quinta-feira, novembro 18, 2021

Prorrogadas as inscrições para a Moradia Estudantil da Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) prorrogou o prazo das inscrições para o processo seletivo das Moradias Estudantis. Dessa maneira, as vagas estão abertas para o segundo semestre letivo de 2021. Em Guarapuava, o prazo segue aberto até três de dezembro. Já as Casas Universitárias de Irati contam com quatro vagas para a moradia masculina e outras quatro para a feminina. As inscrições para concorrer às vagas se encerram no dia 22 de novembro.

De acordo com a coordenadora de Apoio ao Estudante da Unicentro, professora Maria Regiane Trincaus, as moradias atendem uma demanda dos universitários. “Sabemos que muitos estudantes não têm condições financeiras de se manterem dentro da universidade. Então, a Moradia Estudantil é uma forma de auxiliá-los e de a universidade, pelo menos, reduzir a evasão desses alunos”. 

 Sendo assim, os candidatos precisam atender a alguns critérios para participar do processo. Tem direito à inscrição os alunos que residam fora dos municípios, que não tenham acesso ao transporte dos municípios e que estejam cursando a primeira graduação. As moradias são exclusivas para alunos de graduação, e que tenham 18 anos ou mais ou sejam emancipados. 

 Ainda conforme a coordenadora, alguns alunos serão priorizados. “Como critério de classificação é priorizado os estudantes que tenham cadastro no CadÚnico, com menor renda, e aqueles estudantes que estejam em municípios mais distantes dos Campus”. 

A seleção para os moradores das Casas Universitárias é feita em duas etapas: a pontuação a partir da documentação enviada e a entrevista com o candidato, que será realizada pela equipe de assistentes sociais da Unicentro, de forma presencial.

COMO SE INSCREVER

 Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher o formulário disponível no edital. E deve entregar a documentação exigida na forma digital, por meio do Sistema de Protocolo Eletrônico da Unicentro. Dessa "forma, o processo de seleção vai contemplar a análise da documentação exigida; além do perfil socioeconômico; e do local de residência e/ou domicílio do candidato."

Com isto, o resultado da seleção sai 7 de dezembro. Vale lembrar que os ocupantes das Casas Universitárias são isentos do aluguel. No entanto, devem contribuir mensalmente com uma taxa equivalente a 6% do Salário Mínimo Nacional, para o pagamento parcial de água e luz e eventuais serviços de manutenção. Portanto, o estudante selecionado pode permanecer  na Moradia Estudantil até o final do tempo previsto para a conclusão do curso.

"Por fim, todas as informações sobre documentação e os novos prazos podem ser conferidas no edital de seleção, disponível na página da Coordenadoria de Apoio ao Estudante.