segunda-feira, maio 03, 2021

IML de Francisco Beltrão receberá em julho equipamento de R$ 2 milhões

O diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Francisco Beltrão, Irno Azzolini, está anunciando a conquista de um equipamento muito importante para o trabalho de Polícia Científica em Francisco Beltrão e região. Trata-se de um aparelho scanner Flatscan, com valor aproximado de R$ 2 milhões. De acordo com ele, já está em processo de licitação pelo Governo do Estado, com previsão de entrar em funcionamento até julho deste ano.

O equipamento utiliza alta tecnologia e, basicamente, vasculha o cadáver para localizar projéteis, auxiliando na elaboração dos laudos periciais. Além disso, é muito útil para exames em corpos carbonizados, putrefeitos e no diagnóstico de fraturas ósseas.

Com o cadáver no scanner, o legista terá uma visão completa, em tempo real, de todos detalhes para elaborar o laudo. Contudo, para receber o equipamento o atual prédio do IML, localizado ao lado da 19ª SDP, na Avenida Tenente Camargo, terá que passar por uma ampliação porque o espaço atual não comporta. A reforma será de aproximadamente 200 metros quadrados custeada integralmente pelo município de Francisco Beltrão.

Segundo Irno, a reforma não saiu pelo Estado em razão de que o prédio atual nem consta na matrícula. O Flatscan de Francisco Beltrão é o terceiro do Estado e atenderá também os IMLs de Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu. “O serviço de apoio será somente para casos que necessitem de exame radiológico; o restante funcionará como sempre foi.”

Irno Azollini reforça a necessidade de uma sede nova para a Polícia Científica de Francisco Beltrão, que engloba o IML e o Instituto de Criminalística. “Tínhamos já um terreno doado, porém, pela demora da implantação da sede da Polícia Científica pelo Estado, foi devolvido. Temos a promessa de que será doado outro assim que houver tramitação para a construção da sede. Dependemos de apoio político para isso”, finalizou Irno