terça-feira, julho 02, 2024

GAECO estoura ''Operação FOGO no PARQUINHO '' em gabinete de VEREADOR e funcionário público da prefeitura de Guarapuava


Ministério Público do Paraná deflagrou duas operações independentes que tratam de indícios da prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e organização criminosa por servidores públicos em Guarapuava. As ações ocorreram por meio do Gepatria e do Gaeco.

De acordo com o Ministério Público, as autoridades cumpriram 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná. E em São José, Agronômica, Braço do Trombudo e Rio do Sul, em Santa Catarina.

ABECEDÁRIO

Conforme as informações, na operação 'Abecedário' houve 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Guarapuava. 

Entre os alvos estão o ex-secretário municipal de Educação do Município (atualmente vereador) Pablo Almeida, um engenheiro civil do Município, Fabiano Silva, e familiares dos dois agentes públicos, suspeitos de receberem propina. 

 Ainda há seis empresas e nove pessoas com vínculos a um conglomerado empresarial que teriam feito os pagamentos.

O ex-secretário Pablo Almeida é suspeito de receber R$ 12 mil entre 2021 e 2023 por meio da conta do filho, para auxiliar nos ilícitos. Já o engenheiro Fabiano Silva, que atuou tanto nas licitações quanto na fiscalização dos contratos, teria recebido montantes que superam R$ 135 mil por meio das contas bancárias dos companheiros dos sogros, esposa e credores da empresa de engenharia familiar, nos anos de 2021 e 2022.

FOGO NO PARQUINHO


Ainda de acordo com o Ministério Público, outros oito mandados se vinculam na operação 'Fogo no Parquinho'. Tiveram entre os alvos o mesmo engenheiro civil da Operação 'Abecedário', bem como familiares e a empresa de engenharia dele. Nesta segunda operação, equipes encontraram indícios de fraude a licitação e no contrato decorrentes do Pregão Eletrônico n.º 197/2021. Estes feitos pelo município para fornecimento e instalação de playgrounds (parquinhos infantis) em escolas de ensino fundamental e centros municipais de educação infantil de Guarapuava.