sexta-feira, julho 15, 2022

Secretaria de saúde confirma mais dois casos de dengue em Laranjeiras do Sul

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais dois casos de dengue em Laranjeiras do Sul. Dessa forma, o município chegou a 119 casos notificados e 13 casos confirmados desde o início do Período Epidemiológico. Dos casos positivos, 8 são importados e 5 autóctones, ou seja, a doença foi contraída dentro do próprio município. 

Em virtude deste aumento, Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem ampliando as ações para controlar a doença. Uma das medidas é a aplicação do fumacê em alguns bairros. A outra, visa ampliar a orientação da comunidade com a realização do dia “D” nos bairros visando eliminar os possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. Esta ação foi realizada no sábado, 9 de julho, no Bairro São Francisco, onde foram visitados 500 imóveis, encontrados 10 focos e duas notificações foram emitidas. O próximo dia “D” está marcado para o dia 9 de agosto. O local ainda não está definido. 

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido e amostral (LIRAa), mostra que a infestação em Laranjeiras do Sul é de 0.9.%. Já por bairros, os maiores índices são no Centro, Monte Castelo e Água Verde com 0.8%, seguidos do Cristo Rei e Presidente Vargas com 0.7%, São Miguel, 0.6% e São Francisco, 0.5%. 

A Enfermeira e coordenador do setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto, reforça que é importante que as pessoas dediquem pelo menos 10 minutos por semana para vistoriar a casa e o terreno, eliminando tudo que possa acumular água. Para ela o momento é de redobrar os cuidados para evitar que os casos se alastrem. Evitar água acumulada que possam atrair o mosquito Aedes aegypti ainda é a melhor forma de prevenção.

“O que nós precisamos ressaltar é que os casos já começaram a aumentar e, então, nós precisamos tomar todos os cuidados necessários com relação a proliferação do mosquito, tendo em vista que ele é o transmissor da dengue e que a eliminação dele, também reduz o número de casos positivos de dengue. Cada um fazendo sua parte nós vamos conseguir evitar que novos casos sejam confirmados em nosso município”, afirmou a enfermeira.