sábado, novembro 27, 2021

Governo do Paraná promete ir à Justiça contra 'todos os danos das concessionárias e contras as obras não executadas

A cobrança de pedágio nas rodovias do Paraná termina neste final de semana, com o fim dos contratos junto às concessionárias, assinados nos anos 1990. Mas o imbróglio envolvendo as concessões está longe do fim. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26 de novembro) o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que o governo do Paraná irá brigar na Justiça para con seguir ressarcimento de todos os prejuízos que o estado possa ter tido em função de acordos não cumpridos, por exemplo.

“Quero salientar que o DER continua a brigar na Justiça contra todos os danos das concessionárias e contra as obras não executadas. Também destaco que todas as obras em andamento não serão paralisadas. As obras serão entregues mesmo após o encerramento do pedágio”, disse o secretário, destacando ainda que as concessionárias possuem compromissos a serem cumpridos com o Estado, tais como a finalização das obras devidas e a entrega de um levantamento dos bens existentes que serão repassados ao Estado.

Já quanto às obras devidas pela VIapar, elas deverão ser concluídas em dois anos, segundo um acordo fechado com o Governo do Estado. A pena para não cumprimento é de R$ 347 milhões.

Outra responsabilidade das concessionárias é a guarda patrimonial das praças até que todos os bens reversíveis ao Estado e à União sejam entregues, seguindo um cronograma proposto pelas próprias empresas.