon, 72 anos, Esposa do Sr. Neosmir Schon.

Mãe das professoras Marcia, Marlene e Adriana Schon.

Seu velório será na Capela Santo Antônio, Bairro Água Verde.

As homenagens serão aproximadamente às 14h00min.

Seu sepultamento está previsto para amanhã (30/08) às 15h30min. na Comunidade do Campo Mendes.

quinta-feira, agosto 29, 2024

Oportunidade de emprego em Laranjeiras do Sul

                      

Policia Penal do Paraná terá pela primeira vez uma MULHER como diretora

A Polícia Penal do Paraná passou a ter uma policial penal feminina pela primeira vez como diretora. O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, anunciou nesta quarta-feira (28) Ananda Chalegre como nova diretora-geral da instituição.

Ananda Chalegre é policial penal há 18 anos e é pós-graduada em Inteligência e Segurança Pública pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Comissão de Finanças aprova piso salarial de R$ 4.685 para biólogos do setor privado

Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que prevê jornada de oito horas diárias (e 40 horas semanais) e piso salarial de R$ 4.685 (PL 5755/13) para biólogos do setor privado.

O piso será corrigido pela inflação (INPC) desde setembro de 2016 até a publicação da lei. Depois disso, o valor será reajustado anualmente pelo INPC. Em valores atuais, o piso seria da ordem de R$ 6.800.

SÓ PARA O SETOR PRIVADO

O projeto foi aprovado com parecer favorável do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA). Ele apresentou uma emenda para adequar a proposta às normas fiscais. Pela emenda, a regulamentação valerá apenas para biólogos contratados pelo setor privado e pelas estatais independentes do Tesouro Nacional, como a Petrobras.

A medida evita que as regras sejam aplicadas a biólogos do setor público, o que elevaria os gastos da União, estados e municípios. “Não parece razoável a União impor aumento de despesa com pessoal para os demais entes da Federação por meio de fixação de piso da categoria, provocando impactos negativos nas suas contas públicas”, disse o relator.

REGRAS

O deputado Duarte Jr. recomendou a aprovação do texto elaborado pela Comissão de Trabalho, que analisou a matéria anteriormente.

Esse texto, um substitutivo da ex-deputada Gorete Pereira (CE), alterou diversos pontos do PL 5755/13, que é de autoria do deputado licenciado Danrlei de Deus Hinterholz (RS).

O texto prevê ainda que:

- o regime de plantão da categoria será de no máximo de 12 horas diárias, sendo uma hora para repouso e alimentação;

- o trabalho noturno será realizado das 22h às 5h do dia seguinte, com remuneração pelo menos 20% superior;

- as horas-extras terão 50% de acréscimo sobre o salário-hora (incluindo trabalho em feriados);

- o adicional de insalubridade terá a seguinte gradação: grau mínimo (10% do piso), médio (20%) ou máximo (40%) de exposição;

- o adicional de periculosidade será de 30%.

A proposta determina ainda que os adicionais de insalubridade e periculosidade não serão cumulativos, devendo o biólogo fazer a opção.

O projeto acrescenta as medidas à Lei 6.684/79, que regulamenta as profissões de biólogo e de biomédico.

PRÓXIMOS PASSOS

O projeto vai agora à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde será analisado em caráter conclusivo. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Paraná envia 10 mil cestas básicas às famílias gaúchas impactadas pela enchente

Defesa Civil do Paraná iniciou nesta semana a entrega de 10 mil cestas básicas às famílias que ainda sofrem as consequências da enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio. A doação é fruto do repasse de R$ 3 milhões de recursos feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para que, por meio da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, fossem adquiridos materiais para atendimento às famílias gaúchas.

A Rede permite a atuação e apoio a outros estados em situação de emergência que atinjam as capacidades locais de atendimento. Com o recurso, 6 mil colchões e 10 mil cestas básicas puderam ser adquiridos para serem enviados ao Rio Grande do Sul. Todos os colchões já foram entregues e agora serão entregues as cestas básicas.

Decisão do Conselho Nacional de Justiça tem tendência de aumentar divórcio no Paraná

A decisão tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de permitir atos de inventários, partilhas e divórcios em Cartórios de Notas, mesmo quando existam menores envolvidos, deve elevar a quase 60% o total destes procedimentos nos Tabelionatos do Paraná. Assim, diminuirá a carga de processos judiciais e o ato on-line, se tornará mais ágil e mais barato.

No caso dos divórcios, a decisão deve inverter a atual lógica. Ou seja: 77,5% dos atos ocorrem pela via judicial e 22,5% em Tabelionatos de Notas, quando há consenso entre as partes e não há menores envolvidos.

Já nos casos de inventários e partilhas, que totalizam cerca de 25.826 mil escrituras em tabelionatos ao ano no Paraná, a permissão deverá gerar um crescimento de cerca de 40% dos atos. Desse modo, a partir de agora, mesmo quando o falecido deixar herdeiro menor ou incapaz, como também nos casos em que deixar testamento, o procedimento ficará disponível diretamente em Tabelionatos de Notas. Isso vai reduzir o tempo de conclusão de anos para semanas.

MAIS DE 3 MILHÕES DE ATOS

Desde 2007, quando os atos de divórcios, inventários e partilhas foram delegados aos Cartórios de Notas, já ocorreram mais de 3 milhões de atos em Tabelionatos de Notas. Para acessar os serviços dos Cartórios de Notas de forma on-line, o usuário deverá emitir um certificado digital notarizado. Esse certificado é gratuito pela plataforma www.e-notariado.org.br.

A partir daí ele pode solicitar qualquer ato on-line, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas e assinando eletronicamente os documentos, inclusive pelo celular. No caso dos reconhecimentos de firmas, o cidadão deverá acessar a plataforma www.enotassina.com.br. Em seguida, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assina-lo, fazer a assinatura de forma eletrônica.

Por fim, remeter o documento ao destinatário final. O serviço que levará poucos minutos, terá o mesmo preço que o ato físico feito no balcão dos Cartórios, já que é tabelado.

Justiça Federal libera CANCELA de pedágio para veículos de pessoas em tratamento de saúde no Paraná

Nos Campos Gerais, a Justiça Federal confirmou decisão liminar da Justiça Estadual e manteve a isenção do pagamento de pedágio para veículos de pessoas em tratamento de saúde que passem pela praça de pedágio de Carambeí, na rodovia PR-151.

A determinação atende ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Castro, que cobrava da concessionária EPR Litoral Pioneiro, administradora da estrada, a garantia, prevista em lei, que não vinha sendo oferecida.

A decisão pelo Judiciário Estadual veio em abril deste ano. Após pedido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os autos foram remetidos à Justiça Federal, que, nesta semana, em 26 de agosto, após atuação e pedido em audiência do Ministério Público do Paraná, restabeleceu a decisão inicial.

TCE-PR afasta sanções por gasto de combustível em Pinhão do ex prefeito da cidade

Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou procedente Recurso de Revista interposto pelo ex-prefeito de Pinhão (Centro-Sul) Dirceu José de Oliveira (gestão 2013-2016) e pelo então secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Sebastião da Silva Walter, em face do Acórdão nº 1720/23 - Segunda Câmara.

Em razão da decisão, foram afastadas as sanções de devolução de valores e multa aplicadas anteriormente aos recorrentes e aos ex-secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Eberson Carlos Pavoski e Rosmário Ramos dos Santos.

As sanções haviam sido aplicadas no âmbito de processo Tomada de Contas Extraordinária instaurada para apurar a constatação por auditores do TCE-PR, após a realização de inspeção presencial no município em 2015, da ocorrência do abastecimento de veículos sem vínculo com a administração municipal e da emissão de autorizações de abastecimento em nome de pessoas não vinculadas à prefeitura.

Em seu parecer no processo de Recurso de Revista, o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) opinou pelo provimento do recurso, com a reforma parcial do Acórdão nº 1720/23 - Segunda Câmara, para que fossem afastadas as responsabilizações sancionatórias e ressarcitórias imputadas aos recorrentes aos demais interessados que haviam sido punidos.

DECISÃO

O relator do processo, conselheiro Maurício Requião, concordou com o parecer do MPC-PR. Ele afirmou que não há elementos nos autos para comprovar que houve de fato, em 2014, eventual dano ao cofre municipal ou desvio de recursos; e que o abastecimento de combustível era referente a uma despesa de caráter contínuo, corriqueiro e essencial ao regular funcionamento das atividades administrativas e dos serviços públicos.

Requião explicou que o artigo 12 do Decreto nº 9.830/19 dispõe que o agente público somente poderá ser responsabilizado por suas decisões ou opiniões técnicas se agir ou se omitir com dolo, direto ou eventual, ou cometer erro grosseiro, no desempenho de suas funções. Assim, destacou a impossibilidade de responsabilização de agentes públicos com base em meros indícios.

O conselheiro ressaltou que não há material probatório suficiente que demonstre circunstância fática apta a caracterizar a ocorrência de má-fé, de conduta dolosa ou de erro grosseiro por parte de cada um dos gestores apontados como responsáveis. Além disso, frisou que as supostas falhas verificadas caracterizam inconsistências formais.

O relator salientou que o acórdão recorrido não demonstra elementos de culpa em relação à autuação do prefeito, em relação à fiscalização dos gastos, e dos demais secretários municipais a quem se atribuiu a responsabilização pelos apontamentos de abastecimento de veículos de forma supostamente irregular.

Os demais membros da Corte acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, por meio da Sessão de Plenário Virtual nº 13/24 do Tribunal Pleno do TCE-PR, concluída em 18 de julho. Não houve recurso contra a nova decisão, contida no Acórdão nº 2119/24 - Tribunal Pleno, disponibilizado em 30 de julho, na edição nº 3.261 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). O trânsito em julgado da decisão ocorreu em 22 de agosto.

Processo nº:699302/23
Acórdão nº:2119/24 - Tribunal Pleno
Entidade: Município de Pinhão

Laranjeiras do Sul - Marido dá socos e arrasta mulher pelo cabelo no Bairro São Francisco

Um homem que não teve a idade informada pela Polícia Militar (PM), agrediu a mulher de 38 anos com socos, fez ameaças de morte e ainda a arrastou pelo cabelo para fora do carro. A violência doméstica ocorreu no bairro São Francisco em Laranjeiras do Sul.

A vítima compareceu até a companhia da PM e relatou que o marido estava embriagado. De acordo com a mulher, após um desentendimento com ele dentro do carro, o marido deu socos na cabeça dela e fez ameaças de morte. Mas as agressões não pararam por aí.

O agressor ainda parou o carro e arrastou a esposa pelo cabelo. A mulher conseguiu se desvencilhar do agressor e fugiu com o carro. A equipe policial se dirigiu para a residência do casal que estava com as portas trancadas. Pela janela os policiais avistaram que ele estava coberto e deitado na cama.

O homem recebeu voz de prisão. O agressor e a esposa acabaram encaminhados ao Hospital São José para a confecção do laudo de lesão corporal. Depois encaminhados para a 2ª SDP de Laranjeiras do Sul.

Com atualização de lei, Paraná poderá destinar recursos aos municípios para inovação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para fomentar a modernização e o desenvolvimento tecnológico dos municípios paranaenses. Os repasses serão feitos pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), que possui orçamento estimado em 2024 de R$ 81,7 milhões.

De acordo com a nova legislação, os recursos destinados aos municípios poderão ser transferidos diretamente aos fundos municipais de ciência, tecnologia e inovação, dispensando a necessidade de convênios ou outros instrumentos jurídicos. A SEI irá editar a regulamentação para operacionalizar essa distribuição, com base em critérios como o porte dos municípios e os indicadores sociais, entre outros parâmetros.

O principal objetivo é ampliar a participação das cidades no desenvolvimento de projetos inovadores, além de acelerar os investimentos do Estado e simplificar o processo de liberação dos valores, garantindo que os recursos sejam aplicados de maneira mais rápida e eficaz.

A habilitação dos municípios será efetivada de acordo com a Lei Estadual de Inovação do Paraná (Lei n° 20.541/2021), que incentiva a inovação, a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico e o fomento de novos negócios. Para isso é imprescindível que tenham um conselho municipal de ciência, tecnologia e Inovação, além de uma política municipal de ciência, tecnologia e inovação.

Motociclista morre após bater frontalmente com carreta, em Candói

Motociclista morreu após bater frontalmente com carreta carregada com soja, na noite desta terça-feira (27) na BR-277 em Candói.

A batida foi registrada nas proximidades do km 408.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas para fazer o registro do acidente e o controle do trânsito, que ficou prejudicado por conta da batida.

Polícia Científica foi acionada para fazer o recolhimento do corpo do piloto.