quinta-feira, janeiro 28, 2021

Dois Vizinhos registra primeira morte de macaco por suspeita de febre amarela

O município de Dois Vizinhos registrou a primeira morte de macaco por suspeita de febre amarela, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 27, pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). É o primeiro caso suspeito em toda a 8ª Regional de Saúde. Em Palmas, três mortes de macacos infectados (epizootias) foram confirmadas.De acordo com o boletim, também foi registrado um caso suspeito no município de Cantagalo, que faz parte da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.

Monitoramento

Até o momento, o Estado já registrou 104 notificações de epizootias em 23 municípios. Os casos são do período de monitoramento epidemiológico da febre amarela que teve início em julho de 2020 e segue até junho deste ano.

Entre os casos, 14 mortes de macacos foram confirmadas pela contaminação do vírus da febre amarela, 7 estão em investigação, 41 foram descartadas e 42 ocorreram por causas indeterminadas.

Em relação à febre amarela em humanos, o período não apresenta casos confirmados. Foram 15 notificações — 11 já descartadas e 4 seguem em investigação.