sábado, novembro 20, 2021

Corpo de Bombeiros capacita guarda-vidas civis voluntários para a temporada 2021/2022

Corpo de Bombeiros do Paraná deu início à etapa de instrução do curso de guarda-vidas civil voluntário para atuação na temporada de verão 2021/2022. Eles vão reforçar o trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e nos atendimentos a afogamentos no mar, rios e lagos.

O treinamento abrange as modalidades “água aberta”, com 120 horas/aula, e "águas interiores", com 80 horas/aula. Após o processo seletivo, que contou com o Exame de Capacidade Física (ECAFI) e entrega dos exames e documentos junto à coordenação dos cursos, 101 candidatos foram aprovados para iniciar o curso de guarda-vida civil voluntário.

No total são 62 para os municípios litorâneos na modalidade de águas abertas: Matinhos (22), Guaratuba (22) e Pontal do Paraná (19). Já para águas interiores são 39 candidatos, sendo 19 vagas para a região de Paranavaí (Noroeste), oito para Foz do Iguaçu (Oeste), quatro para Umuarama (Noroeste) e oito para Morretes (Litoral).

Para a coordenadora da seção de concursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente Tamires Silva Pereira Teodoro, o curso é uma oportunidade de agregar civis à corporação não só na temporada, que está para começar, mas também durante a pré-operação.