quarta-feira, julho 07, 2021

Quem escolher vacina vai para o fim da fila em Laranjeiras do Sul , afirma Prefeito BERTO SILVA

 Quem escolher vacina vai para o fim da fila em Laranjeiras do Sul

Medida contra sommelier de vacina foi anunciada pelo prefeito Berto Silva e começa a valer nesta quarta-feira (7)
 
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul vai colocar no fim da fila da vacinação contra Covid-19 os moradores que quiserem escolher a marca do imunizante. O novo protocolo começa a valer a partir de quarta-feira, 7, e a pessoa que desistir de se vacinar em razão da marca do imunizante terá que aguardar o final do processo de imunização de toda a população adulta da cidade para ter acesso novamente à dose de proteção contra a doença. 
 
O município recebe as doses do governo estadual, e que as faixas etárias nas quais será aplicado o imunizante também é determinada pela Secretaria Estadual de Saúde. “Não podemos prejudicar nossa eficiência na imunização por conta dessas pessoas que querem escolher a dose. Insisto que vacina não é para escolher. Todos os imunizantes ofertados em Laranjeiras do Sul são aprovados pela Anvisa e cumprem o seu papel, de salvar vidas”, disse o prefeito Berto Silva.
 
A determinação visa combater o chamado “sommelier de vacina”. Sommelier é a pessoa responsável pela carta de vinhos dos restaurantes. No caso da imunização, o termo se refere às pessoas que estão escolhendo qual vacina tomar e, com isso, atrasando a campanha de imunização no País.
 
Laranjeiras do Sul já aplicou 18.056 doses, até segunda-feira, 5. Foram 14.379 pessoas que já receberam a primeira dose e 3.677 que já foram imunizadas também com a segunda dose. Nesta quarta-feira, 7, pela parte da manhã serão vacinadas as pessoas com 38 anos e a tarde com 37 anos completos, além de caminhoneiros, gestantes e puérperas.