terça-feira, agosto 31, 2021

Rio Bonito do Iguaçu - Secretaria de Assistência Social participa da reunião do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa


O programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), criado para incentivar a promoção de ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, passa a ser coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
 
As ações a serem realizadas no âmbito da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa serão de defesa de direitos, de proteção social, de oferta de oportunidades de aprendizagem, de participação, de adaptação dos ambientes urbanos e rurais - como formas de reduzir as vulnerabilidades sobretudo da população idosa.
 
A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa tem como objetivo afirmar o compromisso do poder público com a efetividade do Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003), garantindo o exercício dos direitos das pessoas idosas e propondo políticas públicas para as especificidades deste grupo populacional.
 
Saiba sobre os critérios básicos para implantar o projeto Amigo do Idoso. A sistemática é composta de 4 passos:
1º Passo: Assinatura do Termo de Adesão.
2º Passo: Ações obrigatórias para receber o Selo Inicial.
3º Passo: Ações obrigatórias e eletivas para receber o Selo Intermediário.
4º Passo: Ação obrigatória e eletiva para receber o Selo Pleno.
O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações. O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa.
 
E, para tratar desse assunto, estiveram participando de reunião em Laranjeiras do Sul na tarde desta segunda-feira (30), a Primeira Dama de Rio Bonito do Iguaçu e Secretária de Assistência Social, D. Olide Bovino e, André Candido, Coordenador do CRAS do município. 
 
O encontro que aconteceu na sede da ACILS, Associação Comercial de Laranjeiras do Sul, teve como mediadora Adriana Santos de Oliveira, coordenadora estadual da política do idoso e Presidente Estadual do Conselho do Idoso. Rio Bonito do Iguaçu aderiu ao programa, o EBAPI, com o propósito de desenvolver ações voltadas aos idosos. De acordo com o André, algumas ações já estão sendo colocadas em práticas e outras, no decorrer do período serão planejadas. 
 
A principal ação a ser desencadeada está a realização de um diagnóstico sobre a realidade dos idosos em Rio Bonito do Iguaçu. Aproveita para complementar que este diagnóstico já está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, através dos ACSs, Agentes Comunitários de Saúde.
 
REUNIÃO
 
André Candido anuncia que a partir da próxima sexta-feira(03), retorna o serviço de convivência do idoso, a partir das 13h30min. Na oportunidade, juntamente com os idosos vão estar sendo discutidas estratégias para atender as necessidades dos idosos. 
 
Foto – D. Olide Bovino, Adriana Santos de Oliveira, Sandra Viola e André Candido.