O deputado federal pelo Paraná, Fernando Francischini, foi o mais votado na internet na categoria que distingue os parlamentares com menos de 45 anos que mais se destacaram este ano.
Pela primeira vez, o Prêmio Congresso em Foco permitiu que os internautas incluíssem um nome entre os finalistas, além daqueles previamente escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. E o escolhido, na votação da internet, como “parlamentar de futuro” foi o deputado Fernando Francischini (PSL-PR)
Além de Parlamentar de Futuro, Francischini foi indicado como um dos melhores parlamentares do ano e como destaque na categoria Combate ao Crime Organizado, pelos jornalistas que fazem a cobertura diária do Congresso Nacional e, também, foi a escolha dos internautas eleitores para as categorias: Quem melhor representa a população no Congresso, e Qual parlamentar mais se destaca na defesa da segurança jurídica e da cidadania”.
A atuação de Fernando Francischini, destacou se pelas ações fiscalizatórias sobre o governo federal e a denuncia de corrupção e malversação de dinheiro público, que o tornaram um dos mais importantes atores emergentes da política brasileira, razão para sua visibilidade e presença constante na cobertura jornalística.
De acordo com o regulamento, só podiam ser votados os parlamentares que não respondam a ações penais e inquéritos na Justiça, não tenham contra si processos no Conselho de Ética nem tenham sido acusados de violações de direitos humanos, como trabalho escravo e homofobia.
O processo de votação na internet foi monitorado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federal (APCF), sendo impossível votar mais de uma vez. O Prêmio é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.
