sábado, janeiro 30, 2021

Policia Militar realiza operações em várias cidades pertencentes ao 16ºBPM


Policiais Militares em Guarapuava - PR em ação na Operação VIDA realizaram tanto a prevenção de crimes quanto o combate à criminalidade em toda a área do 16º BPM.

Resultados:

04 presos
394 pessoas abordadas
154 veículos abordados
01 arma de fogo apreendida
01 veículo recolhido
01 veículo recuperado de furto
351g de substância análoga a maconha
10,8 g de substância análoga a cocaína
R$ 5.200,00 de prejuízo estimado ao tráfico (entorpecentes + dinheiro apreendido)

A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano Estadual e irá atuar na área do 16º BPM em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.

Na região do 16º Batalhão de Polícia Militar esta operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu.

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.

Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/ bairros a fim de oferecer maior sensação de segurança a população paranaense .

Disque denúncia: 181

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
“Sua Proteção é nosso o compromisso“