domingo, novembro 07, 2021

Paraná conquista 79 medalhas e se consagra campeão dos Jogos Escolares Brasileiros

Paraná mais uma vez se destaca como referência no esporte após garantir o primeiro lugar no quadro total de medalhas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2021. O evento aconteceu na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, de 29 de outubro até essa sexta feira (05). Com um total de 79 medalhas - 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze - a delegação paranaense ficou na primeira colocação seguida por São Paulo e Santa Catarina, respectivamente com 75 e 70 medalhas.

Foram 10 dias de muito esporte, superação e emoção para as cerca de 8 mil pessoas envolvidas nesse mega evento, que reuniu os melhores atletas do Brasil. Números gigantescos não só de pessoas, mas também de serviços oferecidos. Foram mais de 8 mil passagens aéreas e mais de 130 mil refeições. E como o Paraná,  celeiro de grandes nomes dos esportes não podia ficar de fora, compareceu com uma das maiores delegações do JEBS. Foram 218 atletas, 47 técnicos e 19 dirigentes, num total de 284 pessoas representando o Estado.

Os paranaenses disputaram 17 modalidades: atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

A ginástica rítmica e a artística abriram as competições antes mesmo do início oficial dos JEB. Lideradas pelas técnicas Kareen Priscila e Margarethe, teve dobradinha paranaense no pódio no aparelho arco. Ana Luiza Magnani garantiu o ouro e Julia Cristina Ricardo a prata. Julia também ficou com a prata nas maças. Na ginástica artística, Giovana de Oliveira Martins, ficou com o bronze no individual geral.