sábado, fevereiro 05, 2022

PRFs são especializados para atuar em regiões de fronteira

O Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras) promoveu a formatura de mais uma turma da pós-graduação em gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras. A cerimônia foi realizada de forma presencial no auditório da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Cascavel e oito dos formandos são PRFs. Ao todo, agora  são mais de 400 especialistas em fronteiras que formam um time de elite e dividem experiências e conhecimentos sobre as vastas áreas de fronteira do Brasil.

Luciano Barros, presidente do Idesf, destacou que cada vez mais o instituto atua com a formação e a integração nacional e internacional para promover a troca de experiências, seja conhecendo projetos  “in loco" ou por meio do compartilhamento de experiências.  “Ressalto que nossos alunos estão sempre conectados às nossas atividades futuras: congressos, viagens técnicas e outras ações e, além disso, muitos acabam trazendo contribuições como instrutores dos próximos cursos". 

O inspetor-chefe da Delegacia da PRF de Cascavel, Ricardo Schneider, que também concluiu a pós-graduação, comentou que o curso ajuda a ampliar a visão dos alunos que atuam, principalmente, no contexto de fronteira. "Tivemos a oportunidade de aprender com servidores públicos que atuam em todos os cantos do Brasil e também especialistas que vivenciam as fronteiras em outros países. Ficou evidenciado que cada local tem as suas peculiaridades, mas pudemos ver estratégias, táticas e aplicações que podem ser inseridas nos cenários de fronteira do Brasil”, destacou. (Foto: Divulgação)

Ao todo, já são mais de 400 especialistas em fronteiras que formam um time de elite e dividem experiências e conhecimentos sobre as vastas áreas de fronteira do Brasil.