sexta-feira, junho 04, 2021

Prefeito se reúne com vereadores para falar sobre temas da pandemia em Guarapuava

Em reunião na tarde desta quinta feira (03 de junho), o prefeito Celso Góes, junto aos secretários municipais e equipe técnica da saúde de Guarapuava apresentaram para os vereadores a atual situação da pandemia na cidade e os próximos passos adotados pelo município. Os vereadores também tiraram diversas dúvidas e solicitaram algumas ações do executivo no combate à Covid-19.

Foi apresentado aos vereadores o sistema de embandeiramento, que será adotado já neste fim de semana para reger as medidas de enfrentamento na cidade. Basicamente, são cinco cores de bandeira que correspondem a faixas de risco, sendo verde muito baixo, amarelo baixo, laranja moderado, vermelho alto e roxo muito alto. A definição da bandeira vigente será feita semanalmente com base no cálculo de indicadores da pandemia.

Os vereadores também tiveram acesso aos dados epidemiológicos atualizados da Covid-19 e o avanço na vacinação que até esta quinta feira (03) tem quase 25% da população estimada da cidade vacinada com a primeira dose.

Entre as algumas das solicitações dos vereadores durante a reunião, estão a inclusão de novos grupos como prioritários na vacinação, ampliação da testagem e busca ativa das pessoas para tomarem a segunda dose.

Ainda na reunião, o secretário de saúde, Jonilson Pires informou que a busca ativa já está sendo feita pelas UBSs. “Estamos ligando informando da vacinação da segunda dose para aquelas pessoas que tomaram a primeira mas não compareceram para tomar a segunda dose”. Também foi informado que Guarapuava adquiriu recentemente mais de 17 mil testes de covid-19 do tipo antígeno, que já estão sendo utilizados nas unidades de saúde. Além disso, a prefeitura junto com alguns parceiros estrutura uma nova estratégia de testagem para atingir mais pessoas. 

Foram discutidos alguns temas como a abrangência da vacinação neste momento, que ocorrerá a partir desta sexta feira (04) simultaneamente para a população em geral e os grupos prioritários, de forma escalonada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário