domingo, outubro 31, 2021

Exposição apresenta a importância do patrimônio da erva-mate na história do Paraná

No Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, o público pode conhecer a importância da erva-mate na história do Paraná. A exposição Narrativas Poéticas do Mate integra as ações do programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, uma cooperação institucional entre o espaço e o Museu Paranaense (Mupa) que tem como objetivo ampliar as percepções sobre o patrimônio ervateiro a partir da perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural.

A mostra está inserida no contexto de representação simbólica e territorial do espaço cultural do banco, que é a antiga residência de Maria Clara Abreu de Leão e Agostinho Ermelino de Leão Jr., empresários da erva-mate e fundadores da icônica marca de chá Matte Leão. Lá é possível visitar um conjunto de objetos provenientes de acervos institucionais e coleções particulares, além de obras que potencializam a visualidade ervateira.

hank you for watching

“A exposição integra um programa de circulação de acervos que estruturamos em conjunto com o Museu Paranaense, instituição que mantém um expressivo acervo ervateiro e articulou uma equipe interdisciplinar. O programa viabilizou uma pluralidade de ações, entre elas uma mostra de câmara que faz uma homenagem aos 160 anos do artista Alfredo Andersen, além de uma sala botânica, com exsicatas de erva-mate provenientes do acervo do Museu Botânico de Curitiba”, contextualiza Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE- Palacete dos Leões. 

Mais informações podem ser encontradas no site www.brde.com.br/palacete e nas redes sociais @EspacoCulturalBrde.