quarta-feira, março 10, 2021

Pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença, não cumprem isolamento e saem às ruas de Laranjeiras do Sul

Desde segunda-feira, 8, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul adotou uma medida diferenciada para coibir a circulação de pessoas suspeitas e confirmadas com o novo coronavírus na cidade. Pessoas com, ou suspeita de Covid-19, têm que usar uma pulseira. A pulseira amarela é para as pessoas consideradas suspeitas, ou seja, que aguardam o resultado do exame. Já a pulseira de cor vermelha é para quem já confirmou a doença. Nos dois primeiros dias (segunda e terça-feira) mais de 100 pulseiras foram colocadas nas pessoas.

No entanto, muitas denúncias chegaram até a equipe da Vigilância em Saúde, informando que algumas pessoas não estão respeitando a lei. Três foram identificadas e serão multadas em 50 UFM´s (Unidade Fiscal Municipal), hoje equivalente a R$ 173,50. Na reincidência o valor dobra para 100 UFM´s.
 
“Não basta somente fazer a denúncia. É necessário identificar a pessoa que está descumprindo a lei, pois somente assim será possível aplicar a multa. Lembra a todos que o objetivo desta lei não é constranger ninguém, mas conscientizar a pessoa com o vírus ou suspeita de Covid-19 para que cumpra a medida de isolamento domiciliar, e não transmita o vírus para outros”, afirmou Valick.
 
Denuncie
 
Se você encontrar alguém na rua que estiver com a pulseira amarela, ou a pulseira vermelha, ligue na hora para a Vigilância Sanitária no 3635-4903 ou para a Polícia Militar.