sábado, agosto 28, 2021

Tributos estaduais poderão ser pagos via PIX em setembro no Paraná

       A partir do dia 1º de setembro as taxas e tributos estaduais poderão ser pagos via PIX. A mudança vai permitir que o contribuinte quite a guia de recolhimento em qualquer banco, inclusive nos digitais, não se restringindo aos conveniados com o Estado. Por enquanto, essa operação só poderá ser utilizada inicialmente para pagamento via aplicativo, ou por internet banking, não sendo possível o pagamento diretamente na agência da instituição bancária.

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, afirma que a mudança faz parte da modernização do sistema. 

Para pagar a guia, o contribuinte deve abrir o aplicativo do banco, escolher “pagar um débito com Pix” e apontar a câmera do celular para o QR Code que está disposto no canto superior direito da guia. Neste primeiro momento, o débito tributário pago via Pix não será quitado instantaneamente e o reconhecimento será feito em até 15 minutos. Já a informação relativa à quitação definitiva dos demais débitos só ocorrerá no dia seguinte, após a consolidação das informações de pagamento.  

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual também estão desenvolvendo a função do Pix online, que será lançada em breve. Nesse caso, a apropriação no débito ocorrerá imediatamente após o pagamento, com a quitação definitiva.