sexta-feira, abril 30, 2021

Prefeito JUNINHO realizou entrega de certificação de capacitação ao conselheiros tutelares de Marquinho

 Secretaria Municipal de Ação Social promove capacitação para conselheiros tutelares

A Prefeitura de Marquinho, por meio da Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram nos dias 15 e 29 de abril, o curso de capacitação sobre o sistema de Garantia de Direitos, estrutura e funcionamento da Rede de Proteção, atuação dos conselheiros e (CMDCA) diante dos desafios contemporâneos, (SIPIA), relatórios e direitos fundamentais entre outros assuntos.

A formação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e na sede do Conselho Tutelar, a técnica e instrutora Cleucimara Molon Jubelli especializada em experiências e formações na área da criança e adolescente ministrou a capacitação com o intuito de preparar os conselheiros para a atuação voltada aos cuidados, deveres e direitos das crianças e adolescentes. 

Durante os encontros os participantes receberam instruções, orientações e acompanhamento prático das digitações dos Membros do Conselho Tutelar no Ambiente de produção do (SIPIA), esclarecimento de dúvidas, questões pontuais dos sistemas para o adequado funcionamento com a proposta de refletir sobre a prática e aliando-se às orientações contidas nas leis e normas que fundamentam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao final, foram apresentados os resultados e elaborado o Plano de Ação. Os conselheiros tutelares que participaram da capacitação receberam certificados ao final da capacitação.

O prefeito Elio Junior Bolzon (Juninho), que participou da entrega da certificação, parabenizou a todos os envolvidos por promover a capacitação. “Quando a gestão pública tem essa preocupação em qualificar os conselheiros tutelares significa um bom sinal, pois destaca-se a união entre os setores em buscar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, destacou Juninho.

A primeira-dama Tisiane Varela S. Bolzon, coordenou, acompanhou e participou da capacitação, ressaltou o momento como de grande importância, proporcionando aos conselheiros tirarem dúvidas e aprofundarem o conhecimento, para que possam atuar e favorecer a proteção e a garantia de direitos das crianças.

Conselheiros participantes: Maria da Rosa de Paula C. Glovaski, Antonia Apª Ramos Pires, Edson Apolinário de Silva, Marivone Beraldin, Elisangela Troc Varela e a suplente Simone Cardoso Martins. Além do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do município de Marquinho, Valter Arana Vargas.