terça-feira, março 30, 2021

Paraná tem contrato de compra de 10 milhões de doses de vacina russa

Em meio a tensão com as mudanças no governo federal, uma boa nova. O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, anunciou em audiência pública da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa, que o governo do Paraná assinou contrato para a compra de dez milhões de doses da vacina Sputnik V com o fundo de investimentos da Rússia responsável pela produção do imunizante.

Guto Silva não deu prazo para que a compra seja efetivada, afirmando que isso depende da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele explicou ainda que o Estado tem outro contato, com a União Química, representante do fundo russo no Brasil, para futura transferência de tecnologia.

“O Paraná tem contrato assinado com o instituto Gamalea e o Tecpar com o fundo russo. Assim que tivermos possibilidade de registro na Anvisa, estiver totalmente autorizado, o Paraná terá, seguramente, seu percentual de doses”, afirmou o chefe da Casa Civil. “Diretamente a compra via União Química pelo consórcio (Paraná Saúde). E nós, um contrato de compra direto do Tecpar com o fundo russo. São dez milhões de doses já contratadas e aguardando a aprovação da Anvisa. E posteriormente, se houver possibilidade, de transferência de tecnologia para o Paraná”, apontou Silva.