quinta-feira, novembro 18, 2021

Número de pessoas com diabetes previsto para 2030 é alcançado 3 anos antes.

O mundo atingiu, em 2020, a meta prevista para 2030 no número de pessoas com diabetes. Nos dois últimos anos o aumento foi de 16%, segundo dados preliminares que integram o novo Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes.

Atualmente a doença já atinge 537 milhões de adultos, com idades entre 20 e 79 anos, sendo 32 milhões nas Américas do Sul e Central. A previsão é que o número de pessoas aumente para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045. Em 90% dos casos, o Diabetes se manifesta como o Tipo 2, que está relacionado ao sobrepeso, obesidade e maus hábitos de vida.

“Ainda não saíram os dados brasileiros, mas em 2019 estávamos em 5º lugar no mundo e o 6º de subdiagnóstico, estima-se que a metade das pessoas que têm diabetes no mundo nem têm diagnóstico, apesar da importância do tratamento precoce, que visa evitar complicações da doença”, declarou a endocrinologista, Tarissa Petry

Ela apresentou os dados preliminares, nesta quinta-feira (11), no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariártica e Metabólica, que acontece até o dia 13 de novembro, em São Paulo. O novo Atlas do Diabetes será lançado oficialmente, no dia 06 de dezembro. 

Ainda de acordo com o Atlas, 81% dos adultos com diabetes vivem em países com baixa e média renda.  No próximo domingo, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário