quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Coritiba empata aos 52 e evita façanha de time 'fora de série'

O Coritiba está na segunda fase da Copa do Brasil. Nessa quarta-feira (dia 7), o time empatou em 1 a 1 com o Parnahyba, no Estádio Albertão, em Teresina (PI). Nessa primeira fase, a disputa ocorre em jogo único. Em caso de empate, o visitante fica com a vaga. A equipe paranaense pega na segunda fase o Uberlândia, que eliminou o Ituano. Por participar da primeira fase, o Coxa recebeu R$ 500 mil. Por chegar à segunda fase, ganha mais R$ 600 mil.

O Parnahyba pretendia mandar a partida no seu estádio, em Parnaíba, no litoral do Estado, a 320 km da capital Teresina. No entanto, o clube foi punido com a perda de mando de campo pelo STJD. O jogo acabou transferido para Teresina. E o estádio Albertão ficou praticamente vazio.

FAÇANHA HISTÓRICA

O clube do Piauí tem 104 anos de história – foi fundado em 1º de maio de 1913. Foi 13 vezes campeão estadual – a última em 2013. Essa é a sétima participação do Parnahyba na Copa do Brasil. Em todas as participações foi eliminado na primeira fase. Soma 12 jogos nessa competição nacional, com oito derrotas, três empates e uma vitória (sobre a Portuguesa, em 2016).

No Campeonato Brasileiro, o Paranahyba disputou a Série D em 2017 e caiu na segunda fase. E não conseguiu se classificar para a edição 2018 da quarta divisão nacional. Ou seja, é um time fora de qualquer série do Campeonato Brasileiro.

DESEMPENHO

O Coritiba controlou o jogo no primeiro tempo, mas criou poucas jogadas ofensivas. Faltou movimentação no setor ofensivo e qualidade individual com a posse de bola. No aspecto defensivo, o Coxa apresentou organização razoável, mas as poucas falhas individuais sem a bola custaram caro. No segundo tempo, o Parnahyba fez o gol num dos raros ataques. Depois disso, o time paranaense mostrou total desequilíbrio emocional e falta de visão de jogo. A equipe do Piauí teve um jogador expulso aos 10 do 2º. Mesmo com um jogador a mais, o Coritiba não soube atacar e apelou para bolas longas. Só empatou aos 52 minutos, em cobrança de escanteio e cabeceio de William Matheus.