sábado, novembro 27, 2021

Guaraniaçu - Município realiza a 13ª Conferencia Municipal de Saúde.

Profissionais da área da saúde se reuniram na quinta-feira (25 de novembro), no Centro de Eventos Paroquial da Igreja Matriz do município de Guaraniaçu, para debaterem o tema “Os enfrentamentos do SUS diante da nova realidade em decorrência da Pandemia”.

Durante a 13ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela administração municipal através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou com a presença de várias autoridades, o prefeito Osmário Portela, vice-prefeito José Gracioso, vereador e presidente da câmara, Carlão do Guaporé, secretários municipais, Luiz Morais, secretário da agricultura, Ivone Fabricio, secretária de saúde, a enfermeira Elisabete Firmino e a Palestrante Mestre Lilian Welz.

O evento foi fundamental para continuar garantindo o bom funcionamento da gestão municipal, já que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

A secretária de saúde Ivone Fabricio destacou que “através do diálogo só temos a ganhar, tanto os gestores, quanto a administração municipal e a população. Melhorar a saúde do município significa atender melhor e oferecer serviços com mais qualidade”.

O vice-prefeito Gracioso comentou “o SUS é o sistema mais avançado do mundo. Nessa pandemia vimos o SUS acolher a todos, independentemente de idades, classe social e sexo. Todos tiveram e tem acesso ao Sistema Único de Saúde. Por isso é importante que nós debatamos sobre ideias que possam contribuir e melhor ainda mais o atendimento no SUS e hoje estamos aqui para isso”.

O vereador e presente da câmara, Carlão do Guaporé, falou que a conferência é um instrumento que possibilita debater políticas públicas e lutar pelo fortalecimento do setor saúde. “Os avanços que obtivemos até hoje só foram possíveis graças aos servidores da área da saúde, sempre objetivando atender a população com qualidade e humanização. Nosso objetivo é buscar a participação da sociedade nas decisões da gestão pública, fortalecendo o vínculo, debatendo e dialogando sobre a saúde pública no município”.

O prefeito Osmário elogiou o trabalho dos profissionais de saúde do município, enfatizou a capacidade, profissionalismo e humanização e agradeceu a dedicação de todos e ressaltou ainda que “os diálogos, as conversas e as tratativas são muito importantes para a comunidade, por isso agradeço a todos vocês que estão aqui hoje. Nosso debate será fundamental para nos nortear na tomada de decisões. Mandato participativo é isso, ouvir da população as sugestões, ideias e críticas que vão nos permitir melhorar, focar no futuro da saúde do município. Tenho certeza de que muitas coisas boas serão traçadas nessa Conferência para continuarmos promovendo saúde de qualidade e de respeito para todos”.