terça-feira, fevereiro 15, 2022

Primeira semana de aulas tem 1.947 casos positivos de Covid na rede estadual do Paraná

Para cumprir as resoluções e orientações das autoridades sanitárias e manter os colégios estaduais como ambientes controlados e seguros, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) segue fazendo o monitoramento dos casos de Covid-19. Na primeira semana de ano letivo, de 7/02 a 11/02, apenas uma escola suspendeu as atividades em virtude dos casos.

Em toda a rede estadual de ensino foram reportados 1.947 casos positivos nesse período, sendo 1.455 de estudantes, 372 de professores e 120 de funcionários (percentual inferior a 1% do total de cada um dos respectivos grupos). Vale ressaltar que a grande maioria desses casos são de alunos e profissionais que já estavam afastados (e com atestados) quando as aulas começaram, ou seja, sequer foram às instituições de ensino.

Quando há notificação de casos de Covid-19 entre estudantes, professores ou funcionários de colégios estaduais, as instituições de ensino seguem as orientações da última atualização da nota orientativa 03/2021 da Sesa. Os casos confirmados são afastados e uma avaliação é feita pelo comitê de biossegurança para tomar uma decisão pela eventual suspensão das aulas e em qual nível. Caso o contato tenha se limitado a grupos específicos, é considerado o isolamento de uma sala de aula ou de um grupo de uma sala de aula.

O monitoramento é feito pelos comitês de biossegurança das escolas e informado tanto para a Seed-PR quanto para as vigilâncias sanitárias locais.