quinta-feira, abril 28, 2022

Sábado é o dia D de vacinação contra o sarampo e a gripe

Está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. O Dia D de vacinação será neste sábado, 30 de abril. Em Laranjeiras do Sul, de acordo com a secretaria de saúde, todas as unidades de saúde atenderão no sábado das 08h às 17h. No caso do sarampo, devem ser imunizadas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

O sarampo é uma doença infeciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para óbito, principalmente em crianças menores de um ano ou desnutridas. Em 2016 o Brasil foi contemplado com o selo de país livre do sarampo, mas em 2018 voltou a registrar novos casos e óbitos, por isso a vacina é a melhor prevenção. A meta é atingir pelo menos 95% do público alvo.

A vacina contra a gripe (influenza) está disponível no momento para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A partir deste sábado, dia 30, também terão acesso a vacina crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, mediante documento que comprove o exercício efetivo da função, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e funcionários do sistema prisional. A campanha terá sequência até 3 de junho.

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 4 de abril, ou seja, há quase um mês, mas a procura está muito baixa. Até quarta-feira (27), conforme a secretaria municipal de Saúde, foram vacinados em Laranjeiras do Sul 1.645 idosos e 150 trabalhadores da saúde. Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar a carteirinha e documento de identificação