sexta-feira, outubro 08, 2021

VI Conferência da Pessoa com Deficiência destaca papel do Conselho Municipal para garantia de direitos

Com apresentações culturais, artísticas e uma palestra magna, aconteceu nesta quarta-feira (06), no auditório Francisco Contini, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), a abertura da VI Conferência da Pessoa com Deficiência,  promovida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDDEG). 

 O evento ocorreu de forma híbrida, presencialmente e com transmissão pelo canal do YouTube da Universidade. Para iniciar a noite, houve uma apresentação musical de Luan Chagas e Evanise Andrade, deficientes visuais atendidos pela Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (APADEVI). 

“Esse espaço é muito importante para ouvirem nossas demandas e juntos encontrarmos formas de consolidar nossos direitos, integrando ações de toda a sociedade”, disse Evanise.

 Os convidados e autoridades que discursaram, fizeram audiodescrição, recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens, uma ação de inclusão. O recurso foi  destacado na fala do vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas,  que participou representando o Executivo Municipal. Ele afirmou que é dever de todos os órgãos, em conjunto com entidades e conselhos, criar políticas públicas para pessoas com deficiência e dar efetividade às já existentes.