sábado, agosto 19, 2023

CGU aponta falhas no uso do dinheiro de 'emendas PIX' em obras no Paraná

 Obra em Marialva uma vergonha...

Uma auditoria feita pela Controladoria Geral da União (CGU) apontou que o envio de dinheiro por meio de "emendas PIX", sem nenhuma análise prévia dos projetos, da execução e sem fiscalização, pode "provocar a execução de serviços sem qualidade e desperdício de recursos públicos".

Os auditores do órgão verificaram como 13 municípios do país usaram e como prestaram contas do dinheiro recebido por emendas PIX em 2020.

Entre os municípios visitados, sete são do Paraná: Capanema, Marialva, Maringá, Medianeira, Missal, Santa Cruz de Monte Castelo e São Miguel do Iguaçu.

Segundo a CGU, a escolha das cidades considerou a fase dos investimentos feitos pelas prefeituras e a disponibilidade das equipes da controladoria.

O órgão considera que esse trabalho de fiscalização é necessário porque foram identificados riscos neste tipo de transferência.

As indicações de repasse do dinheiro federal por meio das emendas PIX vêm de Brasília. Os parlamentares podem indicar o repasse de milhões a estados e cidades. Os valores vão direto para as prefeituras, escolhidas sem critérios específicos.

O município pode usar a verba como quiser, as únicas proibições são pagamentos de dívidas e salários.