quarta-feira, setembro 08, 2021

Eleito e empossado novo conselho de saúde de Rio Bonito do Iguaçu

O Conselho de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu tem nova diretoria. A reunião aconteceu dia 02 de setembro para eleger o novo Conselho de Saúde, gestão 2021 a 2024, que ficou assim constituído: Presidente: Flávio Barbosa; Vice-Presidente: Norberto Carlos Algeri; Primeira Secretária: Lilian Maria Johann e Segunda Secretária: Maristela Nogueira Martins Kloster. 
 
De acordo com Flávio Barbosa (foto), o Conselho é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social.
 
 O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade. 
 
Outro fato destacado pelo novo presidente, Flávio Barbosa, é que está assumindo um Conselho de Saúde muito bem estruturado. E, com a colaboração de todos os membros da diretoria, pretende fazer uma gestão profícua que atenda todas as finalidades do CMS.