quinta-feira, março 24, 2022

Polícia registra crime ambiental em Saudade do Iguaçu

Em patrulhamento pela comunidade da Linha Pintado, interior de Saudade do Iguaçu, a polícia militar constatou que uma máquina do tipo escavadeira hidráulica (pantaneira) estava trabalhando na abertura de uma vala (valeta) em uma lavoura de soja na beira da estrada, sendo que ao lado da vala havia uma araucária (pinheiro) arrancada e já desgalhado.

Em conversa com o proprietário do terreno, o mesmo relatou que teria tirado a referida araucária para fazer tabuas. Disse também que a árvore foi plantada no local pelos antigos proprietários daquele terra, que a valeta que está sendo aberta seria para enterrar alguns blocos de concreto (possivelmente de uma antiga construção que ali existia) que estavam atrapalhando a lavoura. Indagado se o mesmo se possuía liberação para extração da madeira e movimentação de solo, o responsável disse que não.

Diante do fato com apoio da Polícia Ambiental foram encaminhadas as partes envolvidas até o Destacamento da Policia Militar de Saudade do Iguaçu, onde a equipe da Polícia Ambiental realizou os procedimentos administrativos de acordo com a lei 9.605/98 (destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração do bioma ou utilizá-la com infringência das normas de proteção).

Após o termino dos procedimentos os envolvidos encaminhadas a delegacia de Pato Branco para os procedimentos da Policia Judiciaria.