sábado, maio 30, 2020

UBS DEPUTADO CEZAR SILVESTRI É ENTREGUE PARA MORADORES DO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO em Guarapuava

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Saúde, fez a entrega da Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro São Cristóvão. O momento foi emocionante, não só por se tratar da realização de um sonho da comunidade, mas por ter recebido o nome, in memoriam, de um político que contribuiu efetivamente para a melhoria da saúde pública no município, o deputado Cezar Silvestri. 

“Para mim é difícil falar sobre o meu pai, mas é de grande importância vê-lo sendo homenageado, principalmente na área da saúde, que foi onde ele batalhou tanto. Esse vai ser um dos mais importantes espaços de serviço público da cidade. É uma unidade diferenciada com capacidade para duas ou três equipes e atenderá um bairro populoso. Nessa região, é a quarta UBS que passou pelo processo de revitalização ou construção. Esperamos, também, que as equipes e a população recebam essa obra sabendo que fazemos isso prezando pela saúde de todos”, ressaltou o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri.

Antes, a UBS São Cristóvão funcionava em uma casa alugada e atendia em média 4.600 moradores. Agora, a sede própria instalada na Avenida Antônio Losso, no antigo parque de máquinas da prefeitura, tem espaço de aproximadamente 250 m². 

A obra é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, com investimento de mais de R$ 840 mil. “Nós estamos na maior crise da saúde mundial e enfrentando isso tudo de cabeça erguida, com transparência e investindo em saúde. Estamos muito felizes por essa ser a última unidade que nós estávamos com urgência em entregar, devido a necessidade da comunidade”, comentou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Cezar Silvestri

Cezar Augusto Carollo Silvestri nasceu em Guarapuava, em 1 de agosto de 1954. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1977. Onze anos depois, em 1988, iniciou a vida pública, como vice prefeito de Guarapuava. Sua trajetória política foi pautada nas pessoas, com cuidado especial para os que trabalham na área da saúde. Trabalhando com seriedade, ajudou a construir parte da história do município. Atuou como chefe da Casa Civil, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná e presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar). Foi deputado estadual três vezes consecutivas (em 1990, 1994 e 1998) e, também três vezes, foi eleito deputado federal (2002, 2006 e 2010).

Na Assembleia Legislativa do Paraná, entre outros cargos, foi presidente das comissões de Orçamento, Obras Públicas, Transporte e Comunicações. Na Câmara, presidiu a comissão de Defesa do Consumidor e foi membro titular das comissões de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e da Comissão Mista de Orçamento.

Cezar Silvestri faleceu em 10 de outubro de 2018, em Curitiba, com 64 anos. Pai de Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava, e marido de Thereza Cristina Silvestri, deputada estadual.