domingo, maio 02, 2021

Policiais civis recebem treinamento para uso de sistema online de identificação por impressões digitais

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta semana em Londrina, Norte do Estado, treinamento para a implantação de um novo sistema que facilita a identificação por impressões digitais. Dez servidores participaram da capacitação ministrada por um papiloscopista da PCPR.   

O sistema, batizado de SESP Coletas, foi desenvolvido em conjunto com a Celepar, com o objetivo de permitir a automação e descentralização das pesquisas papiloscópicas, entregando um resultado mais rápido à população.

Para o delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach, a novidade ajuda tanto a população quanto os servidores. “A evolução permite que as respostas sejam rápidas, auxiliando no serviço dos policiais e na resposta à sociedade”, afirma. 

Essa ferramenta ainda permite a exatidão imediata na identificação de presos. “O sistema facilita a identificação de suspeitos detidos, evitando que procedimentos criminais sejam instaurados indevidamente, já que muitos tentam dificultar as ações da polícia se identificando como outras pessoas ou apresentando documentos falsos”, explica o diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Vinicius Michelotto.