quarta-feira, abril 07, 2021

Começa o enchimento do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista no Rio Chopim

Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bela Vista, no Rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, recebeu do Instituto Água e Terra (IAT) a Autorização Ambiental para o enchimento do reservatório e testes de comissionamento da hidrelétrica.

O processo de enchimento será iniciado hoje, e pode durar uma semana, dependendo da vazão do rio e das condições climáticas. Os trabalhos começam com os testes das comportas que vão permitir o represamento de parte da água do Rio Chopim que chega à barragem da PCH.

Após os testes, é realizado o fechamento das comportas e iniciado o enchimento do reservatório. Nesse período, o nível de água abaixo da barragem será reduzido ao limite mínimo permitido pelo IAT.Quando o reservatório atingir o nível máximo, a vazão do Rio Chopim será regularizada já nas condições esperadas para a fase de operação da Usina.

Essa importante etapa da obra será coordenada por técnicos especializados, responsáveis por monitorar a segurança e as questões ambientais envolvidas. Equipes estarão de prontidão para realizar o resgate de animais que não tenham saído da área do reservatório.

Liberação da ponte

Durante o período de enchimento, a travessia sobre o Rio Chopim, na área do reservatório, deixa de ser feita por balsa e passa a ser feita pela nova ponte. Nesse período, o tráfego na ponte será liberado somente para veículos leves, das 7h30 às 18h.

Medida de Segurança Por segurança, durante todo o período de realização de manobras para formação do reservatório, a população deve se manter longe das áreas desapropriadas pela PCH, que serão alagadas. Também é importante evitar o uso do rio para pesca (embarcada ou de barranco) e atividades de lazer, em especial nas áreas próximas às estruturas da hidrelétrica.