domingo, maio 02, 2021

Nova ponte Brasil-Paraguai, em Foz, atinge 52% de execução

A nova Ponte da Integração que ligará o Brasil ao Paraguai ultrapassou a metade da sua execução no mês de abril, com 52% da obra concluída. Construída sobre o Rio Paraná, a ponte ligará a cidade paraguaia de Presidente Franco a Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense. O investimento da obra, realizado por meio da Itaipu Binacional, está previsto em R$ 323 milhões, dos quais foram gastos R$ 122,5 milhões (37,92% do total).

Segundo o boletim informativo publicado em abril pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a margem brasileira da ponte avançou na segunda etapa da construção da caixa de equilíbrio – estrutura de concreto armado que faz um contrapeso para os 470 metros de extensão que formam o vão central da ponte, o maior da América Latina – e da execução do mastro principal, que deve chegar a 120 metros de altura.Thank you for watching

Na margem paraguaia, o mastro principal também avançou, chegando a 97 metros de altura. Também foi finalizado o terceiro trecho que forma o tabuleiro da ponte. Feito em concreto armado, o trecho tem 20,5 metros de largura e 28,12 de comprimento, pesando cerca de 1.100 toneladas. Os dois primeiros trechos do tabuleiro já foram concluídos anteriormente.

No total, a ponte terá 760 metros de comprimento, sendo composta por duas pistas simples de 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro. A previsão de entrega da obra é 2022.

A estrutura da ponte também vai contar com infraestrutura completa de fronteira, com aduanas, órgãos de controle e fiscalização e um novo acesso rodoviário — a rodovia Perimetral Leste, que conecta a nova ponte diretamente à BR-277 e desafoga o tráfego de veículos pesados no perímetro urbano de Foz do Iguaçu e na Ponte da Amizade, construída nos anos 1960.

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