terça-feira, agosto 17, 2021

Vestibular Unicentro 2022 terá novo formato

Vestibular 2022 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) já tem data para ser realizado: 13 de março do próximo ano. A partir do próximo processo seletivo, as provas deixam de ocorrer em dois dias e passam a ser concentradas numa única data, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala. “Para 2022, a Unicentro terá um novo formato nas provas do Vestibular. O Vestibular será realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração e, agora, com 60 questões para serem respondidas pelos candidatos. Mantemos os grupos de curso, mas houve uma diminuição no número de questões de cada disciplina”, complementa Maria Aparecida Mores, coordenadora de Processos Seletivos da universidade.

Todos os candidatos inscritos, independente do curso a que concorrerem a uma vaga, farão a Redação, e responderão as 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, e as cinco perguntas de Língua Estrangeira. Já as demais matérias que integrarão o processo seletivo – Arte, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia – são definidas a partir do grupo a que pertence o curso que em o estudante concorre a uma vaga. Cada grupo é comporto por cinco disciplinas e cada uma delas é conta com nove questões objetivas.

Outra mudança para o próximo Vestibular diz respeito a lista de obras recomendadas para a prova de Literatura. “A cada dois anos, nós fazemos essa atualização, é uma forma de motivar o estudante para a leitura”, explica Maria. Nos processos seletivos de 2022 e 2023, então, as obras literárias que serão exploradas são: Inocência, de Visconde de Taunay; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; Sagarana, de Guimarães Rosa; Conédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo; Dois em um, de Alice Ruiz; Rosa que está, de Luci Colin; Torto arado, de Itamar Vieira Júnior; Sagrada Esperança, de Agostinho Neto; e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

As mudanças, segundo a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, são “para a facilidade para os candidatos e suas famílias, que residem em outras cidade. E, também, como realizamos provas em outros colégios, assim nós não interferimos no calendário escolar, porque utilizávamos espaços também na segunda-feira”.