quinta-feira, outubro 07, 2021

Laranjeiras do Sul - Município promove a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realiza, na sexta-feira, 15, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e subtema “Direito a Inclusão das Pessoas com Deficiência”, o objetivo é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as metas para a implantação das políticas da pessoa com deficiência no município, além de eleger um delegado governamental para a Conferência Estadual.

 Dentro dos assuntos discutidos, estão os temas de identidade de gênero e raça (diversidade sexual e geracional); órgãos gestores e de instâncias de participação social e interação entre os poderes federados. “Nosso maior objetivo é sensibilizar a comunidade e debater as políticas públicas para integrar mais saúde, educação e oportunidades para as pessoas com deficiência”, afirmou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Assistente Social do CRAS, Vanderson Gomes. A Conferência vai acontecer das 13h às 17h, no Auditório da Escola Técnica, localizada na Rua Coronel Guilherme de Paula, no Jaboticabal.

 O evento vai acontecer das 13h às 17h, no auditório da Escola Técnica, com a presença de autoridades, conselheiros municipais, servidores públicos, representantes de entidades e demais órgão e comunidades. Em virtude da pandemia, a capacidade máxima do local será respeitada, e, portanto, serão recebidas apenas as primeiras 60 pessoas que se credenciarem para o evento.

 PROGRAMAÇÃO
13h – credenciamento
13h30 – abertura
13h40 – Leitura do Regimento Interno
14h00 – Palestra magna com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” proferida pela Mestre em Politicas Publicas Jacinta Imig
15h30 – Grupos de trabalho para a discussão e apresentação das propostas para os cinco eixos para apresentação de propostas:
Eixo 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência;
Eixo 2: Acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas;
Eixo 3: Financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência;
Eixo 4: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

16h15 – Plenária com apresentação das propostas
16h45 – Escolha do delegado para representar Laranjeiras do Sul na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
17h00 – Encerramento.