quarta-feira, maio 25, 2022

Ministério Público do Paraná apresenta denúncia no caso da CORRUPÇÃO do LIXO no SUDOESTE , cópias de CHEQUES , agendas com datas e VALORES ..CASA CAIU para ex prefeito e ex secretario !!

O Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-prefeito (2009-2012 e 2013-2016) e o ex-secretário municipal de Administração (2013-2016) de Mangueirinha, no sudoeste. 

A ação penal foi proposta pelos Núcleos de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), unidades especializadas do MPPR, no âmbito da Operação Container.

De acordo com as investigações, entre 2012 e 2018, a partir de fraudes em processos licitatórios de serviço de coleta de resíduos sólidos para o Município, os denunciados teriam recebido vantagens indevidas, por 32 vezes, que somaram R$ 677.214,87. Eles ainda omitiam os valores recebidos indevidamente, como propina, dos empresários responsáveis pelas empresas participantes do esquema criminoso, utilizando empresas de fachada, contas bancárias de parentes e depósitos fracionados em contas bancárias diferentes. Os ilícitos teriam sido mantidos inclusive após o fim dos mandatos dos agentes públicos.

Operação – Deflagrada em julho de 2018, a Operação Container apurou fraudes em licitação para contratação de serviços de coleta e destinação de lixo em várias cidades paranaenses. Os crimes denunciados ficaram comprovados a partir de análise de anotações apreendidas em mandados de busca em residências dos investigados, quebra de sigilo bancário e informações prestadas a partir de acordos de colaboração premiada.

(Fonte: MPPR