sexta-feira, outubro 22, 2021

Laranjeiras do Sul ganha prêmio Cidades Excelentes na categoria “Saúde e bem-estar”

Laranjeiras do Sul conquistou o prêmio de Cidades Excelentes na categoria “Saúde e bem-estar”. O secretário de Saúde Valdecir Valicki recebeu a distinção na cerimônia de entrega da etapa estadual do 1º Prêmio Band Cidades Excelentes realizada nesta quinta-feira, 21, no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. As cidades vencedoras participarão em breve de uma cerimônia de premiação nacional em Brasília. O assessor especial, Everton dos Santos Vaz também esteve presente no evento. 

A premiação reconhece iniciativas pioneiras de gestão municipal, incentiva a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, dissemina soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios e valoriza servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. A premiação, realizada pela primeira vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.

Em cada categoria foram premiados três municípios, divididos segundo seu tamanho: até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No total, foram 18 vencedores na etapa regional do prêmio. Laranjeiras do Sul conquistou o primeiro lugar em Saúde e Bem-estar, envolvendo municípios de 30 a 100 mil habitantes. O município disputou o título com as cidades de Francisco Beltrão e Rio Negro. No evento de gala em Curitiba, o município foi representado pelo secretário de Saúde, Valdecir Valicki e pelo assessor especial, Everton dos Santos Vaz. 

AVALIAÇÃO – Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia todos os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou que esta primeira edição do prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto.

“Buscamos fazer o Oscar da gestão pública, procurando premiar quem melhor cuidou do seu município sob vários ângulos. Para isso, tivemos que buscar dados em todos os municípios brasileiros, padronizando e parametrizando as informações para poder comparar um serviço feito em uma cidade pequena com aquele de uma cidade grande”, ressaltou.

CIDADES PARANAENSES – No Paraná, além da categoria geral, foram premiadas Laranjeiras do Sul, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Pinhais, Nova Aurora, Medianeira, Apucarana, Jussara, Lobato, Maringá e Rolândia.