quarta-feira, junho 07, 2023

Mesa Diretora da Câmara confirma cassação de Dallagnol

 A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou a cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos). Os parlamentares se reuniram para analisar o parecer da Corregedoria da Câmara que recomendou que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fosse acatada pelo legislativo federal.

O papel da Mesa foi, portanto, verificar se a decisão do TSE atendeu às formalidades legais, sem análise do mérito da decisão. E por unanimidade, a decisão do TSE foi confirmada. No mês passado, também por unanimidade, a Corte cassou o mandato do ex-procurador da Lava Jato por entender que ele burlou a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do Ministério Público Federal com reclamações disciplinares pendentes de julgamento. Desde a decisão da Justiça Eleitoral, Deltan Dallagnol buscou apoio entre os parlamentares para tentar reverter o cenário. Ele também apresentou um recurso na última quinta-feira (1º) ao Supremo Tribunal Federal.

O depoimento durou aproximadamente uma hora e meia. Após a confirmação da cassação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou que, como o Podemos não têm nenhum candidato que tenha atingido o quociente eleitoral de 10%, quem assume a vaga de Deltan é Itamar Paim (PL-PR).