quinta-feira, setembro 17, 2020

MPF denuncia deputados Boca Aberta e Boca Aberta Jr por uso ilegal de veículos e promoção pessoal

O Ministério Público Federal (MPF) entrou hoje na Justiça com ação contra dois deputados federais de Londrina (região Norte), Emerson Miguel Petriv (PROS), conhecido como “Boca Aberta”, e seu filho, o deputado estadual Matheus Viniccius Ribeiro Petriv (PROS), o “Boca Aberta Júnior”, ambos eleitos em 2018. Os políticos são acusados por atos de improbidade administrativa envolvendo a caracterização indevida de veículos particulares e promoção pessoal.

De acordo com o documento, Boca Aberta confeccionou e utilizou em veículos particulares dispositivo de iluminação vermelha intermitente e de alarme sonoro (conhecidos como “giroflex”) de forma indevida. Além disso, caracterizou seu veículo com as cores das viaturas da Polícia Militar do Paraná, de modo a enganar cidadãos desinformados, participando do que ele chamou de “blitz da saúde”.

Emerson também colocou placas especiais em seus veículos particulares, as quais “são destinadas ao uso exclusivo das autoridades elencadas nos róis taxativos inscritos no § 3º, do artigo 115, do Código de Trânsito Brasileiro e naquele do art. 2º, incisos I e II, do Ato da Mesa 63/2005 da Câmara dos Deputados”. O deputado federal em questão não se enquadra no dispositivo, diz o MPF.