terça-feira, junho 01, 2021

58 papagaios feridos são resgatados após fortes chuvas no Paraná

Aproximadamente 58 papagaios foram encaminhados nesta terça-feira (1), para tratamento veterinário em Centros de Apoio à Fauna Silvestre parceiros do Instituto Água e Terra (IAT). Eles estão machucadas em decorrência da tempestade que atingiu a região de Paranavaí, no último final de semana.

As aves estavam em áreas de dormitório, onde normalmente passam a noite, sendo a maioria espécies de papagaios e um falcão.

O IAT comunicou que 70 pássaros não resistiram aos ferimentos causados pela chuva forte e morreram. Entre as aves estão 58 papagaios, 11 pombas e um gavião.

No total, 60 aves não tiveram ferimentos e conseguiram voar depois de secas e aquecidas, voltando à natureza. Das 58 vivas e com ferimentos, 30 serão encaminhadas para atendimento veterinário especializado em Londrina e outras 28 em Guarapuava, que também irá receber os 70 animais que morreram.

“Nossa equipe encontrou muitos animais já sem vida que serão encaminhadas para um laboratório a fim de realizar pesquisas. Estamos fazendo o máximo possível para que as aves que sobreviveram se recuperem e voltem ao seu habitat natural”, disse o chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconselos.