quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Largada do Transparaná reascende calendário esportivo do Estado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (17) da largada oficial do 27º Rally Transparaná, uma das maiores competições off-road da América Latina. A largada foi no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A edição deste ano envolve 110 veículos (número delimitado em razão da pandemia) e participantes de 13 estados e 45 municípios diferentes.

Serão 1.360 quilômetros de Foz do Iguaçu até Curitiba, passando por trechos rurais de 32 cidades. O trajeto terá como cidades-dormitórios Cascavel, Guarapuava e Irati, com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no próximo sábado, dia 20. A prova é organizada pelo Jeep Clube de Curitiba e conta com o apoio do Governo do Estado.

 De acordo com o calendário esportivo estadual, de abril a dezembro serão 36 competições (todas pré-agendadas), entre ações próprias, realizadas com parceiros e algumas de nível nacional e mundial. Os Jogos de Aventura e Natureza terão seis etapas, tendo como novidade as programadas para Curitiba e Região Metropolitana, a que acontecerá nos Corredores das Águas (Guarapuava e entorno) e no Norte do Estado. Litoral, Angra Doce e Lindeiros também voltaram ao calendário.

A largada aconteceu nesta quarta-feira (17), no Parque Nacional do Iguaçu, e o primeiro dia do rally termina na cidade de Cascavel. O roteiro margeará o Parque Nacional do Iguaçu e fazendas de eucaliptos.

No segundo dia de prova, entre Cascavel a Guarapuava, serão 310 quilômetros passando por Laranjeiras do Sul, Goioxim e Palmeirinha. O terceiro dia, de Guarapuava a Irati, envolve a passagem em uma pista de motocross localizada ao lado do Rio Jordão. Fazem parte do roteiro as localidades de Guará e Imbituva.

O trecho final seguirá rumo a Porto Amazonas e São Luiz do Purunã. O destaque ficará por conta da Fazenda Santa Joana, que oferece uma vasta opção de trilhas extremamente técnicas. O pórtico de chegada do Transparaná será montado no Palácio Iguaçu. Os veículos começarão a chegar na metade da tarde de sábado (20).